Buscar

QUESTIONÁRIO fontes formais direito

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

QUESTIONÁRIO (FONTES FORMAIS DO DIREITO)
O que são Fontes Formais do Direito?
A expressão “fontes formais do direito” diz respeito aos meios pelos quais se formam e se estabelecem as normas jurídicas. Segundo Caio Mário da Silva Pereira, fonte de direito “é o meio técnico de realização do direito objetivo”.
Como, comumente, se classificam as Fontes Formais?
As fontes formais do direito classificam-se em diretas (ou imediatas) e indiretas (ou mediatas). As primeiras referem-se às leis, aos costumes e à súmula vinculante. Já as fontes formais indiretas dizem respeito à doutrina e à jurisprudência.
O que se entende por “sanção”, “coação” e “autorizamento”?
O autorizamento é a característica da lei que a distingue das demais normas éticas e consiste no fato de que o lesado tem a faculdade de agir, ou seja, “ a norma jurídica autoriza que o lesado pela violação exija o cumprimento dela ou a reparação pelo mal causado”, segundo Goffredo da Silva Telles. Sanção é a medida estabelecida pelo direito como conseqüência da desobediência à um imperativo legal e coação é a aplicação da sanção por parte do lesado. 
O que é Costume (juridicamente)? Quais seus elementos constitutivos? Quais suas espécies?
O costume é a norma jurídica não escrita que o uso consagrou. Seus elementos são os objetivos (que se trata do uso em si) e os subjetivos (que se trata da convicção de sua necessidade jurídica). Em termos de espécies, os costumes subdividem-se em “secundum legem” (os que estão segundo a lei, ou seja, se acha expressamente referido na lei); “praeter legem” (os que se destinam a suprir a lei, nos casos omissos) e “contra legem” (o costume que se opõe a lei).
O que é doutrina? A que ela se propõe?
Doutrina é o conjunto de idéias, opiniões, conceitos e reflexões teóricas que os autores expõem e defendem no estudo e ensino do direito e interpretação das leis. Se propõe a servir de guia para o julgador e de boa orientação para o legislador.
O que é jurisprudência? De qual dos poderes do Estado ela emana?
Jurisprudência são regras gerais que se extraem das reiteradas decisões dos tribunais num mesmo sentido, numa mesma direção interpretativa. Ela emana dos tribunais.
O que se entende por: acórdão, ementa, súmula vinculante?
Ementa é o resumo de decisões dos tribunais, acórdão é a decisão do órgão colegiado de um tribunal e súmula vinculante é um mecanismo que tem força de lei e deve ser seguido obrigatoriamente pelos juízes de todas as instâncias.
O que distingue as fontes formais do direito das fontes históricas?
Fontes históricas são as investigações científicas acerca da origem de nossas leis, enquanto as fontes formais do direito são os órgãos sociais que elaboram a norma jurídica.
BIBLIOGRAFIA
- Direito Civil – Carlos Roberto
- Plano de ensino Direito Civil (Parte Geral) – Professora Doutora Jurema

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando