Buscar

prova imuno

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O sistema imunológico de indivíduos com doença granulomatosa crônica (CGD) apresenta diminuição da capacidade de eliminar microrganismos conforme podemos observar no gráfico. Explique qual o problema.
Os granulócitos são células fagocíticas e pacientes com CGD possuem defeito na produção de âminio superóxido devido a mutação do gene Phox!? Assim granulócitos de pacientes CGD não conseguem destruir o patógeno que foi fagocitado e apresentam infecções recorrentes por bact. e fungos. 
As reações alérgicas (hiperssenssibilidade do tipo I) podem ser evidenciadas em uma resposta imediata e uma resposta de fase tarde. Discuta o papel dos mastócitos como promotor desses dois tipo de resposta.
Resposta imediata: Mastócitos armados com IgE entram em contato com o Ag e degranulam, liberam fatores inflamatórios e geram o dano.
Resposta fase tardia: Os mastócitos liberam fatores quimiotáticos para eosinófilos que irão mediar a resposta inflamatória. 
O diabetes melito dependente de insulina é uma doença autoimune que acomete humano e animais domésticos. Explique a patogênese dessa doença.
LT citotóxicos ativados migram para as ilhotas de langerhans e iniciam ataque às Células beta produtoras de insulina. As células beta destruídas deixam de produzir insulina, aumentando a concentração de açúcar no sangue. A presença de auto Acs pode ser um fator contribuinte. 
Organismos atenuados ou inativados são empregados com vacinas visando proteção contra diversas doenças infecciosas. Relacione 3 características positivas e negativas de cada uma delas.
Atenuados: 
(+) necessidade de menos doses, não há necessidade de adjuvantes, menos chance de reações de hipersensibilidade, indução de interferon, baratas, menos concentração de Ag administrado, pode usar via natural de infecção, estimulam resposta celular e humoral, mais tempo de proteção.
(-)não são estáveis, virulência residual, não é segura para indivíduos imunossuprimidos.
Inativadas:
 (+) estáveis ao armazenamento, fácil armazenagem, virulência residual desprezível, não se replicam no receptor, sem organismos contaminantes, não se disseminam para outros animais, segura, menos custo de desenvolvimento, sem risco de reversão.
 (-)necessidade de adjuvantes, mais chance de reações de hipersensibilidade, não induz interferon, menos tempo de proteção, não podem ser administradas pela via natural.
Quais são as quatro consequências do envelhecimento do sistema imunológico. 
Aumento da incidência e severidade de várias infeções
Redução da eficácia da vacinação
Aumento da incidência de neoplasias
Aumento do aparecimento de auto-anticorpos.
A imunodeficiência combinada severa (SCID) é uma imunodeficiência importante que promove a redução acentuada dos LT e LB circulantes no primeiro ano de vida. 50% das SCID exibem uma herança do tipo autossômica recessiva e os outros 50% é devido à deficiência da enzima Adenosina Desaminase (ADA). Explique o papelda ADA na SCID.
ADA atua na via de degradação das purinas e sua deficiência, induz o acúmulo de desoxiadenosina e de seus fatores que são tóxicos. A deficiência da ADA na maturação dos linfócitos gera a redução dos núcleos de LT e LB.
Explique os princípios da terapia de dessensibilização aplicada nos casos de hipersensibilidade do tipo I.
Doses progressivas de alergeno aquoso levam ao aumento de células Th1 em perda de células Th2, as quais produzem IL-4, que estimula o LB a se diferenciar em células condutoras de IgE. As Th1 produzem IFN-gama que direciona o LB a produzir IgG, que não causa (promove) alergia. LT regulador aumenta produzindo ToLL-10 que inibe IgE, prod. mastócitos.
A Miasteria grave é uma doença autoimune que acomete humano e animais domésticos. Explique a patogênese desta doença.
Auto-Acs se ligam a receptores de acetilcolina na placa motora final dos músculos, bloqueando a ligação normal da acetilcolina, induzindo a lise das células através da atuação do sistema complemento. O musculo deixa de contrair satisfatoriamente levando a flacidez muscular. 
Explique a interferência negativa da imunidade passiva natural no processo de vacinação de animais recém-nascidos.
Os anticorpos maternos passando passivamente, qndo em concentração elevada impedem que o filhote produza os seus próprios Ac, assim, a vacina não irá provocar imunidade.
Discuta a importância do timo na imunossenescência.
O timo é o órgão linfoide primário responsável pela maturação dos LT e com a velhice, ele reduz seu tamanho e seu tecido funcional substituído por tecido adiposo. Assim, poucas células linfoides são produzidas e a resposta para antígenos fica comprometida.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando