Buscar

Trabalho 1 - Introdução a CI

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

João Bosco Nunes Junior
Alexandre Delarue Lopes
QUESTÕES INTERDISCIPLINARES ENTRE A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E A BIBLIOTECONOMIA
Trabalho apresentado como requisito parcial para a avaliação da disciplina Introdução à Ciência da Informação do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Profª.: Leila Beatriz Ribeiro
RIO DE JANEIRO
2014
�
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO RIO DE JANEIRO (UNI-RIO)
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS (CCH)
DEPARTAMENTO DE PROCESSOS TÉCNICO-DOCUMENTAIS (DPTD)
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
PROF. LEILA BEATRIZ RIBEIRO
ALUNOS: JOÃO BOSCO NUNES JUNIOR 
 ALEXANDRE DELARUE LOPES
CURSO/PERÍODO: BIBLIOTECONOMIA – BACHARELADO / 2º PERÍODO
Com o aumento exponencial de informações de cunho científico durante a revolução na Europa e nos Estados Unidos, surgiu à necessidade de desenvolver novos métodos de organizar e disseminar a informação de forma eficiente e várias tentativas foram tomadas para a realização de um levantamento bibliográfico universal. Nesse período, através das iniciativas de Paul Outlet e Henri de La Fontaine, foi criado o Instituto Internacional de Bibliografia (IIB) que começou a criar mecanismos para registrar as referências documentais dessas informações como, por exemplo, a Classificação Decimal Universal, que poderia tratar de outras formas de documentos além do livro, tais como revistas, jornais, músicas entre outro. Com este novo conceito de documento, a área de atuação foi ampliada juntamente com a demanda pelo acesso a informação. 
Durante o período da seguna guerra mundial e o pós-guerra, o desenvolvimento da ciência crescia no mesmo ritmo intenso de suas publicações, despertando o interesse dos países desenvolvidos por este conhecimento, mas havia a necessidade de meios para que o acesso fosse realizado de maneira eficiente pelo usuário final, problema este resolvido com a interação da biblioteconomia com a ciência da informação de forma cooperativa.
Mesmo tendo temáticas diferentes, pois a biblioteconomia se preocupa com a organização e acesso ao conhecimento, seja qual for a sua forma, e a ciência da informação se preocupa com primariamente com o fluxo de informação, a movimentação humana e os meios de transmissão. Estas disciplinas interdisciplinam entre si no objetivo de oferecer ao usuário o acesso à informação através de metodologias comuns as duas disciplinas cooperantes para o desenvolvimento da sociedade como um todo. A ciência da informação se encarrega de fornecer meios tecnológicos, seja através de meios físicos (computadores e servidores), seja através de meios lógicos (sistemas de informação e internet). Já a biblioteconomia se encarrega de adequar seus acervos documentais e sistemas de comunicação a essas tecnologias. Desse modo, mesmo tendo enfoques diferentaes o desenvolvimento de uma ciência acaba beneficiando a outra, as barreiras impostas pelos espaços físicos foram ultrapassadas e o acesso tornou-se universal, atingindo o objetivo das duas disciplinas.
Referências:
JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. 3. ed. rev. e ampliada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996. p. 145. (Interdisciplinaridade).
LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. Brasília, DF: 1996.
OLIVEIRA, Marlene. Origens e evolução da Ciência da Informação. In: ___. (coord.). Ciência da Informação e Biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2005. p.9-28.
SARACEVIC, Tefko. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspec. Ci. Inf., Belo Horizonte, v.1, n.1, p. 41-62, 1996.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando