Buscar

Ética e responsabilidade Social - Aula 5 - Resumo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ECOLOGIA
A Ecologia estuda o Ambiente natural e as relações entre os organismo entre si e com o seu meio circundante.
Maneira superficial, os níveis de organização biológica : Célula, Órgãos, organismo, poplação, Comunidade + Ambiente = Ecossistema.
Termos ecológicos:
População e o conjunto de organismos de uma mesma espécie que ocupada uma determinada área, mantendo intercâmbio de informação genética.
Comunidade é o conjunto de populações que convive em uma determinada área e que usualmente interage de forma organizada.
Meio Ambiente é a soma total das condições que atuam sobre os organismos: fatores físico-químicos, edáficos, climáticos, hídricos e bióticos.
Vegetação é o conjunto de vegetais que existem em determinado local.
Flora é o conjunto de plantas de uma determinada região ou período geológico vinculados a um táxon botânico.
Fauna é o conjunto de animais que ocorrem em uma área vinculado a um táxon zoológico.
Nicho ecológico é o conjunto de relações e atividades próprias de uma espécie. Modo de vida único e particular que cada espécie explora no seu próprio habitat.
Habitat é o ambiente que oferece um conjunto de condições favoráveis para o desenvolvimento e a sobrevivência de determinados organismo.
Biótipo é o espaço (área ou volume) ocupado por uma comunidade biológica; o lugar onde há vida.
Biota é o conjunto de plantas, animais e microorganismo de uma determinada região, província ou área biogeográfica. 
Bioma são amplos conjuntos de ecossistemas terrestres e aquáticos caracterizados por tipo semelhante de vegetação ou de mesma fisionomia ambiental.
	Fatores Ecológicos que afetam sobremaneira o ambiente
São componentes do meio que podem agir diretamente sobre os seres vivos, ao menos durante uma fase do seu ciclo de desenvolvimento.
Ações: Variação da densidade das populações, afetando as taxas de natalidade e mortalidade, imigração e emigração;
Processos de colonização e distribuição espacial e temporal das populações e comunidades;
Modificações adaptativas, tais como reações fotoperiódicas, hibernação, estivação, entre outras.
	Considerados fatores ecológicos
Atmosféricos: Luz, temperatura, umidade, vento etc.
Edafológicos: estrutura e textura do solo, nutrientes e organismos.
Geográficos: altitude, latitude, correntes marinhas e rede hidrográfica.
Bióticos: interações entre vegetais, animais e microorganismos.
Aquáticos: pressão hidroestática, luminosidade, salinidade, oscilação das marés.
Antrópicos: agricultura e aquicultura, pecuária, erosão e assoreamento, construções, usinas, barragens, rodovias etc.
	Necessidade da ética ambiental
Tem seu início marcado pelos grandes avanços tecnológicos.
A ética ambiental e apoiada em duas teorias recentes: a teoria evolucionista de Darwin e a teoria de Gaia, também conhecida como Teia da vida e defendida por Lovelock.
A primeira consiste em pensar o homem como todos os outros seres viventes – em constante evolução.
Na outra, Gaia, a mãe terra, é considerada um organismo vivo interligado a todos os outros seres, incluindo o homem, em igualdade de condições.
As duas teorias contradizem o modelo antropocêntrico, no qual o homem é o centro do universo, considerando sua condição de “espécie superior” devido à razão e à capacidade de gerar cultura.
	Definição
Conduta ou a própria conduta comportamental do ser humano em relação à natureza, decorrente da conscientização ambiental e consequente compromisso preservacionista, tendo como objetivo a conservação da vida global. Tem a ética ambiental como base cientifica e o estudo da relação do homem x natureza.
Com objetivo de formar uma humanidade consciente de sua posição perante a vida no planeta terra, orientando uma nova postura: a de preservar globalmente a natureza, sendo uma nova esperança da vida para o planeta.
	TELETRANSMITIDA 
Responsabilidade social empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona.
O desenvolvimento sustentável da sociedade preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.
O conceito de responsabilidade social desenvolve-se ao longo do século XX, estimulado pelas crises socioeconômicas que afetaram profundamente o capitalismo.
As crises socioeconômicas capitalistas, bem como a emergência dos problemas ambientais, promoveram a reflexão sobre a necessidade de as ações econômicas serem praticadas com responsabilidade social.
Evidenciam-se os problemas ambientais decorrentes do modelo de desenvolvimento da civilização ocidental assentado na dilapidação dos recursos planetários.
	Pacto global
É uma iniciativa proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) para encorajar empresas a adotar políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. Pretendendo promover um diálogo, entre empresas, organizações das nações unidas, sindicatos, organizações não-governamentais e demais parceiros, para o desenvolvimento de um mercado global mais inclusivo e sustentável.
4 áreas:
Direitos humanos;
Trabalho;
Meio ambiente;
Combate à corrupção.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais