Buscar

exerc 2 Ética e Resp Social 2015

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CCE0488_EX_A2_201502340721
	   » de 50 min.
		
	 
	Lupa
	 
	
	
	Disciplina: CCE0488 - ÉT.RESP.SOC. 
	Período Acad.: 2015.3 EAD (GT) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Tanto no ambiente organizacional, quanto nos outros ambiente da vida as ações humanas resultam em consequências ou fins que são atingidos. Ora esses fins são racionalmente planejados, ora aparecem como resultado de uma ação não pensada. Sobre esse tema, o sociólogo alemão Max Weber desenvolveu os conceitos de ética da convicção e ética da responsabilidade. Tendo esses conceitos como referências, julgue as afirmativas abaixo e assinale a única alternativa correta.
		
	
	
	
	
	Como a ética da convicção fundamenta-se apenas em valores e crenças, entende-se que as ações orientadas por essa ética não provocam resultado algum.
	
	
	A ação que corresponde aos valores e princípios morais são direcionadas pela ética da responsabilidade, ao passo que as ações que visa objetivos claramente traçados se orientam pela ética da convicção.
	
	 
	A adequação dos meios aos fins é típica da ética da convicção, ao passo que a adequação dos fins aos meios é típica da ética da responsabilidade.
	
	
	As ações baseadas na ética da convicção são típicas das organizações, uma vez que essa ética corresponde às ações racionalmente planejadas, com fins claros e bem definidos pelos atores organizacionais.
	
	 
	Ética da convicção e ética da responsabilidade não são necessariamente excludentes num mesmo curso de ação. Porém, no mundo organizacional tende a prevalecer a ética da responsabilidade.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Em nossos estudos, referentes a era da informação, estudamos vários desafios sob a ótica de Cortina (2007: 32-34): Assinale a alternativa que não se refere aos desafios da era da informação.
		
	
	
	
	
	Lideranças muito suscetíveis à questão financeira, trocando de empresa em curto espaço de tempo.
	
	
	Os habitantes do ciberespaço têm sua moral individual, porém nada garante que será compartilhada.
	
	 
	Facilidade na construção de uma ética global.Equipe qualificada e comprometida com o modelo de gestão.
	
	
	Trabalhador pouco qualificado, precariedade do trabalho e as justas exigências de um salário digno.
	
	
	Dificuldade da construção de uma ética global, em um universo com enormes diversidades culturais.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Os pilares de integridade e transparência da organização são incentivados em uma ou mais fases da Ética Empresarial. Escolha a alternativa correta:
		
	
	
	
	
	Só na fase Industrial
	
	
	Fase pós-industrial e e da informação
	
	 
	Só na fase da informação
	
	
	Fase Industrial e fase pós-industrial
	
	
	Só na fase pós-industrial
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Considere o seguinte caso: Na empresa Bates & Associados o gerente de vendas de uma regional foi comunicado que sua equipe apresentava os piores índices de venda da empresa, abaixo da média geral. Sua incumbência era aumentar os índices de venda em até três meses, ou seria demitido. Preocupado em manter o emprego, o gerente agiu rapidamente. Comunicou aos vendedores que ao final de três meses faria um balanço do desempenho individual de cada vendedor, e aquele que tivesse o melhor desempenho seria premiado com um bônus em dinheiro no valor de R$2.000,00 (dois mil reais) e três dias de folga. Acontece que o gerente não tinha autorização da direção executiva para promover tal tipo de bonificação, nem mesmo chegou a comunicar ao seu superior da ideia que tivera, estava apostando que, com o aumento das vendas, poderia convencer seus superiores a premiar o melhor vendedor, o que, no seu entendimento, serviria como motivação para que os demais buscassem melhorar o desempenho nas vendas. Ante o exposto e tendo como referência os conceitos de ética e moral, assinale a única alternativa que avalia corretamente a atitude do gerente.
		
	
	
	
	
	Embora a atitude do gerente tenha sido egoísta e arriscada, considera-se que foi eticamente válida, ainda que moralmente inadmissível, uma vez que o mercado possui sua ética própria, estranha ao mundo da moral.
	
	
	Embora a atitude do gerente tenha sido egoísta e arriscada, considera-se que foi moralmente válida, ainda que eticamente inadmissível, uma vez que o mercado possui sua moral própria, estranha ao mundo da ética.
	
	 
	A atitude do gerente foi egoísta e antiética, uma vez que ele pensou apenas em si mesmo e não tinha o respaldo da empresa para promover a premiação.
	
	 
	A moral corresponde à índole do indivíduo, age em foro íntimo, e por esse motivo não há como julgar a atitude do gerente como imoral, visto que o conceito é subjetivo.
	
	
	A atitude do gerente foi egoísta, mas beneficiou a empresa e por isso não pode ser considerada imoral.
	
	
	
		5.
		Andrelino Feitosa sempre foi muito respeitado na empresa em que trabalhava, rapidamente foi promovido por demonstrar competência e seriedade na realização do seu trabalho, além ser elogiado por ser gentil e respeitoso com seus colegas. Apesar de todas essas qualidades, não resistiu aos encantos de Wanderlina Maranhão, moça formosa, alta e encantadora. A paixão de Andrelino por Wanderlina o levou a atitude impensada, aproveitando-se de um momento a sós com sua subalterna tentou beijá-la, como houve resistência por parte da moça, Andrelino forçou-a, mas a resistência de de Wanderlina foi suficiente para livrar-se dos braços de seu chefe. Saiu desesperada e em prantos. O episódio chegou ao conhecimento da direção da empresa que avaliou o peso da decisão que deveria tomar: (1) demitir Andrelino, apesar de sua competência, e manter Wanderlina no emprego ou (2) demitir Wanderlina, pagar-lhe uma indenização alta sob a promessa de seu silêncio, e manter Andrelino no emprego dado os bons resultados que ele sempre apresentou. Depois de muita reflexão, a empresa optou pela segunda alternativa. Com base nas informações acima, julgue as afirmativas e assinale a única alternativa correta.
		
	
	
	
	
	Do ponto de vista organizacional, Andrelino sempre foi ético e sua atitude com a subordinada Wanderlina, embora imoral, não justificaria punição mais severa tendo em vista os resultados que sempre apresentou para empresa.
	
	 
	A seriedade e competência que inicialmente marcaram a trajetória de Andrelino na Organização não o isentam da responsabilidade do dano moral e ético causado à sua colega, razão pela qual julga-se que a decisão dos seus diretores foi tão danosa, sob o prisma ético, quanto o mal que ele causou a Wanderlina.
	
	 
	A direção da empresa tomou a atitude moral correta, embora eticamente inválida e essa atitude enquadra-se na Moral da Convicção.
	
	
	A preocupação da direção da empresa em indenizar Wanderlina demonstra a preocupação ética da Organização, uma vez que reconheceu o dano causado a ela por um dos seus funcionários e, por esse motivo, agiu corretamente ao reparar financeiramente o mal que lhe causou.
	
	
	A direção da empresa tomou a atitude correta, embora moralmente inválida, enquadra-se na ética da convicção.
	
	
	
		6.
		Na era da informação, as universidades vêm fomentando a necessidade de dois pilares vitais relativos à ética empresarial, que devem ser cultivados organizações e os profissionais que a compõem. Que pilares são estes?
Dignidade e lucratividade.
	
	 
	Integridade e transparência.
	
	
	Honestidade e filantropia.
	
	
	Filantropia e lucratividade.
	
	
	Lucratividade e felicidade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando