Buscar

Cosmeto9

Prévia do material em texto

Cosmeto8
	Atenção: você terá 120 minutos para realizar o exercício em cada disciplina!
	
	
		1.
		Sobre o temário: ciclo evolutivo do fio de cabelo são consideradas corretas:
		Quest.: 1
	
	
	
	        
	III. Telógena ou telogênica é considerada a fase do crescimento do fio do cabelo, catágena ou catagênica é considerada a fase de descanso do fio do cabelo e anágena ou anagênica a fase de morte e queda do fio do cabelo.
	
	      
	I. Catágena ou catagênica é considerada a fase do crescimento do fio do cabelo, anágena ou anagênica é considerada a fase de descanso do fio do cabelo e a fase telógena ou telogênica é considerada a fase de morte e queda do fio do cabelo.
	
	      
	IV. Catágena ou catagênica é considerada a fase do crescimento do fio do cabelo, telogênica é considerada a fase de descanso do fio do cabelo.
	
	      
	II. Anágena ou anagênica é considerada a fase do crescimento do fio do cabelo, catágena ou catagênica é considerada a fase de descanso do fio do cabelo e a fase telógena ou telogênica é considerada a fase de morte e queda do fio do cabelo.
	
	
		2.
		São uma família de enzimas dependentes de zinco e importantes para remodelagem dos tecidos normais e patológicos. Na pele, essas enzimas são responsáveis pela degradação das macromoléculas formadoras da matriz extracelular, mais precisamente do colágeno, proteoglicanas, elastina e componentes da junção derme-epiderme. No envelhecimento normal, atividade essas enzimas é maior. No fotoenvelhecimento, devido à aça o do UVA, aumenta mais ainda e compromete a firmeza e elasticidade da matriz extracelular, além de intensificar os sinais visíveis do envelhecimento na superfície da pele.
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Bromelina
	
	
	Lipases
	
	
	Papaína
	
	
	Tirosinases
	
	
	Metaloproteinases
	
	
		3.
		A pele é o maior órgão do corpo humano e existe uma forte relação entre ela e o sistema nervoso. Baseado neste fato, o estudo da neurocosmética tem evoluído. Considerando a busca a cada dia mais pelo rejuvenescimento, avalie as alternativas abaixo assinalando V ou F:
		Quest.: 3
	
	
	
	      
	II. A importante função que os hormônios apresentam sobre os neurônios e as correspondentes reações bioquímicas que eles provocam causaram um novo interesse na indústria cosmética.
	
	      
	III. PhytocellTec¿ é o nome dado à tecnologia desenvolvida por uma renomada empresa Suiça, cuja atividade consiste na extração de células-tronco vegetais para aplicação em pele e cabelo humano com propriedades anti-envelhecimento, atuando na regeneração.
	
	      
	I. A neurocosmética baseia-se no fato das células da pele serem controladas por fibras nervosas e, que a estimulação destas poderia ser obtida em formulações tópicas por meio da adição de substâncias, conhecidas como vetores químicos de informação nervosa (neurotransmissores), que promovem sensações agradáveis, agindo direta ou indiretamente na pele.
	
	      
	IV. A legislação sanitária européia e brasileira permitem o uso de endorfinas em cosméticos,e também do uso de fitoendorfinas, substâncias que desempenham papel semelhante, porém, com estrutura diferente das endorfinas endógenas.
	
	
		4.
		Relacione os princípios ativos despigmentantes às suas respectivas características: I- Ácido Kójico II- Ácido Ascórbico III - Ácido Elargico IV - Ácido Azelaico V- Ácido Fítico VI- Ácidos Linoleico e Linolênico ( A ) É um polifenol com atividade antioxidante e antiinflamatória, comumente encontrado no fruto do romã. Em aplicação tópica atua como despigmentante por sua capacidade de quelar cobre do sítio ativo da tirosinase inibindo a atividade desta enzima. ( B ) É a forma mais ativa da vitamina C.. ( C ) Presente em cereais integrais e grãos de oleaginosas, é um quelante com alta capacidade de quelar cátions polivalentes, entre eles o cobre e o ferro. Sua atuação como quelante se dá numa ampla faixa de pH. Todavia, com efeitos pronunciados em pHs levemente ácidos a alcalinos. ( D ) Ácido 1,7-dicarboxílico de cadeia linear saturada. É um inibidor competitivo reversível das enzimas oxiredutases. Logo, interfere na atividade da tirosinase. Pode ainda inibir a síntese de DNA e oxidoredutase mitocondrial sem afetar o melanócito. ( E ) Obtido da fermentação de carboiidratos como a glicose por cepas da família Aspergillus ssp. O mecanismo de ação deste despigmentante se dá por inibição não competitiva da tirosinase através da quelação de íons cobre. Também pode atuar como redutor nos intermediários da reação de melanogênese, bloqueando processos oxidativos importantes para a formação da melanina.. ( F ) Vitamina F.
		Quest.: 4
	
	
	
	
	I- C; II-D; III- B; IV- F; V- A; VI- E
	
	
	I- E; II- B; III- A; IV- D; V- C; VI- F
	
	
	I- F; II- E; III- A; IV- C; V- D; VI- B
	
	
	I- D; II- E; III- A; IV- A; V- C; VI- F
	
	
	I- A; II- C; III- B; IV- D; V- F; VI- E
	
	
		5.
		Segundo a evolução histopatológica e clínica, a hidrolipodistrofia ginóide pode ser classificada em quatro estágios gerais: I- Estágio O ou Grau I II- Estágio I ou Grau II III- Estágio II ou Grau III IV- Estágio III ou Grau IV ( A ) As alterações vasculares começam a interferir no metabolismo da derme. A síntese de proteínas e os processos de reparo são diminuídos e isso pode resultar num afinamento da derme. Em torno do depósito de gordura da pele, começa a se formar um depósito de proteínas reticulares. Neste ponto, já é possível visualizar o aspecto de casca de laranja, sem qualquer tipo de manipulação, pinçamento da pele ou contração muscular. ( B ) Ocorre deterioração mais pronunciada dos tecidos dérmico e subdérmico. Neste estágio, a circulação sanguínea local torna-se mais heterogênea, podendo levar a regiões com irrigação normal intercaladas por outras com reduzido fluxo sanguíneo. Os adipócitos acumulam mais lipídeos, aumentando ainda mais de volume e, conseqüentemente a pressão sobre os vasos sanguíneos e linfáticos, com maior retenção de fluidos. Neste ponto, os efeitos de superfície ainda são mínimos, mas perceptíveis quando a pele é pinçada ou durante a contração muscular. ( C ) Começam a ocorrer alterações na rede capilar da derme com diminuição da vascularização na região papilar. Células adiposas começam a aumentar de volume devido ao maior armazenamento de lipídeos. Inicia-se a retenção de fluidos na região da derme e região subdermal. Não há alterações na superfície da pele. ( D ) É marcado pela formação de nódulos duros na região da derme, formados por gordura circundada por proteínas reticulares fibrosadas. A superfície mostra considerável heterogeneidade, facilmente identificável com o aspecto de casca de laranja, áreas de depressão e nódulos.
		Quest.: 5
	
	
	
	
	I-B; II-A; III-C; IV-D
	
	
	I-C; II-B; III-A; IV-D
	
	
	I-B; II-C; III-D; IV-A
	
	
	I-A; II-D; III-B; IV-C
	
	
	I-B; II-D; III-A; IV-C

Continue navegando