Buscar

SIMULADOS FUNDAMENTOS DAS CIENCIAS SOCIAIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201509546874)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 30)       Saiba  (2 de 6)
	
	No que diz respeito às diversas formas de conhecimento humano é correto afirmar que:
		
	
	A classificação entre as diferentes formas de conhecimento não leva em conta os processos históricos em que essa classificação é produzida.
	
	O senso comum é um conhecimento metódico, pois decorre de um experiência cultural que orienta a sobrevivência humana nos seus mais variados aspectos,
	 
	Não há hierarquia entre saberes, pois os diferentes tipos de conhecimento - religioso, mitológico, científico - expressam formas distintas de compreensão da realidade.
	
	O conhecimento científico se distingue de outras áreas do conhecimento por ser metódico e sistemático, chegando sempre a conclusões particulares e subjetivas.
	
	Há uma hierarquia entres saberes, visto que o pensamento científico é superior ao pensamento religioso, pois exige uma mair capacidade cognitiva de quem o pratica.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509512756)
	 Fórum de Dúvidas (10 de 30)       Saiba  (2 de 6)
	
	Socialização é um conceito fundamental nas ciências sociais que tem por objetivo compreender as interações humanas no interior das sociedades. Assim, Socialização é a assimilação de hábitos característicos do seu grupo social, e também o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria. Sobre este conceito é correto afirmar que:
		
	 
	A socilização inicia-se desde o momento em que o inidivíduo nasce e perdura até a fase adulta quando já tem todos os valores sociais cristalizados sem possibilidade de mudança.
	
	A socialização, ao transmitir os valores, normas e padrões de conduta, nos torna seres sociáveis capazes de interagir apenas na cultura onde fomos socializados.
	
	A socialização transmite a cultura, as normas, as tradições, os valroes através somente da educação formal e da educação religiosa.
	
	A socialização, que ocorre apenas no grupo primário, na família, integra o indivíduo à sociedade ao incutir hábitos e valores da sociedade.
	 
	A socialização é a responsável pela transmissão e manutenção das normas e valores da sociedade que cria mecanismos de controle social, de sanções que reprovam comportamentos não esperados socialmente.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509553869)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 30)       Saiba  (2 de 6)
	
	O conhecimento de senso comum surge da necessidade de o homem enfrentar os desafios cotidianos. Esse foi um dos primeiros tipos de conhecimento produzidos pelos indivíduos com a finalidade de compreender a natureza e transformá-la em benefício próprio. Sobre este tipo de conhecimento é CORRETO afirmar que: I. Resulta de uma saber acrítico. II. Compreende a sistematização e coleta de dados. III.Apresenta um caráter espontâneo. IV Depende de valores pessoais.
		
	
	I, II, III e IV estão corretas
	 
	III e IV estão corretas.
	
	I e IV estão corretas.
	
	II e III estão corretas. .
	 
	I, III e IV estão corretas.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509571325)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 30)       Saiba  (2 de 6)
	
	"As ciências são particulares na medida em que cada uma privilegia setores distintos da realidade".(Maria Lúcia Aranha Arruda. Filosofando. São Paulo, Moderna, 2010, p. 158). Em relação à citação acima é correto afirmar:
		
	
	Toda ciência é particular, pois delimita um campo de investigação e procedimentos metodológicos válidos para qualquer objeto pesquisado.
	 
	Toda ciência é particular, pois delimita um campo de investigação e procedimentos metodológicos próprios a este campo.
	
	O conhecimento científico é produzido a partir da escolha de métodos que correspondem a objetos de estudos gerais.
	
	O conhecimento científico é produzido a partir das sensações imediatas do ser humano, sem necessidade de uma postura crítica em relação ao que se observa.
	
	Nenhuma ciência é particular, pois delimita um campo de investigação e procedimentos metodológicos válidos para todos os campos de pesquisa.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509161189)
	 Fórum de Dúvidas (10 de 30)       Saiba  (2 de 6)
	
	Compreender a perspectiva sociológica acerca do ser humano é compreender também como o ser humano é socializado. Para que a sociedade funcione sem graves conflitos, o ser humano deve ser socializado. Assim, a socialização é importante para a compreensão do homem em seu meio social e pode ser definida como:
		
	 
	um processo que defende a existência de uma suficiente homogeneidade entre os membros da sociedade existe .
	
	a prática democrática que emerge horizontalmente permitindo a estruturação duma sociedade igualitária.
	 
	o processo pelo qual a sociedade ou comunidade ou grupo social ensina a seus membros seus costumes e regras.
	
	a posição de classe que se assenta numa posição herdada por lei ou pelo costume.
	
	o processo pelo qual rejeitamos qualquer forma de aprendizado.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201509500120)
	 Fórum de Dúvidas (10 de 30)       Saiba  (2 de 6)
	
	De acordo com a perspectiva das ciências sociais, podemos concluir que:
		
	 
	homem e sociedade são realidades distintas e independentes entre si.
	
	o processo de socialização reforça os instintos naturais do homem.
	 
	existe uma relação dialógica entre a ação individual e a ação social.
	
	a cultura promove o distanciamento entre o indivíduo e a sociedade.
	
	os seres humanos são, por natureza, animais gregários e sociais.
	
	
	1a Questão (Ref.: 201509512538)
	 Fórum de Dúvidas (5 de 19)       Saiba  (1 de 4)
	
	As afirmações abaixo pretendem caracterizar os fenômenos sociais e humanos como dimensões da realidade sob a qual as ciências sociais se debruçam: I - São facilmente compreendidos pelo pesquisador, que, inclusive, pode abrir mão de instrumentos metodológicos mais rigorosos e das contribuições teóricas mais elaboradas: sua simplicidade torna desnecessária qualquer apelo à sofisticação; II - São facilmente reproduzidos em condições controladas; III - São históricos, influenciados pelo tempo e pelo espaço em que ocorrem; IV - São generalizáveis e de fácil observação, por isso, são considerados fenômenos simples. Identifique a única alternativa correta.
		
	
	Apenas as afirmações I e III estão corretas;
	 
	Apenas as afirmação III está correta.
	
	Apenas a afirmação II está correta;
	
	Apenas as afirmações I e II estão corretas;
	
	Apenas as afirmações III e IV estão corretas;
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509177158)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 19)       Saiba  (4)
	
	Segundo o antropólogo Roberto Da Matta a pesquisa de campo leva o estudioso a encarar a sua própria visão de mundo, sua religião, seus valores morais etc. Devemos levar em conta seriamente essa noção para evitar interferir na pesquisa. Segundo Da Matta, nasce assim a dialética entre investigador e investigado. DA MATTA, Roberto in Relativizando: uma introdução à antropologia social É correto afirmar que:
		
	
	A relação dialética entre investigador e investigado é uma relação que impossibilita a prática científica
	
	Ao analisarmos os fenômenos mais próximos deixamos de ser cientistas sociais
	
	Os fenômenos sociais que estão bem perto de nós não devem ser analisados pelas Ciências sociais
	 
	A relação é muito complexa e faz com que o investigador estude apenas outros universos sociais fora da sua experiência de vida
	 
	Nas ciências sociais devemos nos esforçar para trabalhar
com neutralidade, mesmo sendo está quase inalcançável devido a complexidade dos objetos
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509004089)
	 Fórum de Dúvidas (10 de 19)       Saiba  (3 de 4)
	
	A sociologia comporta diferentes explicações sobre os fenômenos sociais. Assinale a alternativa cujas afirmações correspondem somente a explicações sociológicas sobre o fenômeno da religiosidade.
I - As religiões podem ser compreendidas como instrumentos de regulação e de controle das atividades dos membros da sociedade. Desse modo, elas são dotadas de força coercitiva.
II - Os sistemas religiosos exercem uma função importante no processo de socialização, ou seja, na assimilação pelos indivíduos dos valores e das normas que regem sua sociedade.
III - O fenômeno religioso não pode ser considerado um fenômeno cultural, já que possui leis muito próprias de funcionamento.
IV - De acordo com algumas teorias, as religiões expressam visões ideológicas sobre a vida em sociedade que são fundamentais para a dominação de uma classe social sobre a outra.
		
	
	Estão corretas as proposições II e III.
	
	Estão corretas as proposições III e IV.
	 
	Estão corretas as proposições I, II e IV.
	
	Estão corretas as proposições II, III e IV.
	
	Estão corretas as proposições I, II e III.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509197764)
	 Fórum de Dúvidas (10 de 19)       Saiba  (3 de 4)
	
	Conforme aprendemos no terceiro slide da aula 2, em "Lição de Anatomia", Rembrandt retrata uma aula na qual um cientista, junto ao corpo morto de um homem, ensina aos seus alunos a composição e a forma de um corpo humano. Tal atividade insere-se no campo do que se convencionou chamar de...
		
	
	"ciências físicas".
	 
	"ciências naturais".
	
	"ciências biológicas"
	
	"ciências educacionais".
	
	"ciências sociais".
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509102886)
	 Fórum de Dúvidas (10 de 19)       Saiba  (3 de 4)
	
	A partir de uma perspectiva antropológica e baseado nos princípios do relativismo cultural, DaMatta (2000), estabelece a distinção entre as Ciências Naturais e as Ciências Sociais. Partindo dessa perspectiva, assinale quais das afirmações abaixo sobre as diferenças entre as Ciências Naturais e as Ciências Sociais é correta: I - As ciências sociais trabalham com fenômenos que estão bem distantes de nós, pois pretendem estudar eventos humanos, fatos que nos são estranhos e não nos pertencem integralmente. II - As ciências sociais trabalham com fenômenos isolados, pois pretendem estudar eventos humanos, fatos que não podem ser entendidos, se não nos pertencerem integralmente. III - As ciências sociais trabalham com fenômenos que estão bem perto de nós, pois pretendem estudar eventos humanos, fatos que nos pertencem integralmente.
		
	
	Apenas a afirmação I está correta.
	
	As afirmações I e II estão corretas.
	
	As afirmações II e III estão corretas.
	
	Apenas a afirmação II está correta.
	 
	Apenas a afirmação III está correta.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201509167773)
	 Fórum de Dúvidas (10 de 19)       Saiba  (3 de 4)
	
	Consumo de carne vermelha traz benefícios ao organismo Wilson Rondô Fonte: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/13169-consumo-de-carne-vermelha-traz-beneficios-ao-organismo (...) Ela (a carne vermelha) também contém todos os aminoácidos essenciais ao corpo humano, além de ser rica em ferro, zinco, e vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B12 - indispensável para o funcionamento das células nervosas do corpo humano. O texto acima apresenta uma visão relativa:
		
	
	às Ciências Sociais
	
	às Ciências Filosóficas
	
	às Ciências Exatas
	
	às Ciências Tecnológicas
	 
	às Ciências Naturais
	
	
	1a Questão (Ref.: 201509164475)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 20)       Saiba  (2 de 10)
	
	O primeiro papel que o índio representa é no descobrimento do Brasil; no segundo momento na catequese sendo colocado com uma criança e no terceiro momento, o corajoso, altivo, cheio de amor à liberdade. Assim essas sutilezas, violências, persistências são situações que podem ser tratadas com alguma hostilidade ou estranheza por quem não pertence àquelas culturas.Neste caso, identificamos como sendo exemplo de:
		
	
	socialização
	
	culturalismo
	 
	etnocentrismo
	
	revitalização
	
	preconceito
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509506092)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 20)       Saiba  (4 de 10)
	
	A antropologia moderna preconiza que o cientista deve viver a cultura que pretende estudar. Pois, segundo François Laplantine , só assim ele conseguirá "impregnar-se dos temas de uma sociedade, de seus ideais, de suas angústias". Essa antropologia utiliza a metodologia denominada de:
		
	
	Empatia
	
	Pesquisa de campo
	
	Vivência real
	
	Pesquisa-ação
	 
	Etnografia.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509512771)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 20)       Saiba  (2 de 10)
	
	"Vendo-se obrigado a explicar as sucessivas derrotas de suas tropas durante a Guerra do Vietnã, o comandante das Forças Armadas norte-americanas, declarou à imprensa que os 'amarelos comunistas' estavam ganhando a guerra porque, ao contrário dos ocidentais, não davam valor à vida e, por isso, lutavam sem nenhum temor. Segundo o militar, os destemidos vietnamitas sequer expressavam dor por ocasião da morte de amigos e parentes". 
Disponível em: <http://www.cefetsp.br/edu/eso/comportamento/etnocentrismoexemplos.html>. Acesso em: 28 fev. 2014.
 
Qual é o conceito das ciências sociais que melhor explica o discurso do comandante americano?
		
	
	etnografia.
	
	relativismo cultural.
	
	difusão cultural.
	
	cultura.
	 
	etnocentrismo.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509505823)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 20)       Saiba  (2 de 10)
	
	Recentemente têm provocado reações algumas ¬declarações do presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, Marco Feliciano (PSC-SP). Pastor evangélico, ele escreveu no Twitter que africanos são descendentes de um "ancestral amaldiçoado por Noé" e que sobre a África repousam maldições como paganismo, misérias, doenças e fome. A presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, senadora Ana Rita (PT-ES), se manifestou a respeito. "São declarações e atitudes que instigam o preconceito, o racismo, a homofobia e a intolerância. Todas absolutamente incompatíveis e inadequadas para a finalidade do Legislativo", disse. (Publicado no Jornal do Senado, em 16 de abril de 2013). As declarações do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) expressam uma clara manifestação de repúdio a grupos sociais e a práticas culturais que diferem da sua própria. A partir da abordagem antropológica da cultura, esta conduta pode ser definida como:
		
	
	xenófoba.
	
	paranoica.
	
	preconceituosa.
	 
	etnocêntrica.
	
	relativista.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509506081)
	 Fórum de Dúvidas (20)       Saiba  (10)
	
	Considerando que a reflexão teórico-científica sobre a humanidade teve seu início no continente europeu, toda a percepção do humano estava nela referendada. Dessa forma, podemos entender que a pergunta "serão estes seres humanos?", feita pelos europeus sobre os não europeus se fundamenta no encontro:
		
	
	Com pessoas de outros continentes, mas que já habitavam pequenas aldeias na parte mais ocidental da Europa.
	
	Com seres que viviam em países do oriente, mas que produziam espanto por terem
os mesmos hábitos que os europeus.
	
	Com pessoas que haviam deixado a Europa há poucas décadas atrás e já estavam se comportando de modo tão diferente.
	
	Com pessoas de outros continentes, mas que já habitavam pequenas aldeias na parte mais oriental da Europa.
	 
	Com seres diferentes o suficiente para causarem estranhamento, mas parecidos o suficiente para produzirem incômodo.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201509506099)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 20)       Saiba  (2 de 10)
	
	Quando a antropologia desloca sua matriz de parâmetros para a cultura pesquisada, entendendo que ela se expressa de forma diferente e que a sua interpretação deve ser segundo o seu contexto, ela está fundamentada:
		
	
	Na visão centrada no sujeito
	
	Na antropologia de campo
	
	Na antropologia madura
	 
	No relativismo cultural
	
	No construtivismo
	1a Questão (Ref.: 201509163934)
	 Fórum de Dúvidas (6 de 15)       Saiba  (3 de 3)
	
	Segundo John Locke, qual a principal finalidade do Estado?
		
	
	Defender a hegemonia da sociedade civil.
	 
	Constituir elementos para a preservação do Estado de Guerra.
	
	Possibilitar estratégias de contenção da luta de classes.
	 
	Garantir o direito natural da propriedade.
	
	Favorecer o estado de felicidade original.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509158034)
	 Fórum de Dúvidas (6 de 15)       Saiba  (3 de 3)
	
	Os indivíduos, em estado de natureza, vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra de todos contra todos ou "o homem lobo do homem". A única lei é a lei do mais forte, que pode tudo quanto tenha força para conquistar e conservar. Estas afirmações expressam a concepção de que pensador político:
		
	
	Weber
	
	Rousseau
	
	Locke
	 
	Hobbes
	
	Marx
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509169926)
	 Fórum de Dúvidas (6 de 15)       Saiba  (3 de 3)
	
	EXISTEM LÍDERES QUE PROVOCAM TANTA IDENTIFICAÇÃO EM SEUS LIDERADOS QUE PASSAM A SEREM VISTO COMO DIVINOS. NESSE CASO, SEGUNDO WEBER, ESSE POVO ESTÁ SOB A DOMINAÇÃO:
		
	
	LEGAL
	 
	CARISMÁTICA
	
	RACIONAL;
	
	CONTROLADA
	
	TRADICIONAL
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509592559)
	 Fórum de Dúvidas (6 de 15)       Saiba  (3 de 3)
	
	Com o surgimento do Iluminismo, no século XVIII, a sociedade passa a ser cada vez mais abordada como uma problemática maior para os adeptos da "filosofia das luzes". A partir daí, estabelece-se importante discussão para a compreensão da vida em sociedade: a passagem do "estado de natureza" para o "contrato social". Um importante autor do iluminismo, que escreveu O Contato Social, foi:
		
	
	Franz Boas
	 
	Jean-Jacques Rousseau
	
	Karl Marx
	
	Augusto Comte
	
	Max Weber
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509592563)
	 Fórum de Dúvidas (6 de 15)       Saiba  (3 de 3)
	
	"A concepção de Hobbes (no século XVII), segundo a qual, em estado de natureza, os indivíduos vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra de todos contra todos. Nesse estado, reina o medo e, principalmente, o grande medo: o da morte violenta. Para se protegerem uns dos outros, os humanos inventaram as armas e cercaram as terras que ocupavam. Essas duas atitudes são inúteis, pois sempre haverá alguém mais forte que vencerá o mais fraco e ocupará as terras cercadas. A vida não tem garantias; a posse não tem reconhecimento e, portanto, não existe; a única lei é a força do mais forte, que pode tudo quanto tenha força para conquistar e conservar." Qual das frases abaixo exprime o pensamento de Hobbes sobre o Estado de Natureza?
		
	 
	O homem é o lobo do homem.
	
	O homem foi criado à imagem de Deus.
	
	O cão é o melhor amigo do homem.
	
	O homem é bom por natureza.
	
	Errar é humano.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201509164550)
	 Fórum de Dúvidas (6 de 15)       Saiba  (3 de 3)
	
	É importante ressaltar que "crenças" transmitidas por profetas, sobre o reconhecimento que pessoalmente alcançam os heróis e os demagogos, durante as guerras e revoluções, nas ruas e nas tribunas, convertendo a fé e o reconhecimento em deveres invioláveis que lhes são devidos pelos governados, corresponde a um tipo de dominação. A obediência a uma pessoa se dá devido às suas qualidades pessoais. Segundo Weber estamos nos referindo a:
		
	
	Dominação Instável
	
	Dominação Legal
	 
	Dominação Carismática
	
	Dominação Cultural
	
	Dominação Tradicional
	
	
	1a Questão (Ref.: 201509512549)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 10)       Saiba  (1)
	
	O positivismo de Comte compreende três estados de desenvolvimento da sociedade e há gradações entre um estado e outro. A opção que apresenta corretamente a abordagem desse filósofo é:
		
	
	Para Augusto Comte, o estado mais importante a ser alcançado é o metafísico.
	 
	Para Augusto Comte, o estado positivo está voltado para a investigação científica e é alcançado após superação do estado teológico e o metafísico.
	
	Para Augusto Comte, o estado positivo não está voltado para a investigação científica e não representa a superação do estado teológico e o metafísico.
	
	Para Augusto Comte, o estado teológico seria aquele aplicado à pesquisa científica, sendo, portanto, considerado pelo filósofo o estado mais importante.
	
	Para Augusto Comte, o estado metafísico trata do estado mais importante porque trata das causas primeiras.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509595859)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 10)       Saiba  (1)
	
	Comte, em sua classificação das ciências, utilizou dois critérios, a generalidade e a complexidade. A este propósito podemos afirmar que:
		
	
	A Física é a mais evoluída de todas, pois tem o maior grau de complexidade.
	 
	A Sociologia é a mais evoluída de todas, pois tem o maior grau de complexidade.
	
	A matemática é a mais evoluída de todas pois tem o maior grau de generalidade.
	
	A Biologia é a mais evoluída de todas, pois tem o maior grau de generalidade.
	
	A Astronomia é a mais evoluída de todas, pois tem o maior grau de complexidade.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509515507)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 10)       Saiba  (1)
	
	Dentre outras características, podemos dizer que o positivismo apresenta uma ênfase no método científico e uma crença na evolução social a partir de uma organização racional da vida. Concluímos que, segundo essa teoria, para a realização positiva da sociedade é necessário se observar:
		
	
	a afirmação da luta de classes como movimento dialético de ordem.
	 
	a formação de um Estado forte, centralizador, mantenedor da ordem social para alcançar o progresso.
	
	a criação de um Estado liberal, sem grande intervenção sobre a sociedade humana, que naturalmente se auto-regulará.
	
	o reconhecimento da religião como forma de organização racional-científica da sociedade, capaz de garantir a ordem e o progresso.
	
	reconhecer a existência de apenas um único movimento social, denominado de "Dinâmico", em que se busca a ordem.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509515504)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 10)       Saiba  (1)
	
	"Na verdade, a sociologia, desde o seu início, sempre foi algo mais do que uma mera tentativa de reflexão sobre a sociedade moderna. Suas explicações sempre contiveram intenções práticas, um forte desejo
de interferir no rumo desta civilização". (MARTINS, Carlos Benedito. O que é sociologia. São Paulo, 2001, p. 8). 
Qual característica do pensamento sociológico clássico está presente na citação acima?
		
	 
	A preocupação em buscar soluções para os problemas sociais da época, como a pobreza, por exemplo.
	
	O pouco interesse dos primeiros teóricos da sociologia pelos problemas sociais presentes no mundo capitalista.
	
	A proximidade entre a sociologia e a filosofia, pois a vida social sempre foi uma preocupação dos filósofos.
	
	A falta de cientificidade dos primeiros autores, compromissados que estavam com a atividade política.
	
	A proximidade entre a sociologia e o senso comum, pois todas as pessoas formulam explicações para a vida social.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509163942)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 10)       Saiba  (1)
	
	Comte dedicou-se ao estudo da Sociologia, palavra que criou para descrever a Ciência da Sociedade. Em sua proposta teórica ele afirma que a evolução histórica e cultural da sociedade passou por três estágios ou ou estados. São eles:
		
	
	Positivo, racional e teleológico .
	
	Metafísicos, ideológico e positivo.
	 
	Teológico, metafísico e positivo.
	
	Racional, metafísico e dialético.
	
	Dialético, positivo e racional.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201509595834)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 10)       Saiba  (1)
	
	Ao final do século XIX, a dominação e a espoliação assumiam características novas nas áreas partilhadas e neocolonizadas. A crença no progresso, o darwinismo social e a pretensa superioridade do homem branco marcavam o auge da hegemonia europeia. Assinale a alternativa que encerra, no plano ideológico, certo esforço para justificar os interesses imperialistas.
		
	
	A humilhação sofrida pela China, durante um século e meio, é algo inimaginável para os ocidentais.
	 
	A civilização deve ser imposta aos países e raças onde ela não pôde nascer espontaneamente.
	
	A diplomacia do canhão e do fuzil, a ação dos missionários e dos viajantes naturalistas contribuíram para quebrar a resistência cultural das populações africanas, asiáticas e latino-americanas.
	
	O mapa das comunicações nos ensina: as estradas de ferro colocavam os portos das áreas colonizadas em contato com o mundo exterior.
	
	A invasão de tecidos de algodão do Lancashire desferiu sério golpe no artesanato indiano.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando