Buscar

CORRENTE GALVÂNICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CORRENTE GALVÂNICA
É uma corrente unidirecional, direta, contínua, polarizada (química) e monofásica. Possui efeitos como a, eletroosmose que serve para drenagem de edemas; eletroforese que permite a utilização de medicamentos (fármacos) junto à corrente. Para analgesia, cicatrização de feridas e atua revascularização. Os eletrodos podem ser posicionados de forma monopolar e bipolar (limiar sensitivo). Com utilização de esponjas umidecidas com água ou medicamento.
Há uma importante diferença entre os polos positivos e negativos. As reações do polo positivo são: formação de ácido clorídrico, liberação de O², atração de íons negativos, produção de menor hiperemia, desidratação de tecidos e menor irritabilidade (sedação). Já o polo negativo: formação de hidróxido de sódio, liberação de íons H+, atração de íons positivos, vasodilatação, hidratação, excitação/estimulante e lubrificação. 
	Nesta corrente ocorre a chamada “Hiperemia Galvânica”, que pode acontecer em tês estágios: ativa (durante alguns minutos após a aplicação); latente (hiperemia desaparece após minutos/horas) e retardado (diante estímulo reaparece a hiperemia local).
	Na aula prática foi feito um tratamento na área do tornozelo lateral (alvo – eletrodo de polo negativo) e medial (polo positivo – para fechar o circuito). Para sedação/ dor. Foram utilizadas esponjas umidecidas com água. Com tempo de 15 minutos, intensidade 6 mA.
	Foi feito um tratamento para edema na região poplítea (polo negativo) e tornozelo medial (polo positivo). O fluxo do edema é sempre do sentido + para – (tornozelo para poplíeta).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando