Buscar

Trabalho Lab Cog 5

Prévia do material em texto

Nome: Bernardo de Oliveira Gonçalves
Ra: 21273155
Laboratório de Processos Cognitivos
Brasília, 14 de Setembro de 2013
Quinto exercício:
1 – Descreva quais variáveis foram controladas e quais não foram ( variáveis estranhas ) no experimento feito em sala.
2 – O que é efeito piso e o efeito teto e porque devemos e evita-los ?
Sempre que o desempenho alcança um máximo em qualquer condição do experimento, provavelmente ocorreu o efeito de teto. O nome correspondente a esse problema quando o desempenho atinge o mínimo é chamado de efeito de piso. Em ambos os casos, o resultado não é capaz de distinguir entre os indivíduos que são mais ou menos competentes, por isso devemos evita-lo.
3 – Explique “falsas memórias”.
Falsas memórias é um termo utilizado para se referir a quaisquer informações armazenadas na memória sem um estímulo real objetivo, mas que são recordadas como se tivessem sido efetivamente vivenciadas pelo sujeito. São Memórias que usamos para preencher lacunas, por exemplo, não temos muitas memórias da época que somos crianças, no período de idade até uns 5 anos, e podemos acabar criando lembranças que não ocorreram, para preencher este espaço vazio, e isso chamamos de falsas memórias. 
4 – Diferencia efeito de primazia e efeito de recência.
Em um teste de memorização, com uma lista de diversas palavras, quando temos uma capacidade maior de lembrar as primeiras palavras, isso é chamado de efeito primazia, mas se temos a capacidade de lembrar mais das palavras do final da lista, este efeito é chamado de recência. A explicação para o efeito de primazia é a de que os primeiros itens da lista original sofrem apenas a interferência retroativa, ou seja, sofrem interferência somente dos itens posteriores a eles. Já o efeito de recência é compreendido através da interferência proativa. Assim, os últimos itens da lista original são recuperados com maior facilidade em função de sofrerem a ação de apenas um tipo de interferência.

Continue navegando