Buscar

Questões Respondidas Etnicas Raças

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questões Respondidas Etnicas
Questão 1/5
“A educação brasileira constitui-se por diversas fases. A educação jesuítica corresponde a mais extensa delas, abrangendo o período de 1549 – ano da chegada dos jesuítas ao Brasil – até 1759 – ano da expulsão dos jesuítas por Marquês de Pombal. [...]O Brasil, enquanto colônia, estrutura-se como um país dependente política e economicamente da sua Metrópole – Portugal. Desta forma, pensa-se em um Estado sem autonomia cujo principal objetivo é gerar riquezas para a economia portuguesa.
SOUSA, Manuela Pereira. Um breve histórico do período jesuítico no Brasil e o ratio studiorum. In. Anais do IV Encontro de pesquisa discente do programa de pós-graduação em educação da Uninove. pp. 1-2. Disponível em:http://www.uninove.br/PDFs/Mestrados/Educa%C3%A7%C3%A3o/Manuela%20Pereira%20de%20Sousa.pdf
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva os interesses da coroa portuguesa e dos jesuítas no período colonial brasileiro.
Nota: 16.0
	Deve-se identificar a adesão da coroa Portuguesa ao catolicismo mesmo após a Reforma Protestante e o apoio ao concílio de Trento. Apesar desses objetivos comuns, na colônia as relações entre portugueses e jesuítas muitas vezes eram conflituosas, pois os colonizadores envolveram-se em guerras contra os indígenas e os escravizavam, o que era combatido pelos jesuítas. (p. 62-64)
Resposta:O INTERESSE COMUM E CONVERGÊNCIA DE MOTIVAÇÃO, ENTRE A COROA PORTUGUESA E A COMPANHIA DE JESUS, AS AÇÕES E RELAÇÕES NEM SEMPRE FORAM PACIFICAS .O CONVÍVIO ENTRE GENTIOS E PORTUGUESES , E ENTRE ELES E OS JESUÍTAS , VIA REGRA, ERA PERMEADO POR CONFLITOS. TREINAR AS PESSOAS PARA AGIR DE ACORDO COM O PLANO DIVINO.
Questão 2/5
Ao discorrer sobre a necessidade de pesquisa faz um alerta: à medida que o campo da história da educação se fortalece e se organiza, a questão das fontes ganha ênfase. Porém, ao buscar arquivos escolares os pesquisadores têm se deparado com uma determinada situação.
GROCHOSKA, Marcia Andreia. Organização Escolar: perspectivas e enfoques. Curitiba: Ibpex, 2011 P. 18)
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, em que situação se encontram os documentos a serem utilizados como fontes de pesquisa sobre a escola?
Nota: 16.0
	Os professores encontram uma situação precária em relação à organização e preservação de documentos. Há limitações quanto ao espaço destinado à guarda de documentos, bem como de recursos humanos, o que dificulta a localização dos mesmos e o trabalho dos pesquisadores. A falta de cuidados com o acervo é óbvia. Por um lado, a legislação orienta a guarda somente de documentos que comprovam o final do processo (livros de ata e históricos escolares) permitindo o descarte de matérias que seriam significativos. Por outro, mesmo que a legislação orienta para o descarte, essas orientações poderiam ser ignoradas, até por desconhecimento. (p.30)
Resposta:DOCUMENTO É TODO REGISTRO OU TESTEMUNHO DO PASSADO HUMANO,EM SUAS DIVERSAS E DISTINTAS FORMAS DE MATERIALIZAÇÃO E SUPORTE.TORNA FONTE NA MEDIDA EM QUE ALGUÉM O SELECIONA E O INTERROGA, DESSA FONTE ELE BUSCARÁ EXTRAIR INFORMAÇÃO ESPECIFICAS, DE ACORDO COM A PERGUNTA QUER QUER RESPONDER, O QUE IMPLICA QUE UMA MESMA FONTE PODE TRAZER DIFERENTES INFORMAÇÕES E SER UTILIZADAS DE DIFERENTES FORMAS DE ACORDO COM A QUESTÃO E O PROPÓSITO PARA OS QUAIS FORAM SELECIONADAS. O DOCUMENTO NÃO É INÓCUO.
Questão 3/5
"Tudo por um filho. Nove em cada dez casais brasileiros inférteis conseguem ter filho com a ajuda da medicina"
 
Revista Veja, capa, (nº 1699, 9/5/01).
 
A frase acima revela uma crença bastante arraigada no senso comum brasileiro contemporâneo. Isso posto, descreva o que se entende por fertilidade prescritiva:  “só não tem filho quem não quer”.
Nota: 6.0
	O conceito refere-se à  crença na infalibilidade da ciência e uma fertilidade prescritiva. Ver no livro-base: “Luna chama a atenção para a emergência do que denomina fertilidade prescritiva, pois as novas tecnologias reprodutivas estão criando uma aura de infalibilidade da ciência” (pgs. 73 e 74)
Resposta:ME DEPARO COM MULHERES QUE NÃO QUEREM TER FILHOS POR VÁRIOS MOTIVOS, MUITAS JÁ PASSARAM DA FAIXA ETÁRIA E NÃO QUEREM MAIS ARRISCAR, MUITAS TEM A VISÃO NO FUTURO. MUITAS TEM INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA E SEM COMPROMISSO, E UM FILHO TIRARIA SUA INDEPENDÊNCIA DE IR E VIR, MUITAS ACHAM A OBRIGAÇÃO MUITO GRANDE, NEM TODO COMPANHEIRO AJUDA NO GERAL E SÓ PARA UMA PESSOA FICA DIFICIL, MUITAS PENSAM NO CASAMENTO NAO DÁ CERTO E MEDO QUE FILHO SOFRA. MUITAS NÃO QUEREM FILHOS POIS ACHAM A VIDA MUITO CORRIDA E NAO PODE DA ATENÇAO QUE NECESSITA., NOS DIAS DE HOJE A VIOLÊNCIA É UMA DAS RAZOES PARA PENSAR EM TER FILHOS.
Questão 4/5
“Em termos sociológicos, diz-se que a desigualdade é social na medida em que essa diferenciação é produto da interação entre sujeitos sociais; nesse sentido, tanto o acesso diferenciado às oportunidades como à riqueza econômica se realiza dentro de um sistema de relações de sentido e poder que geram distinção, estigma, vulnerabilidade, exclusão, tanto no nível individual como no nível coletivo. .”
 
Fonte: http://www.gestrado.org/?pg=dicionario-verbetes&id=127
 
Com base no excerto acima e no conteúdo estudado no livro base mencione um exemplo de desigualdade social justificando a escolha do mesmo.
Nota: 16.0
	a resposta correta deve abarcar as ideias de hierarquia, vantagens e/ou privilégios na distribuição de bens socialmente valorizados. Pode-se ainda apontar a desigualdade como um fenômeno social, onipresente, de diferentes configurações e que afeta a vida das pessoas e dos grupos sociais. E, por fim, exemplificar mostrando um exemplo: distinção salarial entre homens e mulheres na mesma função; disparidade entre o número de afrodescendentes e brancos no ensino superior; diferenças de acesso à educação entre a população mais pobre e a mais rica e daí por diante.  No livro-base ver pgs 14 e 15.
Resposta:É UM FENÔMENO SOCIAL , CULTURAL E HISTÓRICO EXTERIOR AO INDIVIDUO, NÃO SENDO, PORTANTO, DETERMINADO POR CONDIÇÕES NATURAIS, BIOLÓGICAS OU HERANÇA GENÉTICA. DESSE MODO,É NECESSÁRIO TER PRESENTE QUE NINGUÉM NASCE DESIGUAL, MAS COM GRANDE FREQUÊNCIA , AS PESSOAS NASCEM EM CONDIÇÕES DESIGUAIS. 
QUANDO FALAMOS NOS REFERINDO AO FATO DE EXISTIREM HIERARQUIAS ENTRE PESSOAS E GRUPOS SOCAIS´NAS QUAIS OS INDIVÍDUOS QUE OCUPAM POSIÇÕES SUPERIORES POSSUEM VANTAGENS EM RELAÇÃO AOS QUE OCUPAM POSIÇÕES INFERIORES.A DESIGUALDADE É UM FENÔMENO SOCIAL, É UM FATOR ARTIFICIAL , É UMA CRIAÇÃO HUMANA.
Questão 5/5
A História Tradicional é de caráter positivista, com embasamento em documentos escritos e história de grandes homens. O modelo de história tradicional e do marxismo ortodoxo peca a privilegiar somente uma linha de aspectos chaves, causando pouca vontade nos alunos em aprender, pois esta história fica distante de sua realidade, e após um determinado tempo nem sequer lembra-se do que foi estudado.
 
FONSECA, Selma Guimaraes. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. São Paulo: Papirus, 2003 (p. 9)
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, discorra sobre os paradigmas da história conhecida como tradicional.
Nota: 16.0
	Na história tradicional os fatos são apresentados pelo historiador de forma objetiva, como aconteceram, valorizando somente documentos oficiais como fontes válidas para a história. A história tradicional está voltada para os grandes acontecimentos e “grandes homens”. O interesse principal está centrado em aspectos políticos e da história mundial. (p. 16 e 17)
Resposta:INTERESSE ESSENCIAL PELO TEMA POLITICA E PELA HISTORIA MUNDIAL,EM DETRIMENTO DA LOCAL E REGIONAL.
HISTÓRIA COMPREENDIDA COMO UMA NARRATIVA DOS ACONTECIMENTOS FACTUAL E LINEAR
VOLTA-SE AOS GRANDES FEITOS DE ;GRANDES HOMENS ,COMO POLÍTICOS OU MILITARES.
VALORIZA SOMENTE DOCUMENTOS
OFICIAIS COMO FONTES VÁLIDAS PARA HISTORIA.
RESTRITA A QUESTÕES OBJETIVAS, PORQUE, COMO ,O QUE LEVOU A, BUSCANDO ;A RESPOSTA CORRETA , E PRESSUPONDO QUE HA UMA UNICA RESPOSTA CORRETA.
A HISTÓRIA É OBJETIVA , OU SEJA ,O HISTORIADOR DEVE APRESENTAR OS FATOS COMO ELES ACONTECEM.
*** amiga esse de destaque eh a resposta,espero que lhe ajude!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando