Buscar

Discursivas Orçamento Público

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1) A Proposta Orçamentária contém a formalização de um documento onde fique demonstrada a fixação dos níveis das atividades governamentais, através da formulação dos programas de trabalho das unidades administrativas. Ela é composta de varias etapas. Conceitue a etapa de Avaliação:
Gabarito: A avaliação refere-se à organização, aos critérios e trabalhos destinados a julgar o nível dos objetivos fixados no orçamento e as modificações nele ocorridas durante a execução; à eficiência com que se realizam as ações empregadas para tais fins e grau de racionalidade na utilização dos recursos correspondentes.
2) Conceitue Despesa Pública
Gabarito: Despesa pública é o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos para custear os serviços públicos (despesas correntes) prestados à sociedade ou para a realização de investimentos (despesas de capital). As despesas públicas devem ser autorizadas pelo Poder legislativo através do ato administrativo chamado orçamento público.
	3) A Proposta Orçamentária contém a formalização de um documento onde fique demonstrada a fixação dos níveis das atividades governamentais, através da formulação dos programas de trabalho das unidades administrativas. Ela é composta de varias etapas. Dentre os diversos conceitos estudados, conceitue promulgação:
 
	Gabarito: É o ato que sucede à decretação ou a sanção como elemento indispensável ao início da exigibilidade das regras e princípios contidos na lei que se divulga. E a própria divulgação ou publicação do texto legal, de modo solene. 
	
4) Conceitue sistema de contas. 
	
	Gabarito: O Plano de Contas Único consiste numa estruturação ordenada e sistematizada das contas utilizáveis em toda a Administração Pública Federal e compõe-se das seguintes partes básicas: 1) relação das contas agrupadas segundo suas funções; 2) descrição das funções das contas; 3) indicação do mecanismo de débito e crédito de cada conta. 
5) Conceitue o princípio orçamentário do equilíbrio.
Gabarito: O orçamento deve manter uma padronização dos seus dados, para que os usuários possam realizar comparações entre os diferentes anos.
7) Conceitue Balanço Público
Gabarito: O Balanço financeiro público é a demonstração contábil pública que evidencia os totais anuais (ou do período em questão) das receitas e despesas orçamentárias e extra-orçamentárias executadas, bem como os saldos das disponibilidades (caixa e bancos) que foram recebidas do exercício anterior e os que serão passados para o exercício seguinte. O modelo oficial é o anexo 13 da Lei 4.320/64, modificado pela Portaria STN n.749 de 15 de dezembro de 2009.
8) Defina créditos orçamentários.
Gabarito: São aqueles aprovados pelo Legislativo na lei do orçamento e provêm de recursos do Tesouro e de outras fontes.
9) Conceitue Receita Pública
Resposta: São todos os ingressos, impostos, taxas, contribuições e quaisquer outros recursos arrecadados com a finalidade de cobrir as despesas públicas.
Gabarito: Receita Pública é a soma de ingressos, impostos, taxas, contribuições e outras fontes de recursos, arrecadados para atender às despesas públicas. A Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, representa o marco fundamental da Classificação da Receita Pública Orçamentária. No capítulo II da referida Lei, intitulado DA RECEITA, o texto legal trata das entidades de Direito Público interno, ou seja, da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e respectivas autarquias, explicitando em seu próprio corpo, no art. 11, § 4º, a discriminação das fontes de receitas pelas duas categorias econômicas básicas, as receitas correntes e as receitas de capital. Ainda no próprio texto, o art. 8º, § 1º, estabelece que os itens da discriminação da receita mencionados no art. 11 serão identificados por números de código decimal, na forma do Anexo III da referida Lei. O conjunto de informações que formam o código é conhecido como classificação por natureza de receita.
10) Conceitue princípios orçamentários
Resposta: Os princípios orçamentários são diretrizes básicas que formam a base de todos os orçamentos públicos, tais como os princípios da unidade (um só orçamento), anualidade (orçamento anual), publicidade (deve ser documento público) dentre outros.
Gabarito: Os princípios são premissas e linhas norteadoras de ação a serem observadas na concepção da proposta de orçamento. Sua principal finalidade é disciplinar e orientar a ação dos governantes.
11) No orçamento Público a Classificação Funcional trata de uma classificação independentes dos programas. Suas subfunções também podem ser combinadas com funções diferentes daquelas a que estejam vinculadas. Diferencie Função de Subfunção:
Resposta: A função tem a finalidade de classificar itens independentemente dos programas, enquanto a subfunção classifica cada função de acordo com um programa.
Gabarito: Função: representa o maior nível de agregação das diversas áreas de despesa que competem ao setor público, atualmente são 28 funções. Sub-Função: representa uma partição da função, visando agregar determinado subconjunto da despesa do setor público, atualmente são 109 sub-funções.
12) As classificações orçamentárias são essenciais para a programação, a execução, o acompanhamento, o controle e a avaliação da atividade financeira do estado. Quais os critérios de classificação para as receitas?
Resposta: Receitas correntes e Receitas de capital.
Gabarito: Institucional; segundo sua natureza; e quanto às fontes de recursos.
13) A Constituição Federal trata da fiscalização contábil, financeira e orçamentária na Seção IX do Capítulo 1 do Título IV. Nos termos do art. 70, ¿A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder¿. O CONTROLE EXTERNO É O EXERCIDO NO ÂMBITO DO CONGRESSO NACIONAL, com o auxílio do Tribunal de Contas da União, o qual possui diversas competências. Indique no espaço a seguir 3 destas competências:
Gabarito: O aluno deve indicar 3 destas 9 competências: 
I- apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio, que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento; 
II- julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo poder público federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público; 
III- apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admissão de pessoal, a qualquer título, na administração direta e indireta, incluídas as fundações instituídas e mantidas pelo poder público, excetuadas as nomeações para cargo de provimento em comissão, bem como a das concessões de aposentadorias, reformas e pensões, ressalvadas as melhorias posteriores que não alterem o fundamento legal do ato concessório; 
IV- realizar, por iniciativa própria, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, de comissão técnica ou de inquérito, inspeções e auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, e demais entidades referidas no inciso II; 
V- fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a União participe, de forma direta ou indireta, nos termos do tratado constitutivo; 
VI- fiscalizar a aplicação de quaisquer recursos repassados pela União, mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Município; 
VII- prestar as informações solicitadas pelo Congresso Nacional, por qualquer de suas Casas, ou por qualquer
das respectivas comissões, sobre a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial e sobre resultados de auditórias e inspeções realizadas; 
VIII- aplicar aos responsáveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanções previstas em lei, que estabelecerá, entre outras cominações, multa proporcional ao dano causado ao erário; 
IX- assinar prazo para que o órgão ou entidade adote as providências necessárias ao exato cumprimento da lei, se verificada ilegalidade.
	
15) Existem Algumas situações em que mesmo a despesa pública estando empenhada, pode ocorrer o não pagamento dela. Cite pelo menos uma destas situações:
	
	Gabarito: a possibilidade de pagar não advém dos créditos, mas sim do numerário disponível existente na conta única do tesouro nacional, especificado para o pagamento da despesa. A indisponibilidade de recursos financeiros na fonte associada ao crédito é uma das situações possíveis de ocorrerem. Além desta ainda podemos ter uma rescisão contratual decorrente de fatos não relacionados com a disponibilidade orçamentária.
	
16) Toda pessoa física que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre bens e valores públicos da União e das Entidades da Administração Indireta terá de justificar seu bom e regular emprego na conformidade das leis, regulamentos e normas emanadas das Autoridades Administrativas competentes. Pela legislação orçamentária e financeira estão sujeitos ao levantamento de contas na Administração Direta:
		
	Gabarito: Ordenadores de despesa, Agentes recebedores, Almoxarifes ou encarregados de depósitos e outros responsáveis, co-responsáveis ou responsáveis que de algum modo sejam gestores, isolada ou conjuntamente, de dinheiros, valores e bens do Estado ou pelos quais este responda.
	18) Toda pessoa física que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre bens e valores públicos da União e das Entidades da Administração Indireta terá de justificar seu bom e regular emprego na conformidade das leis, regulamentos e normas emanadas das Autoridades Administrativas competentes. Pela legislação orçamentária e financeira estão sujeitos ao levantamento de contas na Administração Indireta:
		
	Gabarito: Na administração Indireta: Administradores ou dirigentes das entidades seguintes: autarquias, empresas públicas e sociedades de economia mista.
	
		
	19) Conceitue Orçamento Público
		
	Gabarito: O Orçamento público é um instrumento de planejamento e execução das Finanças públicas. Na atualidade o conceito está intimamente ligado à previsão das Receitas e fixação das Despesas públicas. No Brasil, sua natureza jurídica é considerada como sendo de lei em sentido formal, apenas. Isso guarda relação com o caráter meramente autorizativo das despesas públicas ali previstas. O orçamento contém estimativa das receitas e autorização para realização de despesas da administração pública direta e indireta em um determinado exercício, que, no Brasil, coincide como o ano civil.
	
21) No que se refere à programação qualitativa da despesa orçamentária, uma ação pode ser um projeto, uma atividade ou uma operação especial. Conceitue um desses três desdobramentos. 
		
	Resposta: Atividade - é o ato que ocorre constantemente durante um período de tempo, por exemplo, se o projeto for a construção de uma casa, a atividade será todo processo necessário para finalização desse projeto.
	
Gabarito: Projetos são ações cuja execução tem tempo de início e fim definidos. Atividades são ações cuja execução tem caráter continuado, sem término definido. Operações Especiais são ações que executam despesas que não contribuem para a manutenção do programa de trabalho do governo, das quais não resulta um produto, e não geram contraprestação direta sob a forma de bens ou serviços. 
	
22) Toda pessoa física que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre bens e valores públicos da União e das Entidades da Administração Indireta terá de justificar seu bom e regular emprego na conformidade das leis, regulamentos e normas emanadas das Autoridades Administrativas competentes. Pela legislação orçamentária e financeira estão sujeitos ao levantamento de contas agentes da administração direta, indireta e de outras áreas. Indique a seguir exemplos de agentes sujeitos ao levantamento de contas em outras áreas:
		
	Gabarito: Em outras áreas: Partidos políticos, Sindicatos, de representação profissional e representação econômica, gestores de contribuições profissionais, Fundações instituídas ou mantidas pelo poder público.
	
23) O art. 37 da Constituição Federal determina que a Administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá a alguns principio. Indique-os:
		
	Gabarito: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.
	25) As classificações orçamentárias são essenciais para: a programação, a execução, o acompanhamento, o controle e a avaliação da atividade financeira do Estado. Diferencie a classificação Programática da funcional em relação às Despesas:
		
	Resposta: A classificação programática é o programa ao qual pertence aquela despesa, para qual foi fixada. A classificação funcional tem haver com a função efetiva da despesa, qual é o seu centro de custo. Para que haja um acompanhamento do orçamento é que foi elaborada a classificação em plano de contas, onde cada numeração tem sua função de alocação da despesa pública.
	Resposta: Na Institucional as despesas são classificadas de acordo com instituição a que pertencem, enquanto na funcional é feita de acordo com as funções e sub-funções.
Gabarito: 
- Classificação Funcional (Trata-se de uma classificação independentes dos programas). Suas subfunções também podem ser combinadas com funções diferentes daquelas a que estejam vinculadas.
- Classificação Programática (A finalidade das classificações por programas é demonstrar as realizações do governo, o resultado final de seu trabalho em prol da sociedade). 
	
26) A Proposta Orçamentária contém a formalização de um documento onde fique demonstrada a fixação dos níveis das atividades governamentais, através da formulação dos programas de trabalho das unidades administrativas. Ela é composta de varias etapas. Dentre os diversos conceitos estudados, conceitue sanção:
	
	Resposta: Sancionar é o mesmo que aprovar ou seja; A Proposta Orçamentaria deverá estar em conformidade com as leis e deverá respeitar os princípios da Administração Pública, para assim ser formalizado aquilo que se propôs a fazer.
	Gabarito: Representa a concordância do chefe do Executivo com os termos da lei decretada pelo Legislativo.
	27) Toda pessoa física que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre bens e valores públicos da União e das Entidades da Administração Indireta terá de justificar seu bom e regular emprego na conformidade das leis, regulamentos e normas emanadas das Autoridades Administrativas competentes. Pela legislação orçamentária e financeira estão sujeitos ao levantamento de contas na Administração Direta: 
	
	Gabarito: Ordenadores de despesa, Agentes recebedores, Almoxarifes ou encarregados de depósitos e outros responsáveis, corresponsáveis ou responsáveis que de algum modo sejam gestores, isolada ou conjuntamente, de dinheiros, valores e bens do Estado ou pelos quais este responda.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando