Buscar

Direito Empresarial IV - 2015 - Plano de Aula - 15

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Plano de Aula: Encerramento da Falência
Número de Semana de Aula
15
Aplicação Prática Teórica
Caso Concreto
Processada a falência da sociedade empresária OIT Indústria e Comércio de Roupas LTDA., com o fim dos pagamentos aos credores, pela ordem estabelecida na Lei 11.131/2005, os credores quirografários nada receberam, em razao dos finitos recursos. Passados 5 anos, contados do encerramento da falência, o falido ingressa em juízo com pedido de declaração de extinção de suas obrigações, visando a sua reabilitação. 
O pleito do falido pode ser acolhido pelo juiz? Fundamente.
Sim, já que a lei falimentar define a extinção das obrigações do falido após o prazo de 5 anos contados do encerramento da falência, se o falido não tiver cometido nenhum dos crimes ali previstos. 
Questão Objetiva
Respeitando as normas de direito falimentar não podemos afirmar em relação a extinção das obrigações do falido;
A) O pagamento de todos os créditos extingue as obrigações do falido;
B) A sentença que declarar extintas as obrigações será comunicada a todas as pessoas e entidades informadas da decretação da falência.
C) O decurso do prazo de 5 anos, contado do encerramento da falência, se o falido tiver sido condenado por prática de crime previsto na legislação falimentar extingue as obrigações;
Art. 158, IV LF
D) O decurso do prazo de 5 anos, contado do encerramento da falência, se o falido não tiver sido condenado por prática de crime previsto na legislação falimentar extingue as obrigações;
E) O pagamento, depois de realizado todo o ativo, de mais de 50% dos créditos quirografários, sendo facultado ao falido o depósito da quantia necessária para atingir essa porcentagem se para tanto não bastou a integral liquidação do ativo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais