Buscar

UNIDERP- PROJETO DE INTERVENÇÃO (Salvo Automaticamente)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIDERP-POLO DE SOBRADINHO-DF
Curso Superior: SERVIÇO SOCIAL
Acadêmicos: Andersom
 Andrea 
 Cecilia Oliveira da Silva RA- 389039
 Luciana Sousa Carvalho RA- 400245
 Maria Lúcia Aquino dos Santos RA - 387219
 Miriam Martins Nunes RA – 398223
 
 PROJETO DE INTERVENÇÃO
 “Adolescentes caminhando sem drogas”
 Sobradinho-DF
 2014
 
 UNIDERP-POLO DE SOBRADINHO-DF
1-Instituição Concedente: OBRAS SOCIAIS DO CENTRO ESPIRITA FRATERNIDADE JERONIMO CANDINHO
CNPJ: 01635028/00001-68
Endereço: Quadra 12 AREA RESERVADA Nº 03
Bairro: SOBRADINHO-DF
CEP: 73010-120 Cidade: SOBRADINHO-DF
Fone: 30513915
EMAIL: diretoriaosjc@gmail.com
Presidente: JOSÉ MIRANDA DE OLIVEIRA FILHO
HISTORICO INSTITUCIONAL
Fundada em 1989 na cidade de Sobradinho-DF com o desejo de amparar a infância e a juventude carente. Em 1994 e fundada o Colégio Allan Kardec, onde, mas de 200 crianças são atendidas em horário complementar ao da escola com atividades de reforço, esporte e lazer, musica e alimentação. Em 2002 inicia as atividades com o programa Jovem Aprendiz em parceria com o banco do Brasil. Hoje a além do programa Jovem Aprendiz, a instituição tem o programa Jovem Candango com parceria do GDF, que além de inseri-los no mercado de trabalho, os jovens deste programa são de MEDIDA SOCIOEDUCATIVA, PCD E ZONA RURAL onde são atendidas, mas de 1400 jovens, além disso, tem cursos profissionalizantes como a CONEXÃO CIDADÃ com parceria da PETROBRAS e o PROAME com parceira do Instituto RENER, hoje são 1800 jovens que foram inseridos no mercado de trabalho. Tem como finalidade de ser referencia em educação, profissionalização, construindo com valores humanos e solidários, possibilitando a redução da desigualdade social e educacional no Distrito Federal, tornando assim a todos a uma sociedade com dignidade e cidadania. 
2- DADOS DE PROJETO
 2.1- Titulo do projeto
“ADOLESCENTES CAMINHANDO SEM DROGAS”
 2.2-Local e desenvolvimento das atividades
OBRAS SOCIAIS DO CENTRO ESPIRITA FRATERNIDADE JERONIMO CANDINHO
 2.3-Área de abrangência
SOBORADINHO-DF E REGIÕES DO ENTORNO
 3-PROBLEMA DIAGNOSTICADO
OS JOVENS CADA DIA, MAS CEDO NAS DROGAS.
4- OBJETIVOS GERAIS
•	Trabalhar os adolescentes e os jovens através de palestras e oficinas educativas e articulações de ações voltadas a esse tema em discussão;
•	Socializar os conhecimentos, dirigidos ao público específico, procurando apresentar as questões de forma interativa com os protagonistas da questão social.
•	Incentivar os adolescentes a ter amplo conhecimento sobre as consequências provocadas pelo uso das drogas licita e ilícitas, despertando seu discernimento para que não caiam nas armadilhas desse mundo.
4.1- OBJETIVOS ESPECIFICOS
Apresentar através de palestras, vídeos, distribuição de cartilhas informativas através das artes cênicas, uma peça teatral, transmitindo a importância do combate às drogas, bem como as consequências de seu uso;
Identificar as dúvidas dos jovens sobre as drogas e como obter ajuda.
5- JUSTIFICATIVAS
Ao realizar o estágio supervisionado II, nesta Instituição observamos a importância de elaborar um projeto que visasse a combater e prevenir o uso das drogas nos jovens da mesma. 
Ao falarmos em prevenção é falar de um empreendimento dialético, dinâmico e evolutivo. É buscar compreender o uso de drogas como fenômeno complexo da vida em sociedade, permeado por questões políticas, econômicas, sociais e culturais que se relacionam com a subjetividade humana, a moral, as relações de poder as relações institucionais e pessoais.
Nesse sentido, em países como o nosso, o uso da droga é feito menos com a finalidade de obter prazer do que de amenizar o sofrimento. A pessoa que vive em condições sociais tão precárias a ponto de passar fome estará obrigatoriamente em contato com outros problemas e outras restrições:
Falta de perspectivas profissionais;
Dificuldades de relacionamento humano decorrentes da situação social, por exemplo, discriminação;
 Problemas de saúde; 
Dificuldades de acesso à informação e à formação cultural. 
Isto terá repercussões em sua vida emocional, gerando sentimentos mais ou menos duradouros de angústia, nervosismo, desânimo e tristeza que poderão ser minorados através do uso de drogas psicotrópicas. Consideramos que a prevenção é uma intervenção que visa evitar o estabelecimento de uma relação destrutiva de um indivíduo com uma droga, levando em consideração o seu contexto social, econômico e cultural. Assim, por falar em Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, reconhecendo, por conseguinte a existência de diversos padrões de uso que não necessitam de qualquer tipo de intervenção. 
Acrescenta-se que a legalidade ou ilegalidade de uma substância química não tem qualquer relação com esta questão, foi observado uso indevido de substâncias ilegais, bem como o uso recreativo destas.
Ao prevenir, devem diferenciar a forma de abordagem a ser empregada. Comparando o indivíduo à sociedade, prevenção significa o domínio de uma dialética universal entre liberdade e dependência, mas para a sociedade, prevenção significa o domínio dos limites e riscos contidos nas relações com os objetos que esta sociedade produz no âmbito do bem-estar e do prazer. Todavia, o nosso projeto faz uma abordagem com linguagem jovem e contemporânea, sem esconder as estatísticas e os prejuízos das drogas e as principais alternativas para a sensibilização sobre os males, e também qual é o melhor caminho para que se economize o dinheiro público oferecendo informações para a sensibilização do não uso de drogas.
6- PUBLICO ALVO/ BENEFICIÁRIO
Programa Jovem Candango e o Programa Jovem Aprendiz que pertencem a Instituição Obras Sociais Espirita Fraternidade Jeronimo Candinho, onde 10% destes jovens que constituem o programa jovem candango são da medida sócia educativa. Os jovens destes programa tem idade de 14 á 19 anos, temos hoje um total de mas de 1800 jovens nos dois programas.
7-ESPAÇO FISICO
A instituição oferece um espaço amplo no auditório onde cabem, mas de 100 jovens sentados, as salas possuem vídeo conferencias , temos data show, notebook, temos a coordenação pedagógica que nos disponibilizou ajuda para a realização do projeto de intervenção, temos o apoio da coordenação dos programas Jovem Aprendiz e Jovem Candango que é realizado pela Assistente Social e a Psicóloga, que nos disponibilizou vídeos e cartilhas informativas.
7.1 ATIVIDADES/ EXECUÇÃO
Palestra sobre o tema, com a cabo da policia militar-
Dia para palestra- outubro
Vídeos sobre ex-traficantes com depoimentos;
Dia para o vídeo- outubro
Cartilhas informativas e Distribuição-de-folders
Dia para distribuição- outubro
Apresentação final- verificar disponibilidade.
Dia para apresentação final- novembro
8- PARCEIROS TECNICOS/FINANCEIROS
Assistente Social
Psicóloga
Pedagoga
Estagiarias
Os recursos financeiros foram doações da entidade e os estagiários.
9- PRODUTOS DOS PROJETOS
Vídeos
Notebook
Auditório
10- IMPACTOS ESPERADOS
Envolver 70% dos jovens que pertence aos programas nas apresentações. 
Orientar e atingir, mas de 80% das duvidas sobre as drogas e o combate sobre o uso e consumo. 
11- CRONOGRAMA
As atividades serem desenvolvidas no mês de outubro e novembro
12-INVESTIMENTOS
13- META DO PUBLICO ALVO
	 Participantes
	 Quantidade
	ADOLESCENTES/GRUPO DE APOIO
	 200
14-METODOLOGIA
O projeto ADOLESCENTE CAMINHADO SEM DROGAS buscará promover uma ação preventiva,
educativa e social, na vida dos jovens desta instituição. Assim promovendo atividades como:
Apresentação de palestras sobre os diversos temas relacionados às drogas licita e ilícitas e suas consequências danosas; 
Vídeos com depoimentos de ex-traficantes;
Cartilhas informativas e Distribuição-de-folders;
Apresentação final
15-INDICADORES
	 DESEMPENHO
	 VERIFICAÇÃO
	PERIODICIDADE
	Reunião
	Questionário
	Processual
	
	Ficha de avaliação
	Continua
16-COORDENAÇÃO DO PROJETO
Assistente Social
Psicóloga
Estagiários 
17- EQUIPE RESPONSÁVEL
	NOME
	 AREA DE
 ATUAÇÃO
	FONE/ EMAIL
	MARCIA REJANE
	COODENADORA
	 81313041/30513904
 marciareja@hotmail.com
	SONIA
	COODENADORA
	 
	ANDERSOM
	APOIO
	92981493/
	ANDREA
	APOIO
	
	CECILIA
	APOIO
	98676874
	LUCIANA
	APOIO
	
	MARIA LUCIA
	APOIO
	93226834
	MIRIAM
	APOIO
	 96250590/95420234
miriam_bottazzo@hotmail.com
	
	
18- ASSINATUARAS
	NOMES
	ASSINATURA
	MARCIA REJANE
	
	SONIA
	
	ANDERSOM
	
	ANDREA
	
	CECILIA
	
	LUCIANA
	
	MARIA LUCIA 
	
	MIRIAM
	
19- CONSCIDERAÇÃOES FINAIS
Para Paulo Knapp o crescente aumento do consumo de drogas pelos adolescentes é comprovação cotidiana dos estudos científicos. Mesmo porque o homem adulto faça uso de drogas desde seus primórdios, o abuso de drogas por adolescentes foi reconhecido como um problema sério somente no século XX, ao final dos anos 50, com os primeiros relatos do uso de solventes. 
Nos anos 60, com os movimentos jovens ganhando força, as substâncias químicas, principalmente a maconha e os alucinógenos, começaram a fazer parte de seu mundo e, desde então, as drogas povoam o parte do cenário internacional. Hoje a adolescência deve ser encarada como etapa crucial do processo de crescimento e desenvolvimento cuja marca registrada é a transformação, ligada aos aspectos físicos e psíquicos do ser humano, inserido nas mais diferentes culturas. 
Essas modificações físicas constituem a parte da adolescência denominada puberdade, caracterizada, principalmente, pela aceleração e desaceleração do crescimento físico, mudança da composição corporal, eclosão hormonal envolvendo hormônios sexuais e evolução da maturação sexual, que pode ser acompanhada através do desenvolvimento de caracteres sexuais secundários masculinos e femininos. Este projeto de intervenção teve a priori de ressaltar que seu uso e principalmente o combate e não só o dever do estado, mas principalmente o dever de uma sociedade que a cada dia está perdendo seus jovens para as drogas e todo tipo de violências que os mesmo sofrem. Prevenção consiste na redução da demanda do consumo de drogas. Neste caso, as ações têm como objetivo fornecer informações e educar os jovens a adotarem hábitos saudáveis e protetores em suas vidas.
20- REFERENCIAS
Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID) www.cebrid.epm.br

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais