Buscar

L&Construções

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
NOME DO ACADÊMICO: SOELI ECKS RA: 9652524224
DESAFIO PROFISSIONAL
TEORIA DA CONTABILIDADE, CIÊNCIAS SOCIAIS E 
RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
TUTOR EaD: ANDRÉA LYDIA AHLERT
CORONEL DOMINGOS SOARES, PR 
2014
INTRODUÇÃO
A história do mundo mostra que a construção civil sempre existiu para atender as necessidades básicas e imediatas do homem sem preocupação com a técnica aprimorada em um primeiro momento. O homem pode ser qualificado diferencialmente dos demais seres vivos por inúmeras características, entre elas se inclui o dinamismo de produzir e transformar continuamente suas técnicas através de aperfeiçoamento e estudo contínuo dos resultados. A constituição das cidades exigiu qualificação e técnicas mais apropriadas e vantajosas para se construir edifícios cada vez mais sustentáveis. Surgem as edificações concebidas com responsabilidade social. 
O presente trabalho pretende apresentar para a empresa L&Construção uma abordagem sobre o tema SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇAO CIVIL através de casos reais pois as características de uma construção sustentável interferem diretamente na relação do homem/meio-ambiente com questões que podem ser minimizadas quando se resolve investir em um planejamento adequado.
DESENVOLVIMENTO
PASSO 1: Diagnóstico dos impactos da Construção Civil para o meio ambiente
Grande parte dos resíduos urbanos é gerada pela construção civil, que provem de eventos formais e informais, contudo, a falta de efetividade do ente privado, aliado a inexistência de políticas ambientalmente sustentáveis, relacionadas ao flluxo e destinação dos resíduos da construção civil, tem contribuído excessivamente para os impactos gerados por essa atividade em todo o país.
A construção civil é responsável por mais da metade do volume de resíduos sólidos gerados em meios urbanos segundo o Ministério das Cidades. Praticamente todas as atividades desenvolvidas no setor são geradoras de entulho. A construção civil é responsável por 1/3 dos gases lançados na atmosfera em todo o mundo, ou seja, é um dos setores que mais poluem no planeta.
PASSO 2: Propostas de ações voltadas a Sustentabilidade Econômica.
	Título da Ação: Sustentabilidade Econômica
	Objetivo
	Ação
	Resultados esperados
	1. Diminuição dos custos operacionais.
	A. Resgate e concretização dos princípios éticos e de valores que devem orientar os negócios.
	 Resultados concretos e se traduz em práticas e procedimentos de trabalho. Diminui custos, reduzem riscos, principalmente futuros, evita desperdícios, melhora relacionamentos entre as partes interessadas e gera lucros e dividendo aos acionistas.
	
	B. Aproveitamento de condições naturais do local, implantação e análise do entorno, que também são premissas da arquitetura bioclimática que considera a edificação parte do ecossistema;
	O processo prevê que utilizando material vindo do entorno do empreendimento em um raio de 200 km. Neste caso, consegue atestar que nem tudo estava disponível nos arredores, isso é possível compensar com outras medidas para atingir metas de sustentabilidade como, por exemplo, o processo de reciclagem dos resíduos da obra.
	
	C. Implementação da construção de pisos de concreto polido.
	 Dispensa no ato de sua limpeza cera ou removedor e requer pouca água, assim tendo uma vasta economia.
	2. Valorização do imóvel para revenda ou arrendamento.
	A. Permitir que a construção tenha diminuição dos custos operacionais.
	 Conseqüentemente, maior valorização para revenda.
	
	B. Integrar em uma organização a Gestão de Impactos Ambientais com a lucratividade.
	 Melhoria da imagem da empresa e seus produtos junto aos consumidores.
	
	C. Verificação e ação corretiva, e análise crítica pela administração.
	 Garantia do cumprimento da legislação e outros requisitos regulatórios.
A definição de sustentabilidade econômica leva fundamentos básicos como medidas que visam um desenvolvimento estável. A sustentabilidade econômica visa tanto o presente, acentuando até mesmo mudanças não bruscas em todos os setores econômico-industriais, sem que com isso ocorra uma brusca mudança estrutural. Visando também as gerações futuras, e nesse ponto interliga-se a medidas de outras abrangências.
PASSO 3: Propostas de ações voltadas a Sustentabilidade Ambiental.
	Título da Ação: Sustentabilidade Ambiental
	Objetivo
	Ação
	Resultados esperados
	1. Minimização de resíduos.
	A. Quando não é possível recusar um produto ou material, há a possibilidade de reduzir o consumo do mesmo, a melhor forma de resolver um problema constante, como é o caso dos resíduos, é a de evitar seu aparecimento.
	Reduzindo sua quantidade, reduz também o lixo gerado por ele, seja pelas embalagens ou descarte em si. 
	
	B. O reuso dos materiais, é normalmente muito simples, trata-se da execução de um desmonte, trata-se de uma organização responsável pela demolição seletiva ou a desconstrução dos materiais, ou seja, a reutilização.
	Consiste no aproveitamento de produtos sem que estes sofram quaisquer tipos de alterações ou processamentos complexos. Antes de um produto ser jogado fora, ele ainda tem muitos usos, sem ter que passar por um processo de restauração ou reciclagem. Muitas vezes é preciso ser criativo, inovador, usar um produto de várias maneiras.
	
	C. O processo de reciclagem é necessário em duas etapas: quando há uma demolição ou na própria construção.
	Homogeneização, extração de contaminantes e materiais metálicos, através de um eletroímã, e por fim, a britagem.
Segue a tabela abaixo PASSO 3: Propostas de ações voltadas a Sustentabilidade Ambiental.
	Título da Ação: Sustentabilidade Ambiental
	Objetivo
	Ação
	Resultados esperados
	2. O sistema de Construção a Seco.
	A. O sistema de Construção a Seco não necessita de argamassa para a sua construção, como ocorre com a alvenaria.
	Utiliza água somente nas fundações. Reduz em 80% a utilização do cimento.
	
	B. A estrutura é composta por perfis de aço galvanizado e é calculada e detalhada por um engenheiro especializado em estruturas metálicas.
	A produção do aço reciclado consome aproximadamente 70% da energia gasta para as produções a partir de matérias primas naturais. É leve, funciona distribuindo as tensões uniformemente sobre o solo e apresenta revestimento com zinco que garante a proteção contra corrosão. A estrutura é modulada e os perfis já são fornecidos pela fábrica cortados, obedecendo às medidas especificadas em projeto, evitando desperdício e perda de tempo, permitindo que os operários apenas realizem a montagem dos painéis.
	
	C. A estrutura do telhado também é metálica e, para este tipo de sistema, pode-se usar qualquer tipo de cobertura, como metálica, de barro, shingle, fibrocimento ou ecológica e em conjunto com a lã mineral asseguram o conforto térmico interno. As telhas levem combinam com o sistema, são fáceis de transportar e tem baixo valor de frete.
	Não produz entulho, Reduz em 90% o consumo de matéria-prima natural.
PASSO 3: Propostas de ações voltadas a Sustentabilidade Ambiental.
A construção civil comporta-se ainda como grande geradora de impactos ambientais quer seja pelo consumo de recursos naturais, pela modificação da paisagem ou pela geração de resíduos. Na visão da construtora L&Construção o setor tem um grande desafio, conciliar uma atividade produtiva desta magnitude com as condições que conduzam a um desenvolvimento sustentável consciente, menos agressivo ao meio ambiente. Neste sentido, a implantação de métodos de descarte consciente e de reaproveitamento de materiais agrega valor a imagem da empresa, pois firma compromisso com a sociedade e com as gerações futuras,
mais não se pode esquecer das dificuldades enfrentadas como as barreiras de grandes mudanças culturais e a difícil conscientização das pessoas envolvidas no processo da construção civil. Para a empresa existe um ganho real com reaproveitamento de materiais, conseqüentemente diminuição nas compras, gastando menos, gerando menos resíduos, diminuindo custo com a remoção dos materiais, porém o maior ganho seria sem dúvida a diminuição do impacto ambiente.
PASSO 4: Propostas de ações voltadas a Sustentabilidade Social.
	Título da Ação: Sustentabilidade Social
	Objetivo
	Ação
	Resultados esperados
	1. Mais do que produto, processo ou gestão, sustentabilidade é mudança de valores e de postura; tem a ver com pessoas.
	A. Desperdício e geração de resíduos impactam não somente o custo de uma obra, mas também o meio ambiente.
	 A solução está em educar os profissionais da área a trabalharem não somente o conceito de reciclagem, mas também o de reutilização e reaproveitamento do material utilizado. É simples, é básico e é sustentável.
	
	B. Inclusão social e aumento do senso de comunidade.
	 O desafio é o de mobilizar e engajar funcionários a aplicarem o conceito de sustentabilidade em suas atividades diárias.
	
	C. Valorização da mão-de-obra qualificada.
	 Promover a capacitação profissional com isso ocorrerá um aumento da produtividade do funcionário. Valorização e reconhecimento pela qualidade de vida a sua família oferecida pela empresa.
	2. Adensamento populacional.
	A. Plano diretor.
	 Visa o crescimento de cada município, de acordo com suas especificidades e potenciais.
	
	B. Paisagem urbana e patrimônio natural e cultural.
	 De forma a contemplar os efeitos positivos e negativos do empreendimento ou atividade quanto à qualidade de vida da população residente na área e suas proximidades, incluindo a análise.
	
	C. equipamentos urbanos e comunitários e paisagem urbana e patrimônio natural e cultural.
	 Criação de leis e diretrizes que regem e controlam os impactos gerados por meio de estudos de impacto de vizinhança e ambiental. 
Propostas de ações voltadas a Sustentabilidade Social.
A construção civil é uma das áreas de atividade que mais atinge a sociedade, considerando as proporções das novas intervenções, uma vez que estas podem alterar a vida das pessoas de uma rua, bairro ou até mesmo de uma grande cidade. As mudanças podem trazer benefícios ou criar inconvenientes para as pessoas que residem ou transitam por aquele local, por isso a opinião da população que possa vir a ser exposta a essas intervenções, deve ser levada em consideração.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Construção civil e meio ambiente têm sido temas de estudo intensos. Setores públicos e privados analisam e investem em soluções sustentáveis para problema e todos concordam que reciclar é a melhor alternativa para o planeta.
O desperdício de materiais gera custos para toda a sociedade, as construtoras gastam mais para realizar seus empreendimentos e o poder público para recolher, tratar e descartar o entulho. Reciclar e reutilizar estes materiais são até 40% mais barato do que descartar os resíduos em locais apropriados, como a lei determina, pois garante menos extração de matéria-prima, preservando áreas naturais e promovendo a sustentabilidade.
O aproveitamento dos resíduos também contribui para a diminuição da poluição nas áreas urbanas, minimizando os riscos de enchentes e o assoreamento de rios e córregos. A emissão de gás carbônico, a extração de minérios e de madeira também diminuem.
Na economia clássica, como já sabemos, o objetivo de cada empresa é obter o maior lucro possível, na Nova Economia ou Economia Sustentável, aos fatores financeiros agregam os ambientais e sociais, que juntos formam o que chamamos de o "Tripé da Sustentabilidade".
A empresa L&Construção preocupa-se não apenas com o lucro, ou, além disso, com o uso e o desperdício dos seus recursos, com seus resíduos, seu lixo e com a sociedade ao seu redor, além do descarte dos seus produtos após o consumo.
Após o conhecimento sobre praticas sustentáveis a empresa L&Construção considera que para ir em frente com a aplicação da sustentabilidade em toda a cadeia de produção, deve incluir em suas estratégias três ações: estender o ciclo de vida de seus produtos; buscar tecnologias que levem à melhoria dos índices de sustentabilidade; e focar nas estratégias de sustentabilidade que se quer adotar, como o desenvolvimento econômico ou mudanças de práticas de negócios, e depois dessa definição, desenvolver a estratégia relacionadas à sustentabilidade.
REFERÊNCIAS
http://www.mma.gov.br/publicacoes/responsabilidade-socioambiental/category/90-producao-e-consumo-sustentaveis
HTTP://wwwtribosparceiros.org.br/biblioteca/cartilha%20uso%20racional%20agua
HTTP://www.akatu.org.br
PEREIRA, A. C.; SILVA, G. Z.; CARBONARI, M. E. E. sustentabilidade, responsabilidade social e meio ambiente. São Paulo: Saraiva, 2011.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando