Buscar

ATPS Fundamentos e Metodologia de Historia e Geografia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RIBEIRÃO PRETO, 26 DE MAIO DE 2015
ANHANGUERA UNIDERP
PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE HISTORIA E GEOGRAFIA
KELLY AP. INOCENCIO – RA 6374222162
INTRODUÇÃO
A HISTÓRIA: - História é a ciência que estuda a mudança. 
História é vida, é movimento, é transformação. História estuda a vida humana através do tempo: estuda o que os homens fizeram, pensaram ou sentiram enquanto seres sociais. 
- Processo de transformação onde todos os homens são agentes das constantes mudanças que ocorrem: processo histórico.
A Geografia é uma ciência humana que estuda relações entre a natureza e o ser humano. Seu objeto de estudo é o espaço. E por intermédio do espaço a Geografia busca conhecer a natureza, as ações e os movimentos que a sociedade realiza envolvendo seus aspectos econômicos e sociais. O espaço, para a Geografia, é formado sobre um substrato natural, o qual é constantemente modificado e utilizado por nós.
MAPA CONCEITUAL
Linha do Tempo
Nascimento 1982, na cidade de Doudaros, MS. (É lançando o álbum mais vendido da história: Thriller, do Michael Jackson (mais de 104 milhões de cópias vendidas. -Madonna lança o primeiro single de sua carreira: Everybody.)
Em 1989 mudamos para Marabá, PA.
Em 1990 mudamos para Ribeirão Preto, SP.
Em 1997 mudamos para Franca, SP.
Em 2002 voltamos para Ribeirão Preto, SP. ( realização do 1º curso superior, Administração )
Em 2004 casamento
Em 2006 – ( Brasil perde copa do mundo)
Em 2010 separação
Identificação Geográfica
 Todo e qualquer grande projeto, de construção, existem mudanças, escolha da área, comercio local, espaço geográfico, atitude, longitude, planície, etc. O terreno utilizado para a construção a Universidade foi amplo, analisando todas as necessidades, já que era um empreendimento grande e de qualidade. Em consequência dessa obra, foram valorizados os terrenos e imóveis locais, como também foi remodulado e ampliado as vias publicas, para facilitar o acesso, novos prédios foram construídos, o comercio local foi ampliado, barzinhos, muitos prédios comerciais entre outros foram surgindo. Sendo assim torna se possível analisar que a identificação geográfica da Faculdade é um local estratégico, onde não é central, para não ser tão tumultuado, como também não é retirado para não ficar tão longe, é um local cujo o terreno não é muito plano. Com estacionamento privado, e vários outros tipos de vantagens. 
Imagens da região da faculdade anhanguera Ribeirão Preto
Passado e presente de uma cidade 
 Toda evolução humana tem seu retrato, todo ser humano, local, cidade pais, tem suas marcar , sendo assim devemos utilizar de qualidade de recursos para a memorização analise e ensinamento do mesmo. Partindo desse pressuposto concluímos que o mapa mental é uma estratégia excelente para isso. Somos parte de um mundo, que foca a organização social e o meio de vivencia e seus ambientes. Para tanto se faz necessário o estudo da evolução histórica e suas marcas presentes. O mapa mental no ensino aprendizagem dos conteúdos trás grande eficácia no desenvolvimento e aprendizado do mesmo, pois possibilita analisar fatores, objetos, espaços, que antes não se observava. Sendo assim através da utilização do mapa conceitual em nosso trabalho tornou se viável a construção de conhecimentos próprios que antes eram despercebidos, fazendo com que a compreensão da realidade de vivencias torna se mais ampla e simples. Afinal o mundo é mutável o ser humano é adaptável, e com tantas diferenças de épocas o aprendizado deve ser constante. Através do estudo da geografia com a utilização do recurso do mapa mental é possível, aprender sobre as vivencias, praticas sociais, elementos que envolvem a natureza de forma direta, e sem ser cansativa. Sendo assim se faz necessário as modificações na evolução em um mundo tão moderno. 
Referências Bibliográficas  
CASTELLAR, Sonia; ABUD, Kátia. Ensino de Geografia e História. São Paulo: Cengage Editora, 2011. PLT 492. 
ANTUNES, Celso. A sala de aula de geografia e história: inteligências múltiplas, aprendizagem significativa e competências no dia-a-dia. 6ª ed. Campinas: Papirus, 2008. Disponível em: <http://books.google.com.br/books?id=fZvinOVU72IC&lpg=PP1&hl=ptBR&pg=PA4#v=onepage&q&f=false>.Acesso em: 04/06/2013. 
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e Prática de Ensino de História. 7 ed. Campinas: Papirus, 2003. Disponível em:  
< http://books.google.com.br/books?id=jkALc71ydOwC&lpg=PA23&dq=hist%C3%B3ria%20e%20geog rafia&hl=pt->. Acesso em 04/06/2013 
SPOSITO, Maria E. B. (Org.) Livros didáticos de história e geografia: avaliação e pesquisa. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006. Disponível em:  
< http://books.google.com.br/books?id=vfz3IxZSdEIC&lpg=PP1&hl=ptBR&pg=PP1#v=onepage&q&f=false>. Acesso 05/06/2013 www.google.com.br > (Vários acessos em dias diferenciados) http://pt.wikipedia.org/wiki/Piracicaba > acesso em 05/06/2013 http://www.wikipedia.org/>Acesso em 12/06/2013

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais