Buscar

fund adm

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nota: 58
Disciplina(s):
Fundamentos da Administração
	
	
	
	
	
	
Questão 1/5
Os objetivos são parte dos planos, e não é possível elaborar um plano sem que o gestor determine, com antecedência, os objetivos futuros a serem alcançados. Peci e Sobral (2012) enfatizam que as empresas podem optar entre dois sistemas de definição dos objetivos: aquele que é tradicional e centralizado e o que é descentralizado.Explique as diferenças entre esses dois sistemas.
Nota: 16.0
	Gabarito: O sistema tradicional e centralizado está baseado na hierarquia organizacional. Os objetivos são elaborados pela alta administração da empresa e, posteriormente, são subdivididos em objetivos específicos distribuídos em cada nível organizacional. Já o sistema descentralizado – Administração por Objetivos (APO) - todos os membros são envolvidos na definição de objetivos. 
Resposta:na centralização, a autoridade está centrada no topo em quanto que na descentralização,há distribuição de autoridade em outros níveis.
Questão 2/5
Os objetivos são parte dos planos, e não é possível elaborar um plano sem que o gestor determine, com antecedência, os objetivos futuros a serem alcançados. O plano serve para dirigir os gestores no processo de suas atividades e de toda a empresa. Os planos podem ser classificados de acordo com sua abrangência, horizonte temporal, grau de especificidade e permanência.Descreva as características de planos no nível estratégico, dentro do aspecto Abrangência:
Nota: 10.0
	Gabarito: No nível estratégico temos os administradores de topo, onde o planejamento tem foco em toda a organização; a orientação é de longo prazo; os objetivos e os planos são gerais. 
Resposta:é o processo que determina como a organização pode chegar e o que fará para executar seus objetivos.
Questão 3/5
A função de organização consiste em reunir e organizar os recursos da empresa para alcançar os objetivos. Existem quatro princípios que envolvem o processo de organização: especialização do trabalho, cadeia de comando, amplitude de controle e departamentalização.Como o princípio especialização do trabalho pode ser compreendido?
Nota: 20.0
	Gabarito: Especialização do trabalho corresponde ao grau em que as tarefas são divididas e padronizadas. Por meio da divisão do trabalho cada indivíduo realiza atividades nas quais vai se especializar. 
Resposta:É o grau em que as tarefas são divididas e padronizadas,por meio da divisão do trabalho cada indivíduo realiza atividades nas quais vai se especializar.
Questão 4/5
O planejamento pode ser formal (formalizado em documentos escritos) ou informal (em que os objetivos são definidos sem muita precisão). Cite pelo menos três (03) vantagens do planejamento formal:
Nota: 6.0
	Gabarito: Algumas das vantagens do planejamento formal são:
Proporciona senso de direção – provendo rumo para as atividades organizacionais;
Focaliza esforços – promovendo a integração e a coordenação das atividades dos membros da organização;
Maximiza a eficiência – estabelecendo o que é prioridade, evitando os desperdícios e otimizando esforços e recursos;
Reduz o impacto no ambiente – ajudando os administradores e gerentes a enfrentarem as mudanças ocorridas no ambiente;
Define parâmetros de controle – oferecendo critérios de avaliação de desempenho organizacional e permitindo o controle da organização;
Atua como fonte de motivação e comprometimento – facilitando a identificação do papel desempenhado por cada funcionário e proporcionando maior comprometimento e motivação;
Favorece o ajuste do ambiente quando necessário e potencializa o autoconhecimento organizacional – requerendo uma análise de forças e fraquezas internas e das ameaças e oportunidades que provêm do ambiente externo, buscando o melhor ajuste entre o ambiente interno e o externo;
Direciona as ações organizacionais, de modo geral.
Resposta:exercida na relação de subordinados a superiores,desempenhada pelos administradores,são os que determinam o que deve ser feito.
Questão 5/5
Na Administração por Objetivos (APO), os objetivos definidos de forma participativa são utilizados para monitorar, avaliar e controlar os desempenhos organizacionais e individuais.Cite três das principais desvantagens da Administração por Objetivos:
Nota: 6.0
	Gabarito: As principais desvantagens da Administração por Objetivos (APO) são:
1. Depende do apoio e do empenho da administração do topo.
2. Pode ser inútil e desmotivador em ambientes ou fases de mudança dinâmica.
3. Sobrevaloriza os objetivos individuais em detrimento dos objetivos organizacionais.
4. Concentra os esforços no curto prazo com prejuízo ao planejamento de longo prazo.
5. Pode consumir tempo excessivo e dar origem a muita burocracia
Resposta:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais