Buscar

PROJETO DE ATIVIDADE-CHO-2015

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROJETO DE ATIVIDADE PRÁTICA REFERENTE À DISCIPLINA DE 
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES – 2015
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA ATIVIDADE:
Conhecer a organização através de sua história, ciclo de vida, missão / negócio, macrofluxo de atividades e produtos.
Caracterizar a organização com foco nas relações sociais de trabalho – alvo de estudo e análise. 
Analisar os aspectos sociais e psicológicos que envolvem a compreensão das relações sociais de trabalho em uma Organização, especialmente quanto a relação do homem com seu trabalho, interação humana em grupo e cultura organizacional.
Observam-se inicialmente os conceitos que sustentam suas diretrizes, políticas, processos procedimentos, instrumentos, fluxos e resultados. Em seguida, são observados os aspectos pertinentes às relações grupais e, então, a relação individual do homem com o trabalho, entendendo-se a instituição nas dimensões macro, meso e micro organizacional.
ESTRATÉGIA DE COLETA DE DADOS / INFORMAÇÕES:
Entrevista dirigida com o profissional responsável pela gestão da unidade / setor em questão, ou na sua ausência, com o profissional designado.
Roteiro de observação descritivo do ambiente de trabalho, para análise dirigida.
Obtenção de material (cópias) fornecidas e autorizadas pela Organização Cliente, através do TERMO DE CONSENTIMENTO (modelo fornecido pelo CEPPE – Anexo 1) e da CARTA DE APRESENTAÇÂO (Apêndice A). Ambos deverão ser apresentados no início do semestre para a organização / instituição que se constituirá no objeto de estudo. Cabe ao professor responsável pela disciplina no respectivo campus, auxiliar na administração desta escolha da instituição ou unidade (departamento ou setor) e direcionamento das atividades ao longo do semestre.
METODOLOGIA:
 População alvo:
Trata-se de uma atividade proposta aos alunos do curso de Psicologia, de Secretariado e de Serviço Social, referente à disciplina de CHO, na qual cada grupo realizará uma visita ou contato com uma determinada instituição. A população alvo da pesquisa poderá abranger o contato com uma organização, entrevistando um gestor, profissional da área e/ou trabalhador de uma categoria particular, em um contexto específico de trabalho. Podem ser consideradas nesta situação, as instituições correspondentes ao primeiro, segundo ou terceiro setor.
 Instrumentos:
Como instrumento de pesquisa, será utilizado um roteiro de entrevista semi-estruturada com o gestor da área / unidade da instituição (Apêndice B) e um roteiro de observação do ambiente de trabalho (Apêndice C). A aplicação dos instrumentos utilizados será orientada pelo professor da disciplina.
 Procedimento:
Na primeira aula do semestre, o professor da disciplina disponibilizará aos alunos algumas instituições ou auxiliará na escolha e contato dos alunos com a mesma. Também na primeira aula serão divididos em sala os grupos de trabalho. Cada grupo deverá conter de 3 a no máximo 5 componentes. 
Da 2a à 5a semana os professores deverão preparar cada grupo para a visita e entrevista com o gestor, realizada no 1o e/ou 2o bimestre, esclarecendo questões como postura ética, elementos para a análise diagnóstica organizacional e explicando cada um dos instrumentos que serão utilizados.
	Durante o semestre será aplicado um roteiro de entrevista semi-estruturada com o gestor da área (Apêndice B) e após, será realizada uma observação do ambiente de trabalho através do roteiro previamente estipulado (Apêndice C), realizados na visita à instituição / unidade. A entrevista realizada com o gestor deverá contar com o TERMO DE CONSENTIMENTO apresentado pelo CEPPE (Anexo 1). Caso haja inclusão de questões no roteiro básico, o instrumento de pesquisa deverá ser mostrado e contar com o aval do professor antes de sua aplicação em campo.
	O professor da disciplina orientará a turma quanto à postura e objetivos da entrevista com o gestor, tais como:
Rapport
Apresentação
Objetivo da entrevista
Papel do entrevistador
Garantia de confiabilidade
Solicitação da colaboração do entrevistado
Solicitação da autorização de registro das informações
Término – abertura para questões que o entrevistado queira fazer e agradecimentos
Se houver autorização do entrevistado, será possível gravar e transcrever, para que possam ser destacados os trechos considerados interessantes e registrar impressões e hipóteses em relação a essa fala, neste caso, o uso do gravador e a transcrição devem estar mencionados no Termo de Consentimento.
Para facilitar o processo, o professor poderá estabelecer um horário e/ou seqüência de atendimento aos alunos para auxiliar na elaboração dos resultados e dissipar eventuais dúvidas, durante as aulas de orientação ou mesmo com os monitores da disciplina. 
Ao final do trabalho, o grupo deverá indicar uma estratégia e/ou plano de atuação profissional ou multiprofissional necessária e possível, a partir da demanda detectada no caso.
Os trabalhos pertinentes ao estudo de caso por grupo serão apresentados para a turma ao final do semestre e o professor poderá estabelecer critérios de avaliação considerando: trabalho escrito, participação nas reuniões de orientação, relação dos dados coletados com o referencial teórico desenvolvido no semestre, apresentação individual e estratégias desenvolvidas em equipe.
ANEXO 1: TERMO DE CONSENTIMENTO
 (modelo sugerido)
1. Nome do projeto: Compreensão do comportamento humano nas organizações de trabalho.
2. Justificativas e Objetivos Gerais: Conhecer a organização através de sua história, ciclo de vida, missão / negócio, macrofluxo de atividades e produtos, analisando indicadores para melhor compreensão das relações sociais de trabalho em uma organização. 
3. Procedimentos: Como instrumento de pesquisa, será aplicado um roteiro de entrevista semi-estruturada com o gestor da área / unidade da instituição e uma observação do ambiente de trabalho.
4.Garantia de acesso: em qualquer etapa do estudo, você terá acesso aos profissionais responsáveis pela pesquisa para esclarecimento de eventuais dúvidas. O principal investigador é a Professora Leonor Cordeiro Brandão que pode ser encontrado no endereço Av. Independência sem nº telefone 3412.1000. Se você tiver alguma consideração ou dúvida sobre a ética da pesquisa, entre em contato com o CEPPE – Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia – Rua Dr. Bacelar, 1212 – Vila Clementino – CEP 04026-002 - São Paulo – Capital – tel.: (11) 5586.4204 – e-mail: ceppe@unip.br
5. Garantia de saída: é garantida a liberdade da retirada de seu consentimento a qualquer momento, deixando de participar deste estudo, sem qualquer prejuízo;
6. Direito de confidencialidade: será preservada sua identidade, assim como as identidades de todas as pessoas por você referidas; 
Eu, ______________________________________ (nome do sujeito / representante legal) acredito ter sido suficientemente informado a respeito do que li ou do que foi lido para mim, descrevendo o estudo ”Análise do comportamento humano nas organizações de trabalho” .
Concordo voluntariamente em participar deste estudo, sabendo que poderei retirar o meu consentimento a qualquer momento, antes ou durante a realização do mesmo, sem penalidades ou prejuízos.
 
__________________________________ __________________ / /
Assinatura do sujeito/representante legal Local Data
	
Declaro que obtive de forma apropriada e voluntária o Consentimento Livre e Esclarecido deste sujeito ou de seu representante legal para a participação neste estudo.
__________________________________ _________________ / /
 Assinatura do pesquisador	 Local Data
APÊNDICE A: CARTA DE APRESENTAÇÃO À ORGANIZAÇÃO
(Local), ___ de ____________ de 201_.
À Instituição (nome da organização)
Prezado (a) Sr. (a)
	
Vimos pela presente, solicitar a autorização de V.Sa. ao(s) portador(es)
da presente, relacionado(s) abaixo, aluno(s) do 5º semestre do Curso de Psicologia da Universidade Paulista – UNIP do campus Sorocaba, para realização de um trabalho acadêmico referente à disciplina Comportamento Humano nas Organizações.
	Informamos a V.Sa. que se trata de um trabalho acadêmico curricular com a finalidade de conhecer e observar uma situação de trabalho, entrevistar o gestor da unidade, totalizando 04 horas do semestre vigente. Os dados colhidos serão apresentados à instituição ao final do trabalho ou quando solicitado, se preferirem.
	Esperando contar com a cooperação de V.Sa., enviamos nossas saudações cordiais.
Acadêmico(s):
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________
Leonor Cordeiro Brandão
Nº Funcional: 28196-4
 Docente responsável pela disciplina
APÊNDICE B: ROTEIRO DE ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA COM O GESTOR
IDENTIFICAR AS CARACTERÍSTICAS DA INSTITUIÇÃO / UNIDADE
Tipo da organização:
Localização/ Horário de funcionamento/Espaço físico
História
Missão, Visão e Valores
Negócio/Atividade Principal:
Objetivos e Políticas Gerais
Posição no Mercado/Posição Econômico-Financeira
Produtos/Serviços
Principais clientes
Principais concorrentes:
Organograma
Censo Organizacional: Número de Funcionários por área, escolaridade/qualificação predominante, tempo de casa, faixa etária.
Principais fatos que caracterizam o Estilo de Gestão e Supervisão praticados na Organização em geral.
Processos técnicos (organização do trabalho, equipamentos, tecnologia, condições materiais, insumos, subsistemas, interações entre subsistemas, produtos) :
Processos Sociais (Sistemas de gestão de pessoal: recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento de pessoal, avaliação, plano de carreira, benefícios, segurança e higiene) políticas, normas, regulamentos, comunicação, etc.
IDENTIFICAR CARACTERÍSTICAS DE AMBITO individual[1: Roteiro de entrevista adaptado de ALBERTO, Laura Cristina Foz Rodrigues. Os determinantes da felicidade no trabalho: um estudo sobre a diversidade nas trajetórias profissionais de engenheiros. - São Paulo: s.n., 2000. - 123p. Dissertação (mestrado) – Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Departamento de Psicologia Social e do Trabalho. Orientador: Sigmar Malvezzi]
- Dados pessoais: Idade, sexo
- Dados educacionais: 
Que especialidade e qual o ano de sua formatura? 
Quais cursos (graduação ou pós-graduação) que você fez?
Quais cursos você pretende fazer? 
Como foram feitas essas opções?
- Vida profissional: 
Como tem sido sua trajetória profissional? 
Como ocorreram as mudanças em sua carreira? 
Como e por que foram feitas as opções?
- Bem-estar, felicidade e infelicidade no trabalho: 
Quais foram as sensações e os momentos de felicidade e alegrias que você viveu?
Quais foram as sensações e momentos de infelicidade e frustrações que você viveu? 
- Percepção de empresas: 
Como devem ser as empresas para lhe trazerem felicidade no trabalho? 
O que mais o incomoda em uma empresa /empregador?
- Dados familiares: 
Quais as profissões ou ocupações dos seus pais, irmãos e cônjuge? 
Possui parentes com a mesma profissão?
Quais as impressões de sua família sobre sua atividade?
- Expectativas da carreira: 
Qual o seu projeto de vida profissional, passado, presente e futuro?
- Auto-avaliação do desempenho:
Qual o grau de satisfação com o seu próprio desempenho?
- Avaliação do trabalho:
Qual o sentido que o seu trabalho tem para você? 
Que impacto tem seu trabalho sobre a sua vida pessoal? 
OBS: podem ser inseridas questões pelo grupo, para observação de aspectos relativos ao que se quer investigar especificamente com o gestor, desde que haja a anuência do professor do campus antes de sua aplicação.
APÊNDICE C: ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO DA UNIDADE
ÂMBITO GRUPAL
OBJETIVO: Identificar as variáveis setoriais (formais) e grupais (informais) que influenciam a organização e o indivíduo. Procure registrar os acontecimentos e falas e, ao lado, as hipóteses e impressões em relação a esse dado.
Participação/Alienação/ Envolvimento – Satisfação - Saúde Mental
Identificar como cada pessoa se relaciona com seu trabalho nas expressões faciais e falas expressas sobre sua relação com o trabalho. 
Observar queixas expressas pelos funcionários/ trabalhadores relacionadas a sua atividade ou à organização/instituição.
Setor: 
Objetivos, interação, desempenho 
Instrumentos, ferramentas, documentos
Conflitos: 
Cooperação/Competição
Relações interpessoais: 
Comportamento do grupo – estilo, postura, atitudes, verbalização, papéis assumidos
Liderança: 
Comportamento do condutor do grupo – estilo, postura, atitudes, verbalização, papéis assumidos
Receptividade do condutor pelo grupo
Cultura e clima (valores e crenças básicas, regras de trabalho):
Observar o ambiente físico, fotos, vestuário, mobiliário, espaço entre as pessoas. 
Como foi o tratamento entre as pessoas que você encontrou 
Como você caracteriza o estilo das pessoas: jovial, formal, sério
Existem regras e regulamentos impressos em manuais de política de pessoal? São detalhadas?
Pergunte para as pessoas que você encontrar, verifique se as respostas são parecidas, quanto a se elas podem relatar aspectos das praticas organizacionais:
Qual o histórico dos fundadores da empresa?
Qual o histórico dos atuais dirigentes (promovidos ou trazidos de fora?)
Como a organização integra novos funcionários?
Como percebem a orientação, treinamento para as pessoas na unidade?
Como você percebe que o chefe e as pessoas definem o seu sucesso (volume de lucros, atendimento ao cliente, cumprimento de prazos)
Como você percebe a definição de justiça na alocação de recompensas?
Como você percebe os valores e demais elementos de cultura organizacional presentes?
Você consegue perceber alguém que pareça um transgressor na organização?
Como a organização responde a essa pessoa?
Você pode descrever alguma decisão a que tenho sido bem recebida?
Observe alguma decisão que não tenha dado certo.
Você descreve uma crise ou evento critico que tenha acontecido na empresa?
Qual a reação dos dirigentes? 
O que foi apreendido nesta experiência? (adaptado de Robin, 2000, p.501)
AVALIAÇÃO DO TRABALHO ESCRITO
O trabalho deverá ser apresentado em forma de relatório escrito ao professor, podendo ser avaliado de acordo com os seguintes critérios (até 10,0 com peso 2.0):
Conteúdo teórico pertinente			(2,0)
Participação na orientação 			(2,5)
Elaboração e análise dos resultados	(2,5)
 (relação da teoria com os resultados)	
Sequência proposta ao trabalho		(2,0)
Apresentação gráfica			 (1,0)
	
A apresentação do relatório deverá conter a seqüência abaixo e seguir as instruções apresentadas pelo Manual de Informações fornecido pelo CEPPE, encontrado na Internet também no site da UNIP:
Capa
Sumário
Introdução (com suas palavras, sem conter citações de autores, o grupo irá apresentar o trabalho de forma genérica, incluindo o objetivo geral; a justificativa ou importância do tema para o contexto atual; além de breve exposição da metodologia utilizada nesta pesquisa, em um texto cursivo)
1. Metodologia: 
1.1.- população alvo (descrição da empresa ou instituição e/ou participantes da pesquisa)
 1.2.- instrumentos utilizados (todos os contidos no conteúdo programático - apêndices A, B,C além do anexo 1)
 1.3.- procedimento (relato da seqüência utilizada pelo grupo na pesquisa, desde seu início até a elaboração do relatório final)
Resultados e discussão (citar questões centrais do diagnóstico realizado, bem como a análise dos resultados em geral realizando a articulação dos mesmos com a teoria pertinente ao
tema).
Conclusão / considerações finais (incluir as dificuldades encontradas durante a pesquisa e possibilidades de extensão do trabalho no futuro, bem como de intervenção possível diante da realidade analisada)
Referências Bibliográficas
Anexos (documentação encontrada pelos pesquisadores, disponível e já elaborada anteriormente, de caráter ilustrativo ou complementar à pesquisa)
Apêndices (documentação elaborada pelos pesquisadores para desenvolver a pesquisa, tais como roteiros de entrevista ou questionários montados pelo grupo)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando