Buscar

Como montar uma petição

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Regras da lógica jurídica
A petição é o meio pelo qual se convence o juiz de algo, por isso, ela deve obedecer às regras da lógica jurídica. Procure seguir o esquema abaixo sempre que possível:
1. O endereçamento não deve ser abreviado.
2. Entre o endereçamento e o início da petição, mantenha espaço suficiente para que o juiz possa dar seu despacho.
3. Qualificação do Requerente (autor, recorrente ou mesmo o réu, nos casos de defesa). Além dos dados completos, deve-se observar algumas peculiaridades:
Nome completo do requerente, nacionalidade, profissão, estado civil, portador da Cédula de Identidade nº e do CPF nº, residente e domiciliado na endereço completo, nesta Cidade, por meio de (nunca "através", pois essa palavra é utilizada para indicar transposição. Ex.: o sol entrou na sala através da janela) seu advogado signatário, vem, respeitosamente, à (sempre com crase, exceto se a preposição estiver relacionada diretamente ao pronome de tratamento) presença de Vossa Excelência (sempre por extenso), com base no que preceitua o art. nº, (vírgula obrigatória) do Código especificar, propor a presente
(pular uma linha e centralizar o nome da ação)
AÇÃO DE especificar
(pular uma linha e recomeçar no início da linha à esquerda)
em face de nome completo do requerido, nacionalidade, profissão, estado civil, portador da Cédula de Identidade nº e do CPF nº, residente e domiciliado endereço completo, nesta Cidade, pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos:
4. Dos Fatos: Narração sucinta dos fatos ocorridos.
5. Do Direito: Essa parte da peça deverá ser composta dos seguintes parágrafos:
Premissa maior: é o próprio direito. Indica-se o fundamento legal do pedido.
Premissa menor: é o fato resumido, demonstrando que ele se adequa ou é contrário ao direito.
Argumento de autoridade: pode-se citar uma doutrina e uma jurisprudência, nessa ordem. Para citações copiadas na íntegra, lembre-se de colocar as expressões "in verbis" ou "ipsis litteris" para indicar que aquele trecho foi copiado de alguma obra.
Conclusão: demonstrar que o fato se adequa ao direito e, portanto, a ação deve ser procedente. Ou que o fato é contrário à lei, devendo a ação ser julgada improcedente.
6. Do Pedido: Se a petição for inicial, deverá conter o pedido de citação do réu, sob pena deinépcia. Para iniciar o pedido você poderá valer-se das seguintes expressões: "Ex positis", Do exposto, Ante o exposto, Diante do exposto, etc.
7. Valor da causa.
8. Pedido de deferimento, data e assinatura do advogado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando