Buscar

ATPS EJA FINAL1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Anhanguera Educacional (Campinas 02) 
Pedagogia
Educação de Jovens e Adultos 
Débora Cristina dos Santos e RA 9978019324;
Simone Carvalho de Oliveira e RA 6580285157;
Vanessa Caires F. S. Bortoletti e RA 6506248507
EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS
CONHECENDO ESTA MODALIDADE DE ENSINO
Profª Tutora a Distância: Lindsey Nogueira.
Campinas / 2015
INTRODUÇÃO
Vamos apresentar neste trabalho o estudo do EJA, de maneira possível aprofundar os conhecimentos sobre vários aspectos, características desta modalidade de ensino, dos desafios históricos enfrentados no Brasil.
Será possível identificar e caracterizar um educando do EJA, através de sua realidade e necessidades.
Também será possível conhecer os objetivos, os conteúdos e propostas pedagógicas das Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA.
Vamos apresentar também as contribuições de Paulo Freire para a EJA no Brasil.
E para encerrar foi escolhida a disciplina de Língua Portuguesa para a elaboração do Plano de Aula.
Reconhecida apenas em 1996, como modalidade de ensino a EJA (Educação Jovens e Adultos), adaptado para pessoas que não tiveram acesso ou seguimento ao ensino fundamental e médio na idade apropriada.
Principalmente em regiões mais afastadas das capitais brasileiras, como no norte, nordeste e interior do pais, muitas crianças precisavam trabalhar cedo para ajudar na composição de renda da família.
E assim quando chegavam a idade adulta ainda não sabiam ler e escrever, itens necessários para serem “vistos com bons olhos” pela sociedade.
A EJA se tornou muito importante não apenas para a alfabetização, como também para que esses adultos tivessem melhores oportunidades de colocação profissional.
Essa modalidade de educação se tornou fundamental, não apenas para adultos como também para jovens com idade entre 15 a 17 anos ainda não sabem ler e escrever, por muitos motivos:
* Reprovas – muitos estudantes reprovam de ano, por vários motivos distintos;
* Distancia de escola – em muitas regiões os estudantes precisam andar quilometros para chegar até as escolas, enfrentar chuva, sol até chegar ao local de estudo;
* Desmotivação – estudantes que não gostam de estudar e começam a faltar, até que não frequentam mais o ambiente escolar;
* Trabalho Infantil – crianças que começam cedo no trabalho braçal na zona rural por exemplo
ETAPA 1 
A importância da Educação de Jovens e Adultos na sociedade atual. 
 
ETAPA 1 
A importância da Educação de Jovens e Adultos na sociedade atual. 
Algumas características marcam a sala de aula, como um local onde as relações humanas se encontram:
* Os adultos em sua grande maioria estão procurando por formação rápida, pois já estão inseridos no mercado de trabalho e procuram por crescimento profissional, mesmo com limitações tem força de vontade em aprender.
 * Os jovens e adolescentes, muitas vezes tem baixa auto estima, pois reprovaram várias vezes e preferem ir para a EJA fugindo dos constrangimentos.
 Após 30 anos ficou mais fácil trabalhar com a alfabetização de jovens e adultos, com a linha de ensino de Paulo Freire, a troca entre educador e educando, torna o ensino mais concreto.
Estamos em pleno século 21 e infelizmente o analfabetismo ainda se faz presente, não apenas no Brasil como em outras partes do mundo.
Com a união destes dois grupos de educandos é possível estabelecer uma conexão entre o universo da vida e o universo escolar, pois na concepção de Paulo Freire o aluno não deveria apenas aprender a ler e escrever mais usar esse universo escolar no cotidiano dele.
Desta forma seria possível questionar a veracidade da população, assim a educação teria uma função social, não apenas ensinar a ler e escrever.
A educação de jovens e adultos vem se renovando frente as novas condições culturais e reflexões pedagógicas. Muitos professores que fazem parte de programas de educação para jovens e adultos tem como experiência o ensino regular infantil, o que pode mudar o jeito de ministrar as aulas, pois são faixas etárias diferentes.
A proposta pedagógica são organizadas em três áreas: Lingua Portuguesa, matemática, estudos da sociedade e da natureza. Cada área tem um obetivo proposto, onde reúne a teoria sobre o ensino e aprendizagem, delimitando os campos do conhecimento. Para as áreas da Língua Portuguesa e matemática, as indicações de como se deve abordar cada conteúdo nos estágios inicias, já a área de estudos sociais e da natureza é considerada a sequência de interesse e necessidade do educando.
A sequência de ensino para jovens e adultos, pode variar bastante, quanto a duração, carga horária, organização da turma, pessoas com diferentes domínios, de matemática, leitura, escrita e conhecimentos sobre a sociedade e a natureza, mesmo com a enturmação a diversidade é sempre uma forte característica deste grupo.
Os objetivos gerais da proposta pedagógica são que os educandos sejam capazes de:
Compreender e dominar a cultura letrada;
Ter possibilidade de desenvolvimento cultural através do ensino básico ou profissionalizante;
Reconhecer seus direitos e deveres como cidadão;
Ampliar sua auto estima, fortalecendo sua confiança em si mesmo;
Exercitar sua emancipação, com responsabilidade.
ETAPA 2 
Proposta pedagógica para Educação de Jovens e Adultos
As Áreas da Proposta Pedagógica
Língua Portuguesa
O principal instrumento que temos para interagir e comunicar é nossa língua e com ela temos acesso a informação, saberes e culturas. A Língua Portuguesa envolve a linguagem oral, e ao prólogo e desenvolvimento da leitura e escrita.
Alguns dos objetivos:
Enriquecer a língua como seu veículo de comunicação;
Observar a variedade linguística;
Demonstrar interesse pela leitura e escrita como aprendizagem, lazer, arte, cultura e informação.
O professor deve criar situações em que o aluno consiga demonstrar o desenvolvimento de sua linguagem oral. Assim como o domínio da linguagem escrita e da leitura.
Matemática
É cada vez mais necessário saber matemática, para solucionar os problemas e também para o raciocínio lógico. Muitos jovens e adultos poucos escolarizados demonstram domínio mesmo que de maneira informal ou intuitiva.
Alguns objetivos:
Que o educando saiba valorizar a matemécia como instrumento para interpretar informações como telefone, endereços, etc.
Reconhecer como estímulo a solução de problemas;
Utilizar o processo de cálculo mental;
Conhecer medidas, geometria, estatísticas e gráficos.
ETAPA 2 
Proposta pedagógica para Educação de Jovens e Adultos
Estudos Sociais e da Natureza
O educando busca compreender criticamente a realidade em que vive, buscando valores, conhecimentos e habilidades.
Explicações sobre fenômenos da natureza ou de estudos sociais, fazem o educando não apenas memorizar datas comemorativas como também desenvolver o interesse em debater ideiais.
Alguns Obejtivos:
Fazer o educando se interessar pela busca de explicações, problematizando e solucionando fatos do cotidiano;
Valorizar e reconhecer sobre o meio natural e social;
Fundamentar seus argumentos, debatendo ideias;
Valorizar a qualidade de vida, como bem pessoal e coletivo;
Compreender as relações que os homens estabelecem entre si e os demais elementos da natureza.
ETAPA 2 
Proposta pedagógica para Educação de Jovens e Adultos
ETAPA 3 
 Qual a contribuição da pedagogia de Paulo Freire para a EJA?
No início de 1920, começam os movimentos civis e até mesmo oficiais contra o analfabetismo, considerado como “mal nacional” no Brasil. A pressão era presente pelo impulso da urbanização, o nascimento da indústria nacional, determinando a necessidade de formação de mão de obra especializada.
Mas somente em 1940, se começa a traçar um regime voltado a educação de jovens e adultos, em pesquisa realizada nesta época, foi registrado que 55% da população maior de 18 anos era analfabeta. Foram criadas várias campanhas com o intuito de alfabetizar e era apenas ensinado o fundamental a leitura, escrita e matemática.
Mas é na década
de 60 que aparece Paulo Freire e sua equipe, que alteram o foco da educação popular, que recomendava a metodologia do processo de alfabetização dos adultos e superem as técnicas e centralizem os princípios de conscientização. Propõe como saída a Educação Problematizadora, onde o desafio proposto por Paulo Freire era planejar a alfabetização de adultos para além da aprendizagem e criação de conhecimentos.
Antes o analfabetismo era apontado como a causa da pobreza e da marginalização, mas depois começou a ser observada a pobreza como uma questão social não democrata.
ETAPA 3 
 Qual a contribuição da pedagogia de Paulo Freire para a EJA?
Paulo Freire, reprovou a então chamada “educação bancária”, que considerava o analfabeto e ignorante uma gaveta vazia, onde o educador deveria colocar o conhecimento.
A proposta de Paulo Freire era uma ação educativa, que o educando não negasse sua cultura, mas que fosse se transfornando através do diálogo.
No início de 1964, foi aprovado o plano nacional de alfabetização, que previa que fosse espalhado por todo o Brasil o programa de alfabetização, orientado pela proposta pedagógica de Paulo Freire.
Denominada como “educação popular” inspirado pelo trabalho de Paulo Freire, tinha muitas práticas educativas de restauração e confirmação de interesses populares, inspirada pelo mesmo ideal de experiências anteriores, sendo desenvolvida de maneira informal no campo da sociedade civil.
Paulo Freire contribuiu para o desenvolvimento da teoria e da prática da alfabetização de jovens e adultos.
Paulo Freire, permitiu recuperar algumas dimensões no processo de alfabetização que não eram focalizadas diretamente. Como as dimensões políticas e dimensões sociais especialmente.
.
ETAPA 3 
 Qual a contribuição da pedagogia de Paulo Freire para a EJA?
Paulo Freire fala muito em diálogo no processo de aprendizagem, diálogo como uma troca, entre o educador e o educando, muitos educadores tomam essa troca como algo concreto, como por exemplo uma receita de bolo e em troca ensina aquele aluno a linguagem oral e escrita. 
Em 1996 ele defendia a Pedagogia da Indignação, onde sempre usou outros nomes para falar, como a Pedagogia do Oprimido, da Liberação, da Conscientização, da Esperança e da Autonomia. Mas todas em busca do mesmo ideal.
O método Paulo Freire, pode ser resumido nas seguintes etapas:
O estudo do universo vocabular, que parte da suposição da fala da cultura da gente do lugar, que deve ser pesquisado, descoberto, investigado.
A sondagem das palavras geradoras: das diversas frases que caracterizam o lugar de onde surgiram.
A apresentação dos temas geradores, tornando-se alusão a ideia de que as palavras guardam relação com a expressão de vida do educando.
As contribuições de Paulo Freire, foram além das fronteiras brasileiras, como também reconhecido pela mudança da Pedagogia na modalidade EJA, na América Latina.
.
ETAPA 4
 O que é Andragogia?
Andragogia é a arte e a ciência destinada a ajudar adultos a estudar e compreender o processo de aprendizagem de adultos.
Ela busca compreender o adulto considerando três aspectos: Psicológicos, biológicos e sociais. 
A Andragogia se assemelha a Pedagogia Transformadora, muito diferente a Pedagogia Conservadora.
O professor é visto como facilitador, a relação com o aluno é horizontal, existindo o diálogo, 
respeito e a confiança.
O ambiente é propício como conforto e informalidade, garantindo que o aluno se sinta confiante.
ETAPA 4
 Plano de aula
 Disciplina: Lingua Portuguesa.
 Tema: Conhecendo Cora Coralina e o texto Poema das Pedras.
 Área de Conhecimento: Sistema de Leitura e Escrita.
 Justificativa: A problemática envolvida que nos levou a planejar esta aula, é que o educando EJA possa se espelhar na história de Cora Coralina, que mesmo o equivalente ao segundo ano do ensino fundamental, foi uma escritora reconhecida. O alunos que além de ler o texto deverão interpretá-lo e assim interagir com o grupo descobrindo novas palavras encontradas no texto. 
 Objetivos: 
Gerais: Assimilar a importância de ler e escrever de forma correta.
Específicos: Ler e interpretar, destacar do texto as palavras propostas.
 Habilidades e Competências: Desenvolver a habilidade da leitura desfragmentada do aluno e a competência de identificação de palavras. A quantidade de vezes que aparece a palavra pedra, que se repete no poema.
ETAPA 4
 Plano de aula (Andragogia)
 Situação Didática ou Conteúdo: Será apresentada a vida de Cora Coralina, contar aos alunos como ela teve uma vida marcada como de muitas mulheres, que vivia presa aos afazeres domésticos e sempre com pouco dinheiro. Casou-se com uma pessoa, que nunca queria que ela ocupasse atividades de destaque. Descrever que Cora sempre gostou muito de escrever, mas só anos mais tarde recebeu o estímulo para publicar suas obras. Em sequencia, será distribuida cópias de seu texto “Poema das Pedras”, para cada um deles. O exercício é ler e identificar grifando as palavras que já sabem ler e escrever, inclusive a palavra Pedra que aparece diversas vezes no texto e pedir que esclareçam como encontraram. 
 Materiais ou Recursos Utilizados: Lápis de cor para grifarem, cópias da poesia “Poema das Pedras” de Cora Coraliona, giz, quadro, e folha sulfite. 
 Reflexões Finais: Trabalhar de forma que todos participem, praticando a leitura de palavras que os educandos já conhecem e ensinando palavras novas extraídas do texto.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 
Este trabalho foi muito importante para o nosso conhecimento, a compreensão e o aprofundamento deste tema, pois foi possível na primeira etapa identificando o educando da EJA, a realidade que o cerca e suas necessidades.
Na etapa seguinte foi importante por conhecer os objetivos e conteúdos da proposta pedagógica das Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA, elencando em tópicos os seus conteúdos.
Na terceira etapa, foi possível conhecer as tão importantes contribuições de Paulo Freire para a educação de Jovens e Adultos no Brasil, que ele sempre pleiteou a educação na forma de diálogo, onde seria uma troca entre educador e educando.
Na quarta etapa foi possível, conhecer o que é Andragogia, que muito diferente da Pedagogia Conservadora, e muito semelhante a Pedagogia Transformadora, estuda a arte dos adultos.
E para finalizar foi possível criar um plano de aula, para alunos da EJA, pensando em suas dificuldades e facilidades como alunos.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
AUTOR DESCONHECIDO. As contribuições de Paulo Freire para a alfabetização de adultos. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacaoinicial/contribuicoes-paulo-freire-alfabetizacao-515563.shtml> . Acesso em: 12 outubro 2015. 
CASTRO, Luana. Cora Coralina. Disponível em: http://www.brasilescola.com/literatura/cora-coralina.htm>
 Acesso em: 12 outubro 2015. 
FERNANDES, Elisângela. Por que jovens de 15 a 17 anos estão na EJA. Revista Nova Escola. Disponível em: . : : : : http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/jovens-15-17-anos-estao-eja-639052.shtml?pag=3.Acesso em: 12 outubro 2015.
MEDEIROS, Maria das Neves. A educação de Jovens e Adultos como expressão da Educação Popular: a contribuição do pensamento de Paulo Freire. V Colóquio Internacional Paulo Freire, 2005. Disponível em: http://scholar.googleusercontent.com/scholar?q=cache:t2uxlq730Q8J:scholar.google.com/&hl=en&as_sdt=0,5 > Acesso em: 12 outubro 2015.
RIBEIRO, Vera Maria Masagão. Proposta Curricular. Disponível em http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/propostacurricular/primeirosegmento/propostacurricular.pdf Acesso em 12 outubro 2015 
SOUZA, Maria A. de. Educação de Jovens e Adultos. 2. ed. Curitiba: IBPEX, 2011. PLT 561

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais