Buscar

Reflexão sobre o Direito como Sistema Disciplinador de Relações de Poder


Continue navegando


Prévia do material em texto

Os conhecimentos apreendidos serão de fundamental importância para a reflexão teórica envolvendo a compreensão necessária de que o direito, para ser entendido e estudado enquanto fenômeno cultural e humano, precisa ser tomado enquanto sistema disciplinador de relações de poder, a partir da metodologia utilizada em sala com a aplicação dos casos concretos, a saber:
 
Caso Concreto 1
Relações sociais comuns e relações jurídicas.
Leia a notícia publicada em 20/03/2008, no jornal O GLOBO, e responda, JUSTIFICADAMENTE, ao que se pede.
“ TRIBUNAL DO SUL RECONHECE UNIÃO ESTÁVEL GAY À DISTÂNCIA. O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul reconheceu como união estável um romance à distância vivido por um jovem brasileiro e um advogado americano milionário, já aposentado. Apesar de ser casado com uma mulher nos Estados Unidos, o americano manteve o relacionamento homossexual por quatro anos, entre vindas ao Brasil e viagens ao exterior. Com o fim do namoro, o brasileiro ganhou o direito de receber metade de um robusto patrimônio adquirido no Brasil, durante o romance, pelo americano.”
a) A notícia veiculada na matéria jornalística acima trata de relação homo afetiva. Esta é uma relação social comum ou jurídica? 
Jurídica. Pois já temos jurisprudência nesse sentido.
b) Pode um namoro vir a ser considerado como uma relação jurídica?
 Sim. Basta que nessa relação social seja praticado uma conduta prevista em lei.
Caso Concreto 2
Relação Jurídica. Conceito. 
 
Ao realizar, em um paciente, senhor Benedito, uma cirurgia para a retirada de vesícula, o médico, doutor Relapsoaldo, esqueceu um pedaço de gaze na região abdominal. O lamentável evento causou no paciente grave processo inflamatório, do qual, segundo a perícia técnica, resultou um ano de doloroso tratamento para que todo o corpo estranho fosse retirado do organismo lesado. A cirurgia foi realizada na Casa de Saúde Distração LTDA, pelo médico citado, que é preposto desta (é funcionário nomeado para que represente a empresa em determinado assunto).
Diante da situação que envolve senhor Benedito e a Casa de Saúde, resolva o que se pede:
a)Identifique as espécies de relações jurídicas apresentadas;
Em relação ao sujeito é uma relação concreta, complexa, principal e de direito privado.
Em relação ao objeto é uma relação obrigacional.
Em relação aos efeitos é uma relação de direito relativa, porque envolve apenas as partes envolvidas.
Direito materias, pois temos uma relação vivenciada apenas pelas parte disciplinadas pelo Código Civil.
b)Identifique os sujeitos da relação jurídica;
O paciente (polo ativo) e o Hospital (polo passivo).
c)Identifique o objeto da relação jurídica apresentada. Justifique a resposta;
Prestação de serviços médicos. O objeto é o que se procura alcançar com a relação jurídica.
d)Identifique o fato jurígeno da relação jurídica apresentada. Justifique a resposta;
Prestação de serviços médicos.
e)Identifique o vínculo de atributividade da relação jurídica apresentada. Justifique a resposta.
 Vínculo de atributividade é o vinculo que garante a pretenção do titular do direito,ainda que o devedor insista em nã cumprir a sua obrigação.
Caso Concreto 3
Espécies de relações jurídicas
ANTONIO CURIÓ VERDE MADEIRA, desejando promover a defesa do meio-ambiente, faz doação de uma casa que herdou de seus falecidos pais, AMADEU CANÁRIO  e ROSA ARARA VERDE MADEIRA, a uma associação sem fins lucrativos de nome BICHOS COM AMOR, com a obrigação de que ali fosse instalado um viveiro para   a criação de espécies exóticas de aves, no prazo máximo de três anos. 
Após quatro anos, o doador verificou que a obrigação não foi cumprida e ele pretende agora retomar e vender a casa. Observando as relações jurídicas acima descritas, responda justificadamente:
a) Quem são os sujeitos, o conteúdo e o vínculo das relações jurídicas descritas?
Antonio(sujeito) e os pais, o vínculo de atributividade que os une é a herança, o ramo especifico que fala sobra herança e das sucessões, a casa é o objeto.
b) Classifique cada relação jurídica quanto à espécie.
 A primeira relação é simples, concreta, principal e de direito privado; A segunda relação é compleca, acessória porque não tem vida própria, de direito privado.
 
Caso Concreto 4
Espécies de relações jurídicas
 
A Casa de Saúde Santo Onofre é uma sociedade civil que se dedica à prestação de serviços médico-hospitalares. Há cerca de um mês, recebeu intimação do 1º Ofício de Protestos de Ourinhos, sobre o protesto de uma duplicata, relativo à suposta dívida com a Lavanderia Brancura Total. Entretanto, jamais realizou qualquer negócio com esta Lavanderia. A Casa de Saúde Santo Onofre nega existir causa lícita para a emissão dessa duplicata e somente pode reputar que se trata de meio indevido de cobrança de valores ilegítimos e inexigíveis. Assim, propõe na Justiça uma ação de declaração de inexistência de relação jurídica em face da Lavanderia.
Considerando o conceito e as espécies de relação jurídica possíveis, responda:
 
a) No caso acima narrado, existe alguma relação jurídica material entre a Casa de Saúde e a Lavanderia? Por quê?
Depende. A resposta será afirmativa se a casa de saúde conseguir uma sentença favorável que reconhece a ilegitimidade da cobrança de valores e sua inezigibilidade.
E se caso for negativa terá as mesma proporções acima.
b) No caso narrado é possível vislumbrar a existência de uma de relação jurídica de ordem pública. Qual?  Como se caracteriza?
Na medida em que a casa de saúde procura o Estado para a solução do conflito, fica estabelecido uma relação processual. Esta relação é de ordem pública, pois está relacionado uma das funções do Estado.