Buscar

Ficha resumo 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI
CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: ECONOMIA BRASILEIRA
PROFESSORA: TERESINHA DE JESUS FERREIRA DA SILVA
ALUNA: MARIA EDINEIME LOPES (20149111761)
FICHA RESUMO UNIDADES 5 E 6 DO LIVRO ECONOMIA BRASILEIRA
CASTELO DO PIAUÍ-PI
NOVEMBRO DE 2015
	ANDRADE, Antonio Carlos de. Economia Brasileira. Teresina – PI: EDUFPI/UAPI, 2010. Unidades 5 e 6, pg. 134-158
A Unidade 5 inicia falando sobre o Governo Dutra Governo que acreditava que por tê-lo apoiado nos projetos de desenvolvimento, os Estados Unidos financiariam o desenvolvimento econômico Brasileiro. Não aconteceu. O Governo achou que praticando uma política cambial liberal abriria caminho pra a entrada de investimentos do exterior e a melhoria nos preços do café. O que não aconteceu. Uma opção para melhorar a economia seria desvalorizar o cruzeiro, o que criaria uma barreira de preços aos produtos importados e incentivaria as exportações brasileiras. 
A não desvalorização do câmbio levou os produtos brasileiros exportáveis perderem o mercado conquistado durante a Segunda Guerra Mundial. O Governo Dutra instituiu o controle do câmbio e das importações, adotou o sistema de contingenciamento a importações através de concessões de licenças prévias para importar, de acordo com as prioridades previamente definidas pelo governo. Esse sistema só foi abolido em 1951, com a volta de Vargas.
O final do governo Dutra apresentava aumento nos gastos públicos; forte controle sobre as importações; sobrevalorização cambial; condições favoráveis para o crescimento da indústria doméstica; livre conversibilidade das moedas. No entanto quando Vargas assumiu o governo pela segunda vez encontrou no campo interno a volta do processo inflacionário e desequilíbrio financeiro. No externo, a política americana ofereceu ajuda ao Brasil criando até uma Comissão Mista que se propunha a elaborar projetos que galgassem o desenvolvimento do país. Porém após as eleições de 1952 o novo governo americano decidiu que não financiaria nenhum dos projetos elaborados pela comissão.
Início de 1953: Agricultura cresce apenas 0,2% visto a seca do nordeste desde 1951. Vargas cria a lei do Mercado Livre como objetivo de aumentar as exportações e inibir as importações aumentando a entrada de capitais, mas as exportações diminuíram e a entrada de capital diminuiu em 46%. Em outubro do mesmo ano baixou a instrução 70 da Sumoc onde continham várias novas normas que conseguiu o início da melhora na situação ainda no mesmo ano. 1954 o Brasil sofre um boicote ao café efetuado pelos americanos, o que afetou a taxa cambial. Nesse mesmo ano o presidente Vargas foi deposto e suicidou-se. No governo de Café Filho foi realizada uma razoável desestabilização cambial, proteção às indústrias domésticas, proteção contra os similares importados.
O capítulo 6 fala sobre o Governo JK e seu surto de desenvolvimento através do seu Plano de Metas, bem retratado nesta obra, e a construção de Brasília. Jânio Quadros reescalonou os antigos e conseguiu mais empréstimos para o Brasil junto a instituições americanas e europeias. Numa tentativa de golpe, Jânio renunciou e tomou posse o seu vice João Goulart em cujo. O capítulo segue falando sobre o Plano Trienal de Desenvolvimento Econômico Social na tentativa de reduzir a inflação; a aprovação da Lei de Remessa de Lucros que reduziu a entrada de capitais estrangeiros em 40%. As contas públicas estouraram e o Plano Trienal chegou ao fim. E frente a grave situação econômica do país, Jango foi deposto em abril de 1964. Seu sucessor Castelo Branco realizou todos o atos reclamados pelos Estado Unidos

Continue navegando

Outros materiais