Buscar

Caso concreto da aula 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO - CCJ0106
TURMA: 3050
ALUNO: Eric Soares Lourenço
MATRÍCULA: 201508938989
AULA 8
	Causas da violência no Brasil
	Nos últimos anos, a sociedade brasileira entrou no grupo das sociedades mais violentas do mundo. Hoje, o país tem altíssimos índices de violência urbana (...); violência doméstica (...); violência familiar e violência contra a mulher, que, em geral, é praticada pelo marido, namorado, ex-companheiro etc. A questão que precisamos descobrir é porque esses índices aumentaram tanto nos últimos anos. Onde estaria a raiz do problema? (...) Já é tempo de a sociedade brasileira se conscientizar de que violência não é ação. Violência é, na verdade, reação. O ser humano não comete violência sem motivo.
	É verdade que algumas vezes as violências recaem sobre pessoas erradas, (pessoas inocentes que não cometeram as ações que estimularam a violência). No entanto, as ações erradas existiram e alguém as cometeu, caso contrário não haveria violência. Em todo o mundo as principais causas da violência são: o desrespeito, a prepotência, crises de raiva causadas por fracassos e frustrações, crises mentais (...). No Brasil, a principal "ação errada", que antecede a violência é o desrespeito. O desrespeito é consequente das injustiças e afrontamentos, sejam sociais, sejam econômicos, sejam de relacionamentos conjugais etc. A irreverência e o excesso de liberdades (...) também produzem desrespeito. E o desrespeito produz desejos de vingança que se transformam em violências. (...) (Valvim M Dutra - Extraído do Capítulo 9 do livro Renasce Brasil (www.renascebrasil.com.br)
	1. De acordo com o texto, é correto afirmar que:
	a. A violência acontece somente dentro de casa.
	b. O Brasil apresenta altos índices de violência nas cidades.
	c. A violência acontece somente em relação à mulher.
	d. Somente ex-companheiros brigam.
	Resposta: Letra b.
	2. Segundo o texto, a(s) principal(is)causa(s) da violência:
	a. É a fome.
	b. São sempre os ciúmes entre namorados.
	c. É a pouca escolaridade que as pessoas têm.
	d. É o desrespeito.
	Resposta: Letra d.
	3. Considerando-se as ideias do texto, é correto afirmar que:
	a. Praticamos ações violentas sem qualquer motivo.
	b. A violência é ação.
	c. É necessária a existência de um motivo para que se pratiquem ações violentas.
	d. As ações violentas são sempre praticadas por doentes mentais.
	Resposta: Letra c.
	4- Pesquisar em jornais, revistas e meios eletrônicos um caso de violência. Identificá-lo, segundo a classificação utilizada na aula e fazer um comentário sobre a(s) possível(is) causas que geraram esta situação.
	Notícia - Menina é levada a hospital após surra de corda e pai é detido no Acre. Pai teria acusado filha de roubo e dado surra para 'discipliná-la'. Homem foi liberado e deve responder por crime de maus-tratos. 
	"Segundo o pai, ele bateu nela com cordas. Ele foi preso e quando o interrogamos ele disse que bateu na intenção de discipliná-la. Além disso, no dia teria sumido um dinheiro do comércio dele, ele alegou que essa não era a primeira vez, e que filha era a única a entrar no local", disse.
	O pai da menina foi liberado e deve responder por crime de maus-tratos. A menina passou por exame de corpo de delito e, após receber alta médica, foi encaminhada ao Conselho Tutelar. 
	Ainda de acordo com o delegado, a criança ficou com muitas escoriações nas costas. Um dos dedos dela estava "trincado", mas ela disse que havia sido durante uma queda.
	"Ela disse que realmente desobedeceu ao pai, mas sobre o dinheiro ela não falou nada. O pai foi submetido a todos os procedimentos cabíveis. O pai vai responder por crimes de maus-tratos e deve se apresentar a Justiça", finaliza.
	O conselheiro Ronaldo Nascimento, que acompanha o caso, disse que a criança foi encaminhada para a casa da mãe pelo Conselho Tutelar do município e deve receber acompanhamento psicológico.
	"Depois do corpo de delito e de comprovadas às agressões, ela foi levada para a casa da mãe, já que os pais são separados. Uma assistente social deve acompanhá-la", explica.
	FONTE: http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2015/11/menina-e-levada-hospital-apos-surra-de-corda-e-pai-e-detido-no-acre.html
	Resposta: Como observado na notícia, trata-se de violência física, esse tipo de violência ocorre por meio de maus-tratos corporais (espancamentos, tapas, beliscões, castigos, queimaduras, etc.). 
	Causa - O pai acredita que a filha roubou dinheiro do seu comércio, ele alega que essa não era a primeira vez e que a filha era a única a entrar no local, disse que deu a surra em sua filha na tentativa de “discipliná-la”.

Outros materiais