Buscar

Resumo AV2 Historia do Direito Brasileiro Estácio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Grandes navegações
Portugal e Espanha foram os pioneiros na navegação porque tinham experiência no desenvolvimento de transportes e equipamentos marítimos, estavam interessados em explorar novos territórios e recebiam investimentos da burguesia e nobreza, e tinham influência da igreja católica para espalhar o cristianismo. A queda de Constantinopla fez com que as navegações pelo mediterrâneo fossem interrompidas e com isso, Portugal e Espanha foram explorar o “Novo Mundo”.
Poderes da Constituição de 1824
A constituição aconteceu por forte pressão social. Formou-se a primeira Assembleia Constituinte devido à influência liberal do Iluminismo.
• Legislativo: Os membros eram escolhidos e nomeados pelo Imperador.
• Judiciário: estava a cargo de magistrados e juízes e o órgão máximo era o Supremo Tribunal de Justiça.
• Moderador: de uso exclusivo e pessoal do Imperador, era um superpoder que lhe garantia a intervenção nos outros três poderes.
• Executivo: era exercido pelo Imperador e seus ministros. Cabia a este poder a indicação dos presidentes de província, que, por sua vez escolhiam os membros dos conselhos provinciais.
Tipos de Monarquia
Absolutistas: antes da criação das leis, durante todo o período do Império.
Constitucional: Com a divisão dos poderes, o rei exerce apenas o poder executivo paralelo dos poderes legislativos e judiciário e precisa respeitar as leis.
O tenentismo
Surge a partir da necessidade da divisão de poderes, antes mesmo do 2º reinado, quando Dom Pedro II tinha apenas 5 anos -> Período regencial -> regência trina (sul, norte e central). Fragmentação dos poderes. Surge a Guarda Nacional. Se estende por toda República Velha.
Crise no segundo reinado
Iniciou em 1880. A interferência de Dom Pedro II em questões religiosas, a classe média brasileira desejava mais liberdade, maior participação nos assuntos políticos do pais e redução de impostos (cerca de 60%). Os gastos excessivos na guerra do Paraguai, o conflito entre militares e governo e as questões escravistas (pressão da Inglaterra para abolir escravatura) ajudaram a provocar a crise. Mal. Floriano assume. 
Governo Provisório (1889 a 1891)
Proclamação da República – República Federativa do Brasil. Governo temporário de Marechal Deodoro para implantação das instituições republicanas e resolver problemas originários com o final da monarquia, até que houvesse a promulgação de uma nova Constituição. Principais fatos, características e ações do governo provisório: extradição da família real para a França; separação de Estado e Igreja; política voltada para o desenvolvimento industrial do país. 
O Voto em 1891
Promulgação da Constituição de 1891. Federalismo; voto universal masculino (mulheres, analfabetos, mendigos, padres e menores de 21 anos não podiam votar).
Código Eleitoral de 1932
Após a 1ª constituição, o voto passou a ser CENSITÁRIO. Só tinha direito a voto os donos de grandes propriedades (terras e escravos). Resulto na criação da Justiça Eleitoral, no voto secreto, na representação proporcional em dois turnos e no voto feminino (apenas para mulheres casadas e com autorização do marido).

Outros materiais