Buscar

RESUMO DAS AULAS TSP 1

Prévia do material em texto

RESUMO DAS AULAS TSP 1
CONCEITOS
Teoria da Evolução das Espécies - Mesmo sendo diferentes entre si, as espécies também se assemelham umas às outras, à medida que compartilham a mesma história evolutiva.
Psicologia Comparativa: Surgiu da ideia de fazer comparações entre as espécies a fim de conhecer melhor o comportamento de nossa própria.
Comportamento: O termo comportamento evidencia-se pelo comportamento observável e mensurável, definido de maneira clara e precisa, que será o objeto do estudo.
Objetividade científica: Considerada fundamental para a transformação da Psicologia em uma verdadeira ciência.
Livre-arbítrio: Noção desafiada pelo Behaviorismo. Refere-se à capacidade de escolha, ou seja, considera que são as próprias pessoas que causam o seu comportamento.
Realismo: Representa a ideia de que há um mundo real fora do sujeito que dá
origem a nossas experiências. Sua existência fora do sujeito torna-o objetivo,
isto é, independente de nossas concepções, o universo permanece exatamente
como é. Para o realista nossa aproximação da verdade é lenta e incerta porque
não podemos estudar o mundo objetivo diretamente.
Pragmatismo - A noção fundamental do pragmatismo é de que a força da
investigação científica reside não tanto na descoberta da verdade sobre a
maneira como o universo objetivo funciona, mas no que ela nos permite fazer.
Behaviorismo Metodológico: Não nega a existência da mente, mas nega-lhe o status científico ao afirmar que não podemos estudá-la pela sua inacessibilidade.
Behaviorismo Radical: Por negar radicalmente a existência de algo que escapa ao mundo físico, isto é, que não tenha uma existência identificável no espaço e no tempo (como a mente, a consciência e a cognição) e por radicalmente aceitar todos os fenômenos comportamentais. Nega a existência da mente, mas aceita estudar eventos internos.
Eventos Públicos - externos, compartilhados.
Eventos Privados - o mesmo que eventos internos. Privados por estarem ocultos e separados do domínio público, mas nem por isso estão menos sujeitos às mesmas regularidades que controlam o comportamento em geral.
Eventos Mentais - subjetivos.
Eventos Fictícios - considerados inobserváveis.
Reflexo – é uma relação entre um estímulo específico e uma resposta específica, por exemplo, quando um tipo de comida elicia (produz) salivação.
Estímulo – qualquer alteração ou parte do ambiente que produza uma mudança no organismo, por exemplo, a comida (estímulo) quando colocada na boca faz o organismos produzir saliva.
Resposta – qualquer alteração no organismo produzida por uma alteração no ambiente (estímulo), por exemplo, a saliva quando produzida depois da colocação da comida na boca. 
Intensidade do estímulo – é a força (ou quantidade) de um determinado estímulo, por exemplo, a quantidade de comida colocada na boca. 
Magnitude da resposta – é a força de uma determinada resposta, por exemplo, a quantidade de saliva produzida.
Leis do reflexo – constâncias nas relações entre estímulos e repostas.
Habituação – decréscimo na magnitude da resposta quando o mesmo estímulo é apresentado várias vezes, por exemplo, quando estamos em um local barulhento e após alguns minutos temos a impressão de que o barulho diminuiu.
Potenciação – aumento na magnitude da resposta à medida que novas eliciações ocorrem, por exemplo, quando estamos assistindo uma aula e o professor fica o tempo todo dizendo “OK?” e a cada “OK?” vamos ficando mais irritados.
Condicionamento Respondente ou Clássico: É um tipo de aprendizagem em que um organismo aprende a transferir uma resposta natural (instâncias do
comportamento) perante um estímulo chamado incondicionado ou não condicionado (considerados eventos no mundo) para outro estímulo inicialmente neutro, que depois se converte em condicionado.
Reflexo: Resulta de uma correlação observada entre um estímulo específico e
uma resposta específica.
Generalização: Trata-se da passagem da resposta condicionada para outros
estímulos parecidos em algum aspecto com o Estímulo Condicionado original.
Ou seja, consiste no aparecimento de respostas condicionadas perante
estímulos semelhantes, mas não iguais.
Discriminação: É o oposto a generalização. O organismo dá respostas a um
dado estímulo, mas não a estímulos semelhantes a ele, diferenciando, assim,
respostas a estímulos diferentes.
Extinção: Ocorre quando o estímulo condicionado for dissociado do estímulo
não condicionado.
Recuperação espontânea: É a reintegração do comportamento extinto. É a recuperação da resposta condicionada, quando esta já havia sido extinta por falta de associação dos estímulos. prática
Reforço: é um evento que sucede um comportamento e o incrementa. É chamado de reforçador porque tendem a fortalecer o comportamento que os produz.
Reforço positivo: se dá pela apresentação de um estímulo positivo (recompensa).
Reforço negativo: ocorre pela supressão de um estímulo aversivo. Trata-se de retirar uma situação adversa para aumentar a frequência de um comportamento.
Punição: Os eventos chamados punidores tendem a suprimir (punir) o comportamento que os produz. 
Punição positiva: diminui o comportamento com a apresentação de um estímulo.
Punição negativa: diminui o comportamento com a retirada de um estímulo.
Controle Aversivo: inclui tanto a punição positiva (pela apresentação de estímulos aversivos) como o reforço negativo (pela remoção de estímulos aversivos).

Continue navegando