Buscar

Discursiva Currículo Escolar

Prévia do material em texto

Discursiva Currículo Escolar
Questão 1/3
“A concepção pedagógica produtivista postula que a educação é um bem de produção e não apenas um bem de consumo. Tem, pois, importância decisiva no processo de desenvolvimento econômico. As análises que serviram de base a essa concepção foram sistematizadas principalmente na teoria do capital humano, cuja fundamentação filosófica se expressa pelo positivismo na versão estrutural-funcionalista. A referida concepção desenvolveu-se a partir as décadas de 1950 e 1960, tornando-se orientação oficial no Brasil sob a forma da pedagogia tecnicista.”
SAVIANI, DEMERVAL. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 168.
 
Com base nos conteúdos abordados no livro e nas aulas apresente ao menos cinco características da pedagogia tecnicista.
Nota: 26.7
	Tendo como base a concepção filosófica analítica tinha como objetivo a exatidão;
Neutralidade cientifica
Inspirada em princípios de racionalidade, eficiência, produtividade;
Seu currículo:
deve contemplar conteúdos baseados nos princípios científicos e manuais que visam a objetivos e habilidades que levam à competência técnica a partir de procedimentos e estratégias.
Enfatiza o desenvolvimento do pensamento e da ação instrumentais, de modo que o comportamento deve ser moldado de acordo com técnicas especificas.
Centra-se nos melhores recursos de ensino;
O professor é técnico do ensino
O aluno é o individuo para quem se transmite conhecimentos, desconsiderando seu potencial de criar, pensar, analisar e refletir.
61
Questão 2/3
Com base nas reflexões suscitadas no livro-texto e nas aulas sobre a política inclusiva, observe o Cartum dado e descreva:
Quais adaptações se fazem necessárias nas escolas a partir da implantação da política inclusiva?
Nota: 33.3
	É necessário que o aluno compreenda que com a política de inclusão as adaptações curriculares a serem feitas na escola são tanto de grande quanto de pequeno porte: seja nos objetivos, nos conteúdos e nos métodos, como também na adequação dos espaços, na aquisição de equipamentos específicos para cada tipo de deficiência.
.
Questão 3/3
Leia o trecho a seguir:
Embora simples, a pergunta "o que é currículo?" não tem encontrado resposta fácil. Desde o início do século passado ou mesmo desde um século antes, os estudos curriculares têm definido currículo de formas muito diversas e várias dessas definições permeiam o que tem sido denominado currículo no cotidiano das escolas. Indo dos guias curriculares propostos pelas redes de ensino àquilo que acontece em sala de aula, currículo tem significado, entre outros, a grade curricular com disciplinas/atividades e cargas horárias, os planos de ensino dos professores, as experiências propostas e vividas pelos alunos.
LOPES, Alice Casimiro. Teorias de currículo. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2013. Cap. 1.
 
Partindo das colocações feitas por Lopes, e dos conteúdos abordados no livro-base e nas aulas, explique:
O que é currículo? (60%) 
Quais são os aspectos que influenciam na concepção de currículo? (40%)
Nota: 33.3
	O aluno deve ter compreendido alguns aspectos sobre currículo:
Questão 1-
Currículo é o caminho a ser seguido, percurso a ser realizado, ele não é linear, mas é construído pela coletividade, por todos os que participam da caminhada;
é transformação não apenas no que se refere a mudar de sentido, mas também pela busca de novas alternativas, novas soluções, conquistas;
Questão 2-
Sua elaboração depende das condições que aqueles que o elaboram possuem: depende de suas concepções, seus conhecimentos e do que se apropriam em sua vivencia e das experiências que ainda irão construir;
O currículo é politico

Continue navegando