Buscar

Avaliação PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0609_AV_201403332762 » PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:  ELAINE 
	Professor:
	PAULO CESAR NOGUEIRA CABRAL
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 4,0        Nota de Partic.: 2        Data: 16/11/2015 09:59:57
	
	 1a Questão (Ref.: 201403547095)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	O Planejamento estratégico situacional (PES) é uma metodologia de planejamento estratégico de governo, desenvolvido pelo economista chileno Carlos Matus, a partir dos seus estudos e críticas às metodologias de planejamento tradicionais. Ele é desenvolvido em quatro momentos - explicativo, normativo, estratégico e tático-operacional - que podem acontecer a qualquer tempo, apesar de cada um possuir maior relevância em um determinado período do planejamento. Escolha um desses momentos e identifique o que é feito no momento escolhido.
		
	
Resposta: Estratégico: São definidas as estratégias para alcance dos objetivos da organização.
	
Gabarito: No momento explicativo são feitas a seleção e a análise dos problemas considerados relevantes e sobre os quais se pretende intervir; no normativo é definida a situação futura desejada e as operações/ações concretas que visam resultados; no momento estratégico é realizada a análise de viabilidade do plano nas suas várias dimensões: política, econômica, cognitiva, organizativa, entre outras; e no momento tático-operacional é feita a implementação do plano.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403547166)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	A formulação de estratégias funcionais ocorre em decorrência da formulação das estratégias corporativas e das estratégias de negócio, mas ela também pode ser realizada visando uma melhoria específica em uma das áreas funcionais da organização, a partir da determinação da alta-administração ou do responsável pela área. As áreas funcionais que constituem uma organização podem variar em função do tipo de atividade que ela desenvolve, mas basicamente elas se constituem em quatro áreas. Cite essas áreas e comente sobre as estratégias de uma delas:
		
	
Resposta: Recursos Humanos: se refere as pessoas que atuam na organização. Treinamento e capacitação das pessoas na organização.
	
Gabarito: marketing, produção / operações, financeira e recursos humanos marketing: As estratégias de marketing contribuem para o alcance dos objetivos organizacionais estabelecidos com a definição e implementação de ações que conduzem a organização a se adaptar ou influenciar o mercado, realizadas no contexto de cada elemento que constitui o mix de marketing (4 Ps): produto, preço, praça e promoção. Produção/operações: As estratégias de produção / operações contribuem para o alcance dos objetivos organizacionais estabelecidos com a definição e implementação de ações que conduzam a organização a produzir os bens e/ou serviços com eficiência, de forma a atender às expectativas dos clientes e obter alto padrão de desempenho. Financeira: As estratégias financeiras contribuem para o alcance dos objetivos organizacionais estabelecidos com a definição e implementação de ações que conduzam a organização a maximizar a eficiência e a eficácia da sua gestão financeira. Recursos Humanos: As estratégias de recursos humanos contribuem para o alcance dos objetivos organizacionais estabelecidos com a definição e implementação de ações que conduzam a organização a alinhar as pessoas, e seus respectivos desempenho e competências, às estratégias do negócio e metas organizacionais.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403542622)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Rafael está adotando o processo de gestão estratégica de sua empresa. Para tal, deverá realizar a conversão de dados e informações em conhecimentos estratégicos. Baseado em qual dos pilares da Gestão Estratégica ele chegou a essa consideração?
		
	
	Diagnóstico Organizacional
	
	Controle Estratégico
	 
	Planejamento Estratégico
	 
	Inteligência Competitiva
	
	Prospectiva Estratégica
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403543632)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Como críticas à escola do Posicionamento, uma das escolas de planejamento estratégico definidas por Mintzberg, podemos citar, EXCETO:
		
	
	Formulação das estratégias por meio de cálculos e modelos teóricos, inibindo a criatividade e o aprendizado.
	
	Ser voltada para grandes empresas, com maior poder de mercado, maior influência política e fraca concorrência.
	 
	Elaboração das estratégias a partir da sua posição na indústria e no mercado a qual pertence.
	
	Seu direcionamento para os aspectos econômicos e quantificáveis, em detrimento do social, político e não quantificáveis.
	
	Sua abordagem restrita.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403540502)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quanto tratamos de planejamento público, vemos que ele se constitui em um processo de elaboração, implementação e controle de um plano que promova, com eficiência, eficácia, efetividade e equidade, o bem-estar da sociedade, a partir do alcance dos resultados estabelecidos. Qual desses conceitos está relacionado com a otimização de recursos?
		
	 
	Eficiência
	
	Eficácia
	
	Equidade
	
	Efetividade
	
	Resultados
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403540515)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao entrar em uma determinada repartição pública, Gilmara viu a seguinte frase numa placa na parede: ¿Em 2017, o Rio de Janeiro é um lugar único para se viver e investir: próspero, seguro, ambientalmente sustentável, onde educação e cultura são valores inquestionáveis e transformadores.¿ Essa declaração corresponde ao conceito de: Ao entrar em uma determinada repartição pública, Gilmara viu a seguinte frase numa placa na parede: ¿Em 2017, o Rio de Janeiro é um lugar único para se viver e investir: próspero, seguro, ambientalmente sustentável, onde educação e cultura são valores inquestionáveis e transformadores.¿ Essa declaração corresponde ao conceito de:
		
	
	Ambiente
	
	Estratégia
	 
	Visão
	
	Missão
	
	Políticas e princípios
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403540519)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O ambiente organizacional é o contexto sobre o qual a organização desempenha as suas funções, podendo ser dividido em: ambiente interno, microambiente e macroambiente. São elementos do microambiente , EXCETO:
		
	
	Clientes
	
	Sindicatos
	 
	Funcionários
	
	Concorrentes
	
	Fornecedores
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403547100)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Qual das ferramentas de análise ambiental abaixo relacionadas é constituída pelo conjunto de macroprocessos, integrados por processos, que por sua vez reúnem as atividades da instituição que, interrelacionadas, agregam valor a medida que vão sendo executadas, até a entrega do bem e/ou serviço ao cliente da organização?
		
	
	Fatores Críticos de Sucesso
	
	Benchmarking
	 
	Cadeia de Valor
	 
	Análise PESTE
	
	Modelos das cinco forças de Porter
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201403547164)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Modelo das Cinco Forças de Porter é um dos mais utilizados para a formulação de estratégias de negócio. As cinco forças foram definidas a partir da identificação das pressões exercidas, sobre uma organização, pelos elementos existentes especificamente no ambiente:
		
	 
	Microambiente
	
	Geral
	 
	Interno
	
	Governamental
	
	Macroambiente
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403547437)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dentre os aspectos que podem influenciar na implementação das estratégias podemos citar, EXCETO:
		
	 
	Atuação dos concorrentes
	
	Estilos de liderança
	
	Cultura organizacional
	
	Estrutura da organização
	
	A tecnologia da informação e comunicação

Outros materiais

Outros materiais