Buscar

APOL 5 Mod C Fase I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL 5 Mod C Fase I
Questão 1/5
A incorporação das técnicas de gestão de risco em um sistema de gestão da segurança para o turismo de aventura foi elaborada com base no modelo PDCA, acrônimo que remente às palavras do inglês plan, do, check, act (em português, planejar, executar, verificar, atuar). Assinale V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas em relação aos aspectos ligados ao modelo PDCA, e em seguida assinale a alternativa correta:
Planejar: estabelecer os objetivos e processos necessários para fornecer os resultados de acordo com a política da organização.
Implementar: implementar os processos.
Verificar: monitorar e medir o resultado dos processos em relação à política, aos objetivos e às metas e reportar os resultados.
Agir: tomar ações para melhorar continuamente a performance do sistema de gestão.
Questão 2/5
A segurança é um quesito que vem sendo cada vez mais exigido pelos consumidores no turismo de aventura. Diante disso, o Decreto n. 7.381, de 2 de dezembro de 2010 (Brasil, 2010a), estabelece que as exigências de turismo que comercializam serviços de turismo de aventura devem dispor de sistema de gestão de segurança implementado conforme normas técnicas oficiais, adotadas em âmbito nacional.
A norma técnica NBR 15331, que dispõe sobre o Sistema de Gestão de Segurança no Turismo de Aventura, abrange, entre outros aspectos:
 
Inventário, análise e avaliação dos riscos das atividades realizadas.
Política, objetivos e metas de segurança.
Planos de tratamento de risco.
Programa de gestão da segurança.
Questão 3/5
A coleta seletiva de resíduos sólidos é realizada após a separação dos resíduos nos locais onde são gerados. A separação deverá estar relacionada com sua constituição ou sua composição, sendo:
Resíduos úmidos ou secos
Resíduos industriais
Resíduos da saúde e construção civil.
Questão 4/5
O certificado ISO 14000 é importante, pois atesta que a organização tem responsabilidade ambiental, o que valoriza seus produtos e marcas, sendo que para obter e permanecer com o certificado ISO 14000, a empresa deve se pautar na legislação ambiental do país, treinar e qualificar os funcionários para seguirem as normas, diagnosticar os impactos ambientais que está causando e aplicar os procedimentos para diminuir os danos ao meio ambiente.
A norma ISO 14001 (relativa aos sistemas de gestão ambiental), se aplica a qualquer tipo de empresa, independentemente de suas características, cultura, local, etc. A norma ISO 14001 apresenta alguns objetivos gerais, entre eles:
Estabelecer a criação, manutenção e melhoria do sistema de gestão ambiental e das áreas envolvidas em seu entorno.
Verificar se a empresa está em conformidade com sua própria política ambiental e outras determinações legais.
Permitir que a empresa possa solicitar uma certificação/registro do sistema de gestão ambiental, por um organismo certificador (empresa que dá o certificado) externo.
Questão 5/5
Na carta de Belgrado, foram estabelecidos os objetivos da educação ambiental, descritos por formas de atuação do homem para com o meio ambiente (Brasil, 2012). Os objetivos da educação ambiental são:
Conscientização: Contribuir para que os indivíduos e os grupos sociais adquiram consciência e sensibilidade em relação ao meio ambiente como um todo e a problemas relacionados a eles.
Conhecimento: Propiciar aos indivíduos e os grupos sociais uma compreensão básica sobre o meio ambiente como um todo, os problemas a ele relacionados e a presença e o papel de uma humanidade criticamente responsável em relação a esse ambiente.
Atitudes: Possibilitar aos indivíduos e aos grupos sociais a aquisição de valores sociais, de fortes vínculos afetivos com o ambiente e de motivação para participar ativamente na sua proteção e melhoria.

Outros materiais