Buscar

PROVA OBJETIVA GESTÃO E SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

×
Avaliação finalizada com sucesso. Anote o número do seu protocolo.
Sua nota nesta tentativa foi: 100
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
GEIZE FERNANDES DE OLIVEIRA - RU:  
 
Disciplina(s):
Gestão da Sustentabilidade Organizacional
Questão 1/10
Atendendo a uma demanda específica do ministério do Desenvolvimento Agrário, a equipe procurou construir uma ferramenta capaz de mensurar o desenvolvimento de forma multidimensional (tal como o DNA Brasil), porém atendo-se ao fato de que o indicador deveria ser aplicado aos territórios rurais. O Índice de Desenvolvimento Sustentável (IDS-Biograma) inclui algumas dimensões.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve, corretamente, estas dimensões:
	
	A
	Geográfica, demográfica, política-cambial, econômica, ambiental e cultural.
	
	B
	Social, demográfica, político-institucional, econômica, ambiental e cultural.
	
	C
	Social, rural, política-monetária, econômica, ambiental e cultural.
	
	D
	Rural, social, política-cambial, econômica, ambiental e cultural.
Questão 2/10
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale as opções que completam, corretamente, as lacunas do texto a seguir:
No Brasil, o “milagre econômico” definha a partir de 1974, o crescimento decresce drasticamente e a _________ aumenta a cada ano. O mercado interno apresenta sintomas de ___________ e ___________, enquanto na balança comercial o __________ se torna mais caro, assim como outras matérias-primas importadas. Seria uma crise econômica expressiva que o Brasil experimentaria até os anos de 1990.
	
	A
	população – economia – crescimento – petróleo
	
	B
	inflação – saturação – esgotamento - petróleo
	
	C
	população – saturação – esgotamento - dólar
	
	D
	inflação – saturação – crescimento - dóla
Questão 3/10
O ambientalismo é uma forma de pensamento e crítica social que adquire contornos depois da Segunda Guerra Mundial e, conforme Ted Benton (1996, p. 10), “cobre todo um âmbito de movimentos sociais e políticos e de perspectivas de valor que partilham da preocupação em proteger ou melhorar a qualidade dos contextos rural, urbano, doméstico ou de trabalho na moderna vida social”.
Quais as razões para o surgimento do ambientalismo?
	
	A
	O ambientalismo surge em função das barreiras que bloqueiam as mudanças no ambiente.
	
	B
	O ambientalismo surge para incentivar as mudanças no ambiente, pois, até então, não havia incentivo para intensificação e mudanças do processo de industrialização e urbanização que a expansão econômica alimentou
	
	C
	O ambientalismo surge em função das mudanças drásticas experimentadas no ambiente, sobretudo depois da intensificação do processo de industrialização e urbanização que a expansão econômica alimentou.
	
	D
	O ambientalismo surge em função dos problemas no contexto industrial e econômico, sobretudo depois da intensificação do processo de industrialização e urbanização que a expansão econômica alimen
Questão 4/10
Qual o papel das mudanças sociais vividas no Brasil recentemente para a emergência dos novos enfoques do desenvolvimento, tais como o capital social, o etnodesenvolvimento e a perspectiva da igualdade de gênero?
	
	A
	Outros elementos e demandas sociais passam a fazer parte da arena de discussão do desenvolvimento. Um ponto importante a ser frisado é, as mudanças na sociedade e na atuação do Estado não são essenciais para se compreenderem os novos temas e enfoques sobre o desenvolvimento, podendo ser descartadas a qualquer momento.
	
	B
	Apesar de outros elementos e demandas sociais não fazerem parte da arena de discussão do desenvolvimento, as mudanças na sociedade e na atuação do Estado são essenciais para se compreenderem os novos temas e enfoques sobre o desenvolvimento.
	
	C
	Outros elementos e demandas sociais passam a fazer parte da arena de discussão do desenvolvimento. Mudanças na sociedade e na atuação do Estado são essenciais para se compreenderem os novos temas e enfoques sobre o desenvolvimento.
	
	D
	Outros elementos e demandas sociais não fazem parte da arena de discussão do desenvolvimento e as mudanças na sociedade e na atuação do Estado não são essenciais para se compreenderem os novos temas e enfoques sobre o desenvolvimento.
0:30:14
Questão 5/10
Enquanto o termo “funcionamentos” se refere às realizações de fato, o vocábulo “capacitações” refere-se à habilidade de realizar. Por essa razão, Sem (2000, p. 33) insiste no aspecto geral da liberdade e na condição de
livre-agente dos indivíduos, afirmando que “ter mais liberdade melhora o potencial das pessoas para cuidar de si mesmas e para influenciar o mundo, questões centrais para o processo de desenvolvimento”.
Com base no enunciado acima, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve corretamente o conceito de “funcionamentos”.
	
	A
	São estados ainda não executados efetivamente pela pessoa, mas que são passíveis disto. É o conjunto de possibilidades que o indivíduo pode realizar.
	
	B
	São estados executados efetivamente pela pessoa, mas que não são passíveis disto. É o conjunto de possibilidades que o indivíduo deixou realizar.
	
	C
	Relacionam-se às potencialidades dos indivíduos quanto ao que jamais conseguirão ser e fazer.
	
	D
	Relacionam-se às potencialidades dos indivíduos quanto ao que podem ser (ter acesso aos benefícios de sua sociedade, possuir uma profissão bem definida) e fazer (o que compreende desde coisas elementares, como estar bem alimentado, até desejos mais complexos, tais como possuir atuação social).
Questão 6/10
A partir de meados dos anos de 1950, o capital estrangeiro passou a entrar no Brasil, com a implementação de indústrias de bens duráveis e de consumo.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O processo de substituição de importações dinamizou a industrialização brasileira, exercendo efeitos diretos no crescimento econômico experimentado no país.
	
	B
	O processo de substituição de importações aboliu a industrialização brasileira, exercendo efeitos negativos no crescimento econômico experimentado no país.
	
	C
	O processo de substituição de importações foi um passo negativo para a industrialização brasileira, diminuindo o crescimento econômico experimentado no país.
	
	D
	O processo de substituição de importações dinamizou a industrialização estrangeira, exercendo efeitos negativos, pois não favoreceu o crescimento econômico brasileiro.
Questão 7/10
Enquanto a teoria da modernização postulava que as nações deveriam seguir os passos trilhados pelos países já desenvolvidos e industrializados, transformando o sistema social, tornando-o mais moderno, as teorias cepalina e da dependência mantinham uma postura mais crítica, advogando que o subdesenvolvimento não era um problema de etapa de desenvolvimento, mas de posição na estrutura econômica mundial.
Com base no enunciado acima, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I - Os teóricos da Cepal defenderam a substituição de importações como via de desenvolvimento para a América Latina, procurando apontar também os fatores econômicos internos que impossibilitavam o crescimento.
II – Os pensadores da teoria da dependência mostravam que os fatores internos de obstáculos para o desenvolvimento eram de natureza política e econômica, sustentando que as elites nacionais dos países dependentes se aliaram e se orientaram para o exterior, formando uma estrutura histórica de dominação.
III – Os teóricos da Cepal e, também, os pensadores da teoria da dependência não defendiam a substituição de importações como via de desenvolvimento para a América Latina. Estes pensadores mostravam que os fatores externos de obstáculos para o desenvolvimento eram de natureza política e socioeconômica.
	
	A
	Apenas a alternativa I é correta.
	
	B
	Apenas a AlternativaII é correta.
	
	C
	Apenas as alternativas I e II são corretas.
	
	D
	Apenas as alternativas I e III são corr
Questão 8/10
Por que razão o etnodesenvolvimento e as iniciativas para igualdade de gênero podem ser considerados políticas de desenvolvimento e qual a importância delas no Brasil?
	
	A
	As duas iniciativas atuam separadamente e indiretamente nos problemas de desigualdade de gênero e de raça/etnia, inibindo as ações específicas para grupos sociais muitas vezes excluídos de maior parte das políticas públicas.
	
	B
	As duas iniciativas atuam indiretamente nos problemas de desigualdade de gênero, mas não atuam nos problemas de raça/etnia.
	
	C
	As duas iniciativas atuam diretamente nos problemas de desigualdade de gênero e, atuam, indiretamente nos problemas de raça/etnia, inspirando múltiplas ações para grupos sociais envolvidos na maior parte das políticas públicas.
	
	D
	As duas iniciativas atuam diretamente nos problemas de desigualdade de gênero e de raça/etnia e inspiram ações específicas para grupos sociais muitas vezes excluídos de maior parte das políticas públicas.
Questão 9/10
Todo projeto social passa por um ciclo que compreende diferentes fases. Uma destas fases é a implementação ou, também chamada, monitoramento.
Quais são essas fases deste ciclo de um projeto social?
	
	A
	Identificação, elaboração, aprovação, implementação/monitoramento e avaliação.
	
	B
	Identificação, declínio, aprovação, implementação/monitoramento e feedback.
	
	C
	Identificação, aprovação, descarte, implementação/monitoramento e renovação.
	
	D
	Introdução, elaboração, declínio, implementação/monitoramento e saturação.
Questão 10/10
Cerca de 20 anos depois da Conferência de Estocolmo, a ONU propôs uma nova conferência que viesse a implementar ações mais efetivas e pontuais quanto aos problemas ambientais. Entretanto, antes de a reunião ser realizada na cidade do Rio de Janeiro, em 1992, a entidade constituiu uma comissão a fim de preparar um documento que pudesse viabilizar a Conferência.
Como foi nomeada esta comissão?
	
	A
	Comissão Estadual sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.
	
	B
	Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.
	
	C
	Comissão Regional sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.
	
	D
	Comissão Municipal sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.
_1509982890.unknown
_1509982950.unknown
_1509983001.unknown
_1509983028.unknown
_1509983059.unknown
_1509983060.unknown
_1509983057.unknown
_1509983058.unknown
_1509983029.unknown
_1509983026.unknown
_1509983027.unknown
_1509983002.unknown
_1509982976.unknown
_1509982999.unknown
_1509983000.unknown
_1509982977.unknown
_1509982974.unknown
_1509982975.unknown
_1509982951.unknown
_1509982918.unknown
_1509982948.unknown
_1509982949.unknown
_1509982919.unknown
_1509982916.unknown
_1509982917.unknown
_1509982891.unknown
_1509982830.unknown
_1509982860.unknown
_1509982888.unknown
_1509982889.unknown
_1509982861.unknown
_1509982857.unknown
_1509982858.unknown
_1509982831.unknown
_1509982804.unknown
_1509982828.unknown
_1509982829.unknown
_1509982805.unknown
_1509982803.unknown
_1509982802.unknown

Continue navegando