Buscar

prova PPE I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			
	
	 Fechar
	Avaliação: CEL0469_AV_201501374346 » PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO I     
	Tipo de Avaliação: AV
	Professor:
	MONICA SILVA FERREIRA MIGUEL
	Turma: 9003/AB
	Nota da Prova: 4,5   Nota de Partic.: 2     Av. Parcial.:2     Data: 18/11/2015 14:30:50 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 663093)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O que é, para Demo (2001), a pesquisa como princípio educativo?
		
	
Resposta: A pesquisa na educação, tem um caráter reflexivo. Nos dias atuais o educador tem sido chamado a pesquisar, refletir sua prática, para o desenvolvimento da educação e da sociedade. Demo apresenta um tipo de pesquisa que se propõe a reconstruir teorias, ideias, ideologias e polêmicas. Tendo em vista os termos importantes para o aprimoramento´de fundamentos teóricos e os termos mediatos para o aprimoramento da prática, manejando criticamente conceitos, e práticas afim de desconstruir teorias, para reconstruí-las em outro momento.
	
Gabarito: E a utilização da pesquisa no processo ensino aprendizagem tanto do ensino superior como na educação básica. Os professores devem usar a pesquisa para estimularem os alunos a serem críticos, investigativos, questionadores e a buscarem respostas para as questões, cognitivas, sociais e cotidianas que lhes for imputado e não somente reproduzir o que os ouros transmitem,
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 672352)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Em que medida os programas de financiamento do Governo Federal dos cursos superiores (PROUNI, FIES) contribuem com a perspectiva da Universidade como um patrimônio de toda a sociedade?
		
	
Resposta: A realidade da educação no Brasil é lastimável, a desigualdade social é extravagante. Esses programas citados, levam às mãos da classe menos favorecida a oportunidade de se cursar um curso superior, já que as faculdades públicas só reforçam a desigualdade existente no país. Esses programas tem ajudado muitas pessoas, mas seria bom se pudéssemos dizer que leva a Uiversidade a ser um patrimônio de toda a sociedade, mas isso seria um pouco precoce. Agora como uma perspectiva, sim, foi um avanço, um programa que realmente ajuda os desfavorecidos a terem uma oportunidade de acesso a uma faculdade. Falando sobre medida, seria somente um pequeno passo dado tendo em vista que alcança um número ainda pequeno da população. O Brasil precisa de muitos programas como esse, não só para a graduação, mas para a educação num todo.
	
Gabarito: Os programas de financiamento do governo federal dão condições para que a parcela menos favorecida da sociedade também tenha acesso à Universidade.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 619071)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O nascedouro do Curso de pedagogia é a "Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras" concebida por Francisco Campos, na qual figurava um Instituto de Educação como unidade especial para formação pedagógica. O Curso organizado por Francisco Campos tinha como objetivos:
I - Preparar trabalhadores e intelectuais para o exercício das altas finalidades culturais de ordem desinteressada ou técnica.
II - Preparar candidatos para o magistério do ensino secundário, normal e superior.
III - Realizar pesquisas nos vários domínios de cultura que constituiam objeto de ensino.
IV - Realizar atividades de extensão visando a transformação econômica do país.
Estão CORRETAS as alternativas:
		
	 
	I, II e III
	 
	II, III e IV
	
	I, II e IV
	
	I, III e IV
	
	I, II, III e IV
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 676314)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Viveu-se uma determinada crise na formação do pedagogo até que, a partir do ano 2000, passou-se a estudar de que maneira o indivíduo dá sentido e forma suas experiências. Foi neste sentido que foi construído o sistema tripolar de formação do educador, que consiste em:
		
	 
	autoformação, heteroformação e ecoformação.
	 
	professor, supervisor e administrador;
	
	interdisciplinaridade, autonomia e liderança;
	
	professor, diretor e administrador.
	
	autenticidade, criatividade e objetividade;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 165893)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A idade moderna trouxe para educação uma reflexão sobre o papel das universidades, gerando mudanças na forma como era entendida e organizada. Desejava-se assim romper com os propósitos do período de seu surgimento, assim como a implantação de inovações que atendessem ao desenvolvimento tecno-industrial. Segundo Jasper: "ensinar é participar do processo de pesquisa. Só o homem voltado para a pesquisa pode realmente ensinar; do contrário, ele reduz seu trabalho a transmitir um pensamento inerte, mesmo sendo pedagogicamente ordenado, no lugar de comunicar a vida do pensamento" (K. Jaspers). Partindo desse princípio, em relação ao ensino e pesquisa, podemos dizer que:
1. A pesquisa é uma atividade que deve ser realizada pela elite dos professores com formação sofisticada, considerados doutores.
 2. Professor é quem tem uma bagagem para transmitir via ensino e não deve se dedicar à pesquisa.
 3. O pesquisador deve se dedicar também aos processos de socialização do conhecimento.
 Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas frases acima e logo após marque a opção que apresenta a sequência correta.
		
	
	F V F
	 
	F F V
	
	V V V
	
	F F F
	
	V F V
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 165927)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Revolução Industrial dos séculos XVIII e XIX decorreu da introdução de novas máquinas, como também, de novas relações de trabalho (sistema fabril) com a introdução da divisão social do trabalho, da introdução de novas técnicas agrícolas, do desenvolvimento dos transportes (navio a vapor, rodovias e ferrovias), do desenvolvimento de novas fontes de energia (carvão, petróleo e eletricidade) e um deslocamento da população do campo para a cidade para servirem de mão de obra barata para o desenvolvimento da indústria capitalista. Os novos tempos também influenciaram na forma de pensar e organizar a educação superior no Brasil e no mundo, gerando uma formação acadêmica que pressupunha o acesso à cultura:
		
	 
	Científica
	
	Popular
	
	Filosófica
	
	Vernácula
	
	Nacional
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 712805)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Há uma discussão do "ser" professor pesquisador que envolve a diferenciação entre a pedagogia do professor e a pedagogia do mestre. A função do professor é ensinar a todos a mesma coisa e a do mestre, anunciar, a cada um, uma verdade particular, uma resposta singular e uma realização. Nesse sentido, o mestre é o condutor do discípulo até si mesmo, um agente de seu processo de individuação. O discípulo confia no mestre para que o instrua e o conduza enquanto ele não for capaz de se conduzir sozinho, entendendo que a condição de discípulo é provisória. Assim, a experiência do mestre, adquirida através da prática e da sagacidade, é, na verdade, a capacidade de discernimento dos espíritos que, ao pressentir as possibilidades de cada um, propõe-lhes fins ao seu alcance, assim como os meios de alcançá-los, através da utilização das suas capacidades. As ideias do texto afirmam Há uma discussão do "ser" professor pesquisador que envolve a diferenciação entre a pedagogia do professor e a pedagogia do mestre. A função do professor é ensinar a todos a mesma coisa e a do mestre, anunciar, a cada um, uma verdade particular, uma resposta singular e uma realização. Nesse sentido, o mestre é o condutor do discípulo até si mesmo, um agente de seu processo de individuação. O discípulo confia no mestre para que o instrua e o conduza enquanto ele não for capaz de se conduzir sozinho, entendendo que a condição de discípulo é provisória. Assim, a experiênciado mestre, adquirida através da prática e da sagacidade, é, na verdade, a capacidade de discernimento dos espíritos que, ao pressentir as possibilidades de cada um, propõe-lhes fins ao seu alcance, assim como os meios de alcançá-los, através da utilização das suas capacidades. As ideias do texto afirmam I - a confiança do discípulo na figura do mestre; II - a busca de padrões nos processos de individuação; III - o entendimento das limitações e possibilidades de mestres e discípulos; IV - a percepção do mestre como condutor às verdades. De acordo com o texto podemos considerar corretas as afirmativas:
		
	 
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	
	As afirmativas II, II e IV estão corretas.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 20219)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Parafrasear significa expressar com suas palavras a ideia de um autor, devendo aparecer no texto o sobrenome do autor e o ano da publicação. Assim, quanto ao texto de Paulo Freire: "Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino contínuo buscando, reprocurando", que se encontra na página 32 da obra Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, publicado em São Paulo, pela editora Paz e Terra, no ano de 1999, podemos dizer que deve constar na referência bibliográfica de um trabalho acadêmico a seguinte alternativa:
		
	 
	FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
	
	FREIRE. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12. ed. 1999, São Paulo: Paz e Terra.
	
	FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 1999, em 12. ed. São Paulo: Paz e Terra.
	
	1999, FREIRE. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12. ed. São Paulo: Paz e Terra.
	
	PAULO FREIRE. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 621448)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Internet nasceu das necessidades militares do período pós-guerra entre as duas grandes potências mundiais na época, que são:
		
	
	China e Japão.
	 
	União Soviética e China.
	 
	Estados Unidos e União Soviética.
	
	Estados Unidos e Brasil.
	
	Estados Unidos e Europa.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 676334)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Pedro Demo apresenta um tipo de pesquisa que se propõe a reconstruir teorias, ideias, ideologia e polêmicas, tendo em vista os termos importantes para o aprimoramento de fundamentos teóricos e os termos mediatos para o aprimoramento da prática, manejando criticamente conceitos e práticas a fim de desconstruir teorias, para reconstruí-las em outro momento. De acordo com o contexto está se referindo a teoria
		
	
	Empírica,
	
	Metodológica.
	 
	Analítica.
	
	Prática
	 
	Teórica.
		
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 12/11/2015 até 24/11/2015.
Parte inferior do formulário

Outros materiais