Buscar

AV FILOSOFIA E ETICA 2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201511438870)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A aceitação de exigências e prescrições ocorre pela consciência que discerne o valor moral de nossos atos. Herdando valores universais sobre o certo e o errado (Bem/Mal) recebidos pela tradição e agregando juízos e avaliações estabelecidos ao longo da história humana, ela nos permite reconhecer dois grandes planos que orientam a moral. Explique quais são esses planos segundo Sánchez Vázques.
		
	
Resposta: São os planos factual onde agimos no momento conforme a necessidade, por exemplo em um acidente de trânsito, agimos no sentido factual pois não estavamos esperando por aquilo e o plano normativo onde seguimos as normas e regras estabelecidas dentro de uma mesma sociedade.
	
Gabarito: O normativo, constituído pelas normas ou regras de ação e pelos imperativos que enunciam algo que deve ser; e o fatual, ou plano dos atos morais, constituído por certos atos humanos que se realizam efetivamente, isto é, que são independentemente de como pensemos que deveriam ser.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Gabarito: O normativo, constituído pelas normas ou regras de ação e pelos imperativos que enunciam algo que deve ser; e o fatual, ou plano dos atos morais, constituído por certos atos humanos que se realizam efetivamente, isto é, que são independentemente de como pensemos que deveriam ser.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201510952309)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Entre a Filosofia Oriental e a Ocidental, há características que mostram Separação, Aproximação, Multiplicação e Particularização, mostre aspectos de ambas que permitem a APROXIMAÇÃO entre elas.
		
	
Resposta: Elas não podem ser comparadas ,pois no sentido em que as duas filosofias se fundamentam em relação ao mito, tentando posteriormente alcançar uma fonte de razão para as coisas.
	
Gabarito: As duas filosofias não se diferenciam, quando consideramos que em ambas há fundamentos retirados de mitos que servem de ponte para a atividade da razão, ou quando ressaltamos que a reflexão filosófica encontrada nos dois mundos prioriza uma idêntica capacidade racional presente em todos os seres humanos.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Gabarito: As duas filosofias não se diferenciam, quando consideramos que em ambas há fundamentos retirados de mitos que servem de ponte para a atividade da razão, ou quando ressaltamos que a reflexão filosófica encontrada nos dois mundos prioriza uma idêntica capacidade racional presente em todos os seres humanos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201511073257)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	6ª Circunstâncias especiais podem nos levar a rever uma promessa (quando vivemos uma situação de desespero, por exemplo), ocultar a traição de alguém conhecido (quando ela é o único meio de sobrevivência de quem a cometeu, por exemplo), ou omitir informações (não revelarmos a um conhecido seu estado terminal de saúde, por exemplo). A esta reflexão que nos leva a decidir que juízos ou ponderações devem nos orientar numa situação e a justificarmos a decisão tomada, como chamamos essa reflexão?
		
	
	Reflexão Estética;
	 
	Reflexão Ética;
	
	Reflexão Moral;
	
	Reflexão Lógica.
	
	Reflexão Metafísica;
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201511500378)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É correto afirmar que a moral:
		
	
	Se apresenta como um conjunto de regras que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade; essas regras são atemporais; elas são estabelecidas pela ética.
	 
	É um conjunto de valores contemplados pela sociedade contemporânea e que orientam o comportamento humano dentro dessa sociedade ; essas regras mudam ao longo da história; elas são submetidas aos valores morais.
	
	Representa as convicções individuais sobre o certo e o errado; essas convicções mudam ao longo do tempo; qualquer indivíduo tem que seguir suas convicções morais.
	
	Estuda as regras que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade; essas regras mudam ao longo da história; elas são submetidas aos valores morais.
	
	Estuda as regras que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade; essas regras são atemporais; elas são estabelecidas pela ética.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201510941662)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Podemos dizer que o capitalismo ....
		
	
	... é o único sistema que define o verdadeiro sentido de ética
	 
	transforma a sociedade num campo de batalha, no qual se trava uma guerra de todos contra todos
	
	é um sistema moralmente justo.
	
	não é marcado pela luta de classes
	
	é um sistema eticamente justo
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201511075392)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os meios empregados para alcançar os fins visados são um elemento do ato moral. Eles podem ser avaliados sob a perspectiva da responsabilidade moral. Nesse caso, qual aspecto do uso dos meios usados deve ser considerado? A) O custo baixo do uso dos meios empregados. B) A capacidade de alcançar os fins visados. C) As consequências para os outros. D) O tamanho do lucro atingível pela realização do ato. E) A eficiência na busca de realizar os fins estabelecidos.
		
	
	O custo baixo do uso dos meios empregados.
	
	O tamanho do lucro atingível pela realização do ato.
	
	A capacidade de alcançar os fins visados.
	 
	A eficiência na busca de realizar os fins estabelecidos.
	 
	As consequências para os outros.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201510941987)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	- Para o determinismo:
		
	
	Nem tudo que existe no mundo tem uma causa
	 
	Tudo que existe no mundo tem necessariamente uma causa
	
	Algumas coisas que existem no mundo têm causas
	
	A existência independe de uma causa, ela pode surgir repentinamente do nada
	
	Algumas coisas que existem no mundo não tem causas
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201510951389)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A frase que o fundador do positivismo proferiu sobre a liberdade: "Se a liberdade humana consiste em não seguir lei alguma, ela seria ainda mais imoral do que absurda, por torna-se impossível um regime qualquer, individual ou coletivo". Foi dita por:
		
	
	Hobbes
	
	Platão
	 
	Comte
	
	Aristoteles
	
	Julien de la Mettrie
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201510933933)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Princípios da ética cristã (período Patrística a Medieval) I- em primeiro lugar, a idéia de que a virtude se define por nossa relação com Deus e não com a cidade (a polis) nem com os outros. Nossa relação com os outros depende da qualidade de nossa relação com Deus, único mediador entre cada indivíduo e os demais. Por esse motivo, as duas virtudes cristãs primeiras e condições de todas as outras são a fé (qualidade da relação de nossa alma com Deus) e a caridade (o amor aos outros e a responsabilidade pela salvação dos outros, conforme exige a fé). As duas virtudes são privadas, isto é, são relações do indivíduo com Deus e com os outros, a partir da intimidade e da interioridade de cada um; II- em segundo lugar, a afirmação de que somos dotados de vontade livre ¿ ou livre-arbítrio ¿ e que o primeiro impulso de nossa liberdade dirige-se para o mal e para o pecado, isto é, para a transgressão das leis divinas. Somos seres fracos, pecadores, divididos entre o bem (obediência a Deus) e o mal (submissão à tentação demoníaca). Em outras palavras, enquanto para os filósofos antigos a vontade era uma faculdade racional capaz de dominar e controlar a desmesura passional de nossos apetites e desejos, havendo, portanto, uma força interior (a vontade consciente) que nos tornava morais, para o cristianismo, a própria vontade está pervertida pelo pecado e precisamos do auxílio divino para nos tornarmos morais. Qual o auxílio divino sem o qual a vida ética seria impossível? A lei divina revelada, que devemos obedecer obrigatoriamente e sem exceção. III- O cristianismo,portanto, passa a considerar que o ser humano é, em si mesmo e por si mesmo, incapaz de realizar o bem e as virtudes. Tal concepção leva a introduzir uma nova idéia na moral: a idéia do dever. Portanto, o cristianismo introduz a ideia de interioridade e de dever.
		
	
	Somente a alternativa III está correta;
	
	Somente a alternativa I está correta;
	
	Somente a alternativa I e III está correta;
	
	Somente a alternativa II está correta;
	 
	Todas as aletrnativas estão corretas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201511069273)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Podemos dizer que entre os conceitos abaixo, apenas um não é uma virtude moral. Qual seria?
		
	
	mansidão
	
	modéstia
	
	sobriedade
	 
	esperança
	
	generosidade

Outros materiais