Buscar

Atuação do psicólogo no cotidiano escolar

Prévia do material em texto

3 - Atuação do psicólogo no cotidiano escolar
	A escola é um ambiente sociocultural que possui uma estrutura perpassada por relações sociais na organização do trabalho e da produção. A escola é um aparelho do Estado, o qual não busca a evolução de sua estrutura para que a sociedade não seja beneficiada e não veja prejudica o Estado.
	A realidade da escola é uma construção social, porém de forma bem articulada nas histórias locais, pessoais e coletivas, sendo assim assumida ou ignorada, mascarada ou recriada pela vontade do Estado.
	A observação do psicólogo no contexto escolar é extremamente importante, porque o psicólogo terá uma visão ampla das questões que terão que ser analisada de forma mais minuciosa, ou seja, na observação da escola ele poderá averiguar o que é convergente, o que é divergente ou contraditório, nas diversas formas do existir da escola. 
	O cotidiano escolar dará ao psicólogo um espaço de conhecimento e intervenção, onde se encontra várias questões que precisão ser analisadas. A escola é um campo onde se encontra sujeitos individuais, que acabam levando sua singularidade para contribuir na construção da escola.
	No cotidiano escolar o psicólogo poderá perceber e analisar o que cada subjetividade traz como consequência para o cotidiano na escola, e poderá mediar as relações que fluem e que travam o desenvolvimento escolar.
	As representações sociais são as explicações e as afirmações que os indivíduos dão sobre sua realidade, ou seja, é o conjunto de significados que os indivíduos estabelecem para a sua realidade, significados esses que são expressos pela linguagem.
	Contudo podemos dizer que, ao tomar o cotidiano escolar como espaço social de pesquisa/intervenção, o psicólogo escolar terá acesso as mediações que os indivíduos estabelecem para compreenderem sua realidade as representações sociais e assim, poderá desvelar os mecanismos utilizados individual e coletivamente na construção de sentidos para a realidade escolar.
	A observação participante é metodologia mais adequada para o psicólogo escolar apreender, compreender e intervir no contexto escolar. A metodologia da observação participante, enfim, possibilita ao psicólogo escolar, inserido no contexto da escola, a verificar as apropriações reais e potenciais que acontecem.

Continue navegando