trabalho de adm e marketing
5 pág.

trabalho de adm e marketing


DisciplinaAdministração e Marketing em Odontologia15 materiais111 seguidores
Pré-visualização1 página
APLICABILIDADE DOS 4 P\u2019S NA RED BULL
APLICABILIDADE DOS 4 P\u2019S NA RED BULL
Trabalho de administração e marketing sobre a aplicação da teoria dos 4p\u2019s, orientado pela professora Miriam Sugahara Ribeiro, para obtenção de nota na M1.
MOGI DAS CRUZES \u2013 SP
2015
TEORIA DOS 4 P\u2019S
Foi criada na década de 50, a Teoria dos 4 P's, variáveis onde se pode administrar o composto mercadológico de uma empresa. As variáveis são:
Produto:  \u201cé qualquer coisa que possa ser oferecida e que satisfaça necessidades e desejos de um mercado\u201d.
Preço:  \u201cé o volume de dinheiro cobrado por um produto e/ou serviço\u201d.
Praça: \u201cé conhecido como ponto-de-venda ou canal de distribuição e pode ser descrito como sendo uma rede organizada de órgãos e instituições executam todas as funções necessárias para ligar os fabricantes aos usuários-finais a fim de realizar a tarefa de marketing\u201d.
Promoção: \u201cdivide-se em vários meios para atingir os clientes e que eles conheçam e tenham interesse de comprar o produto\u201d.
HISTÓRICO RED BULL
A Red Bull é uma bebida energética não alcoólica que se tornou um sucesso de vendas em diversos países, devido, em grande parte, a uma ótima campanha de marketing, uma excelente distribuição e um bom projeto de embalagem. Red Bull foi criado no ano de 1984, quando se iniciou a pesquisa de sabor e teve a sua comercialização legalizada somente três anos depois. O austríaco Dietrich Mateschitz, durante uma viagem de negócios a Tailândia, enquanto era executivo de uma empresa alemã e descobriu, casualmente, um líquido que continha substâncias estimulantes como cafeína e taurina. A bebida era grande sucesso naquele país e Mateschitz imaginou que faria sucesso também na Europa, onde ainda não era conhecida. Voltando para a Áustria, levou consigo uma pequena amostra dos compostos e uma ideia na cabeça.
"O marketing é a nossa principal matéria-prima, sem esquecer o produto, que é a pré-condição.", refere o empresário. Devido à sua vasta experiência na área de marketing e aos estudos realizados no World Trade Institute, Mateschitz conseguiu tornar realidade o seu sonho de conquistar a Europa e os EUA. "O poder da publicidade é muito mais forte do que as promoções em longo prazo", afirma. A Red Bull reserva cerca de 40% de seu faturamento para investimentos em marketing, o qual se caracteriza por ser muito inovador criativo e agressivo.
A receptividade por parte dos consumidores foi um sucesso progressivo. Atualmente, a Red Bull é comercializada em mais de 140 países. Anualmente, o faturamento da empresa ascende aos 21 bilhões de euros, com a venda de mais de três bilhões de latas.
APLICABILIDADE DOS 4 P\u2019S NA RED BULL
Produto: A empresa possui apenas um produto no portfolio, o próprio Red Bull Energy drink, cuja fórmula não está protegida por patentes. Veja na tabela abaixo os valores nutricionais de uma lata de Red Bull.
	Informação Nutricional Porção de 250 ml (Uma lata)
	
	Quantidade por porção
	 
	%VD*
	Valor Energético
	110 Kcal
	5
	Carboidratos
	28g
	9
	Proteínas
	0g
	0
	Gorduras Totais
	0g
	0
	Gorduras Saturadas
	0g
	0
	Gorduras Trans.
	0g
	**
	Fibra Alimentar
	0g
	0
	Sódio
	200mg
	8
	Vitamina B3 (Niacina)
	16
	100
	Vitamina B5 (Ácido Pantotênico)
	5,0mg
	100
	Vitamina B6
	1,3mg
	100
	Vitamina B2
	1,3mg
	100
	Vitamina B12
	1,0mcg
	42
	(*) Valores Diários de Referência com base em uma dieta de 2.000 calorias.
	
	
Fonte: Energy drink Red Bull (site)
Mateschitz concebeu o produto com a ideia de que sua embalagem o diferenciaria de outras bebidas. Para tal, contratou uma empresa de alumínio para fabricar latas de um tamanho pequeno, mas especial, com um rótulo de duas cores (azul e prateado), fácil de identificar entre outras latas.
Muitos consomem os energéticos com álcool etílico, como os da marca Red Bull, que é um estimulante, correndo o risco de existir uma reação antagonista ou apenas mascarante de embriaguez. Todos energéticos possuem na embalagem orientação para evitar o consumo deles com qualquer tipo de bebida alcoólica.
Preço: A red Bull é uma bebida cara, mas seu efeito diante o cansaço e o desgaste físicos é extremamente evidente após degustá-la. O preço pode variar de R$5,00 à R$15,00 a lata, dependendo do local onde está sendo vendido.
Existem diversas concorrentes no mercado, porém o preço praticado por elas é semelhante. Alguns deles como é o caso do Burn da Coca-Cola, a variação de preço é a mesma.
Praça: A boa distribuição faz parte dos ingredientes certos do sucesso. Dependendo do país, a empresa dispõe de carros pintados com o logo da bebida que circulam nos locais onde os jovens costumam se reunir, para promover e distribuir gratuitamente o produto. Nas faculdades, recrutam estudantes para representar a marca junto dos restantes jovens, são os chamados SBM (student brand manager), responsáveis por uma área específica do marketing da empresa chamada Consumer Collecting. A bebida pode ser encontrada também em bares e discotecas, o que não foi muito positivo para a publicidade do produto, com a sua associação ao álcool e às drogas. Trata-se de um infeliz fato ligado às bebidas energéticas.
Promoção: A marca do logotipo do touro vermelho surgiu com o posicionamento "Red Bull revitaliza o corpo e a mente" e o famoso slogan "Red Bull dá-te asas". Os jovens e o esporte foram os símbolos eleitos pela marca para caracterizar a sua imagem e veiculá-la em campanhas de marketing. Como nesses dois grandes universos se encontram perfis diferentes de consumidores, os assessores de marketing da empresa sugeriram concentrar nos esportes radicais e nos jovens que se identificam com riscos e desafios. A ideia demonstrou ser uma combinação perfeita, a marca transmite um estilo de vida. Além disso, a marca investe em propagandas em meios de telecomunicações de massa como a televisão e rádio em horários de destaque.