Buscar

recreação infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Educação Infantil é a etapa do desenvolvimento educacional cuja especificidade demanda profissionais preparados para conduzir e orientar situações relevantes na formação ampla do indivíduo, determinando o adulto que poderá ser a partir das experiências pedagógicas oportunizadas pela família e instituições educacionais. Sendo assim, tal projeto terá como problemática pesquisar os níveis de formação e preparo profissional dos professores que trabalham a educação física infantil.
Tem se notado que há profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Arte-Educação, Pesquisadores, Psicopedagógos, Recreacionistas, e demais interessados no desenvolvimento das aprendizagens na infância. A justificativa desta abordagem se fundamenta no princípio básico de ensino que diz que todo o processo educacional necessita levar em consideração as características, potencialidades e limitações das crianças a que se destina. O estudo de desenvolvimento motor humano fornece um referencial para que se possa compreender estas características e, por conseguinte, facilita a estruturação de programas de Educação Física mais apropriados. A partir deste projeto poderá ser abordados conteúdos que serão desenvolvidos a partir da compreensão do movimento humano e sua importância nos processos biológico, intelectual, afetivo e sócio-cultural do desenvolvimento da criança
Como as crianças se adaptam ao meio ambiente? A auto estima está como uma meta essencial na Educação Infantil com o intuito de desenvolvê-la e preservá-la é uma proposta sempre presente ao se trabalhar com crianças na educação infantil?
A autonomia é vista como uma finalidade maior na educação de crianças pré escolares nortear as atividades de educação física para favorecer tal processo julga discernir o porque da educação física infantil, as indagações indicam uma necessidade para realizar aproximação e contato com a criança e estratégia de construção de conhecimento e auto-percepção. Educação física infantil é só apenas o brincar na escola?
Hoje, com a evolução dos estudos psicológicos e educacionais sobre o desenvolvimento infantil, descobre-se como este brincar , aparentemente sem maiores compromissos e tão desvalorizado pelos adultos é fundamental para a construção do pensamento e do conhecimento pela criança e mais especificamente para aquisição da leitura, da escrita e do raciocínio lógico-matemático. "

Outros materiais