Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIENCIAS SOCIAIS - 1º Período



Continue navegando


Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIENCIAS SOCIAIS – AV1
- CIÊNCIAS SOCIAIS 
É uma das ciências humanas que tem como objetivos de estudo a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações. 
Antropologia: Estuda o homem a partir da cultura, tenta entender os significados sociais;
Ciência Política: é o estudo da política – dos sistemas políticos, das organizações e dos processos políticos. Envolve o estudo da estrutura dos processos de governo ou sistema equivalente de organização humana que tente assegurar segurança, justiça e direitos civis; 
Sociologia: Estudam fatos que resultam da vida em sociedade;
Filosofia: Estuda a razão
- SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
A Sociologia é o estudo das relações que os seres humanos fazem durante a vida. É uma ciência relativamente nova, surgiu no séc. XVIII depois de ocorridos como o surgimento do capitalismo e a revolução industrial. Surgiu em um momento histórico particular e procurava responder a questões específicas emergidas a partir desse momento.
Acontecimentos de ordem cultural - Modificações nas formas de “pensar” da época;
Acontecimentos de ordem econômica - Transformações trazidas pela Revolução Industrial;
Acontecimentos de ordem política - Mudanças trazidas pelas Revoluções 
- TIPOS DE CONHECIMENTO
Conhecimento Mítico – explicar o mundo a partir da ação de entidades forças, energias, criaturas, personagens além do natural. (Ex: mulher de algodão, gato preto...);
Conhecimento religioso – sagrado e profano religião ritos, sacramentos, orações;
Conhecimento filosófico – amor à sabedoria, busca pelo conhecimento. Não oferece soluções definitivas ideologia orienta a prática intelectual;
Conhecimento de senso comum – aprendizado acumulado de gerações na tentativa do homem de resolver problemas, juízos pessoais e individuais. (Ex: boldo da vovó, manga com leite...);
Conhecimento Científico – investigação metodológica, sistemática da realidade causas e concluir leis buscam validade.
- CIENCIA NATURAL X CIENCIA SOCIAL
Na ciência natural – Explica o comportamento, consegue reproduzir o fato de qualquer lugar do mundo. (Ex: ratinho com colesterol);
Na ciência social – Precisa ser levado em conta o lugar onde o fato estudado ocorreu.
- CULTURA
 “Cultura é todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem na condição de membro da sociedade” - Edward Tylor.
O homem é o resultado do meio cultural e herdeiro de um longo processo cumulativo, que reflete o conhecimento adquirido pelos ancestrais.
- SOCIALIZAÇÃO
A socialização implica na adaptação a certos padrões culturais existentes na sociedade, ou seja, indivíduos em sociedade agem de acordo com as regras impostas pela sociedade.
- RITO DE PASSAGEM
	Ins erir-se fisicamente para observar e avaliar a cultura de outro, não podendo se envolver emotivamente com o objeto estudado. 
- ETNOGRAFIA
Trabalho de campo, através do qual se produz a análise e a descrição do grupo estudado, o pesquisador vai até o local (o campo de estudo) e investiga os costumes culturais, as regras, as relações que deseja aprender. 
- DETERMINISMO GEOGRÁFICO
	Acreditavam que todos que habitavam o mesmo espaço geográfico se comportavam da mesma forma.
- ETNOCENTRISMO
	Julgar o comportamento alheio levando em conta o comportamento próprio como sendo o correto.
- RELATIVISMO CULTURAL
	Respeitar a forma do outro se comportar (Oposto de etnocentrismo).
- GLOBALIZAÇÃO 
Quebra das fronteiras entre mercados mundiais. No mundo contemporâneo a diversidade cultural assumiu relevância para compreensão dos fenômenos sociais de Globalização. Globalizar não significa padronização da cultura. 
O movimento antiglobalização contesta não só o domínio econômico norte-americano mais também sua dominação cultural. 
- CONTROLE SOCIAL
Punir o marginal para manter a sociedade controlada.
FUNDAMENTOS DAS CIENCIAS SOCIAIS – AV2
- POSITIVISMO, Auguste Comte
 Auguste Comte, filósofo francês, foi considerado o fundador da Filosofia Positiva e da sociologia (1798 – 1857). Elaborou sua concepção da Ciência Social que chamou primeiramente de “Física Social” e, depois, “Sociologia”. Segundo alguns estudiosos foi ele quem, na verdade, inventou a palavra sociologia.
 Pode-se dizer que o conhecimento positivo tem como fundamento “ver para prever, a fim de prover”, ou seja, conhecer a realidade para saber o que acontecerá a partir das nossas ações, para o ser humano melhorar sua realidade.
- A LEI DOS TRÊS ESTADOS
	ESTADOS
	CARACTERÍSTICAS
	Teológico (imaginação)
	Explicações transcendentais da realidade. Domínio da magia e da religião.
	Metafísico (Especulação)
	Explicação da realidade por meio da reflexão. Domínio da filosofia.
	Positivo (Ciência)
	Concentra-se nas explicações científicas da realidade.
- CONSEQUENCIAS
Negação da luta de classes – harmonia entre as classes sociais.
Necessidade de um Estado forte, centralizador, mantenedor da ordem.
- LEMA POSITIVISTA
Amor como princípio, ordem como base, progresso como objetivo
- A SOCIOLOGIA DE DURKHEIM séc. XIX (1858-1917)
 “Toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter.”
- CARACTERÍSTICAS DOS FATOS SOCIAIS (representações coletivas)
Possuem uma capacidade de coerção sobre os indivíduos ↔ coercitividade.
São exteriores à consciência individual ↔ exterioridade.
São ao mesmo tempo, gerais, e numa dada sociedade, independente de suas expressões individuais ↔ generalidade.
Coercitividade, a coerção social é a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformar-se com regras sociedade em que vivem, independentemente de sua vontade de escolha.(idioma, formação familiar e código de leis).
Exterioridade, isto quer dizer que eles existem e atuam sobre o indivíduo independente de sua vontade ou de sua adesão consciente.
Generalidade, é social todo fato que é geral em uma sociedade ou grupo, isto é, que se manifesta na generalidade dos indivíduos dessa sociedade. Porém, nem todo o geral é social, já todo o social é geral. 
- ANOMIA
 Anomia é a ausência, desintegração ou inversão das normas vigentes em uma sociedade; neste caso, a consciência “perde” os parâmetros de julgamento da realidade. Ela vai acontecer em momentos extremos, tais como: guerras, desastres ecológicos, econômicos etc.
- DUPLA CONCIENCIA
Consciência Individual: “Personalidade” - Conjunto de traços mentais e emocionais que identificam um indivíduo e o distingue de todos os outros.
Consciência Coletiva: Conjunto de crenças e sentimentos comuns aos membros de determinada sociedade. Forma um sistema determinado com vida própria.
A teoria sociológica de Durkheim pretende demonstrar que os fatos sociais têm existência própria e independente daquilo que pensa e faz cada indivíduo em particular. Embora todos possuam sua consciência individual sua conduta, seu comportamento será determinado pela consciência coletiva.
A consciência coletiva não se baseia nas consciências individuais, singulares ou de grupos específicos, mas está espalhada por toda a sociedade.
- SOLIDAREIDADE MECÂNICA - o princípio das semelhanças
É o princípio que preside a organização das sociedades ditas “primitivas” ou simples como as sociedades tribais – onde se observa realmente uma extraordinária homogeneidade econômica e cultural entre clãs, famílias e os próprios indivíduos.
Solidariedade mecânica: era aquela que predominava nas sociedades pré-capitalistas, onde os indivíduos se identificavam por meio da família, da religião, da tradição e dos costumes; permanecendo, em geral, independentes e autônomos em relaçãoa divisão trabalho social. (a consciência coletiva exerce todo seu poder de coerção sobre o indivíduo) – DIREITO REPRESSIVO 
- SOLIDARIEDADE ORGÂNICA - princípio das diferenças
Solidariedade orgânica: é aquela típica das sociedades capitalistas onde, pela acelerada divisão do trabalho social, os indivíduos se tornam interdependentes. (Nas sociedades capitalistas a consciência coletiva se afrouxa) – DIREITO RESTITUTIVO. 
É a integração realizada a partir da diferenciação entre indivíduos e grupos no interior da sociedade.
Sistema de funções diferentes que unem relações sociais definidas e produzidas pela divisão do trabalho ↔ Especialização.
Centenas de pessoas aguardam ônibus no terminal Parque
D. Pedro II, centro de São Paulo. A greve do metrô prejudica
o transporte cerca de 2,5 milhões de pessoas.