Buscar

Lugar geométrico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO
PROFa. MARIA HELENA JUNQUEIRA CALDEIRA
GEOMETRIA ANALÍTICA – LISTA 2
LUGAR GEOMÉTRICO. 
Escrever a equação do lugar geométrico de um ponto que se move de maneira que: a) está sempre 2 unidades à esquerda do eixo Y. 
 b) está sempre 4 unidades acima do eixo X;
 c) está sempre à igual distância dos eixos X e Y.
Escrever a equação do lugar geométrico de um ponto que se move de maneira que: a) sua abscissa é sempre igual a duas vezes sua ordenada; 
 b) sua ordenada é sempre igual a sua abscissa aumentada de 2 unidades;
 c) sua abscissa é sempre igual ao inverso de sua ordenada.
Um ponto se move de tal maneira que sua abscissa diminuída de 3 é sempre igual a duas vezes a ordenada do ponto. Determinar a equação do lugar geométrico.
Escrever a equação do lugar geométrico de um ponto que se move de maneira que a sua distância à origem é sempre igual a 2.
Um ponto se move de maneira que sua distância ao ponto A(2, 3) é sempre igual a 5. Determinar e identificar a equação de seu lugar geométrico.
Determinar a equação do lugar geométrico de um ponto que se move de maneira que é sempre eqüidistante dos dois pontos A(1, -2) e B(5, 4).
Determinar a equação do lugar geométrico de um ponto que se move de maneira que o quadrado de sua distância ao ponto A(4, 1) é sempre igual a sua distância ao eixo Y.
Um ponto se move de maneira que sua distância ao eixo X é sempre igual a sua distância ao ponto A(0, 4). Determinar a equação do lugar geométrico.
Escrever a equação do lugar geométrico de um ponto que se move de maneira que a soma dos quadrados de suas distâncias aos dois pontos A(3, 5) e B(-4, 2) é sempre igual a 30.
Escrever a equação do lugar geométrico de um ponto que se move de maneira que a diferença entre os quadrados de suas distâncias aos dois pontos A(2, -2) e B(4, 1) é sempre igual a 12.
�

Outros materiais