Buscar

A FAMÍLIA E A MORTE aula 8 (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
A FAMÍLIA E A MORTE 
Baseado na apostila de Tanatologia on line - UNESA
*
Lidar com um paciente terminal implica lidar com uma família com dúvidas, aflições e angústias. 
A possibilidade de perder um ente querido pode despertar toda sorte de sentimentos nos familiares.
*
Nem sempre é possível curar o paciente. No entanto, aliviar seu sofrimento, assim como o de sua família, não só é possível como preciso.
A Equipe de Saúde deve compreender a dor vivenciada pelos familiares diante da possibilidade de uma separação definitiva que os levará a uma desestruturação e, por conseguinte a uma necessidade de adaptação à nova realidade.
*
Os cuidados a serem dispensados à família do paciente terminal, começam durante a doença, quando ocorre o “luto antecipatório”, e se estendem após a morte do paciente.
A iminência de morte de um membro da família, principalmente se for de criança desestrutura o grupo familiar levando a explosão de intensos sentimentos de revolta, desespero, depressão e negação da realidade.
*
A família apresenta três níveis interrelacionados de equilíbrio:
Intrapsíquico: equilíbrio psíquico que cada membro busca. 
Interpessoal: membros da família em interrelação.
Social: família como uma unidade, influenciando e sendo influenciados pelo ambiente social ou extrafamiliar. O que ocorre com um membro da família afetará as respostas de outros membros.
*
LUTO
O luto é uma resposta saudável e normal nas situações de perda. Segundo Parkes, é o preço que pagamos pelo amor, pelo compromisso.
*
*
*
*
Aceitar a morte do ente querido é o primeiro passo para deixá-lo ir.
Abrir mão de um amor possessivo é, também, um outro passo importante.
Reconhecer os aspectos bons da relação com o outro que parte é uma maneira de guardar boas lembranças, o que ajuda na vivência do luto.
*
Fortalecer o canal de comunicação entre a equipe e a família ajuda a resolver problemas emergentes e a aliviar a angústia.
Uma equipe equilibrada pode transmitir a ambos, família e paciente: calor humano, atenção e carinho, ajudando-os a ultrapassar o sofrimento diante da finitude.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais