Buscar

Questões do II capítulo do livro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal Do Recôncavo Da Bahia - UFRB
Centro de Artes Humanidades e Letras - CHAL
Colegiado de Serviço Social
Disciplina: Economia
Docente: Lúcia Aquino
Discente: Caliane Patrícia
Questões do II capítulo do livro: Economia Política – Uma introdução crítica.
1 – Defina o conceito de excedente econômico e indique as causas e as conseqüências do seu surgimento para as comunidades primitivas.
 	R- Excedente econômico é a parte da riqueza produzida que excede a parte da riqueza produzida mais do que necessário, gerando assim acumulação. Ela surge nas sociedades primitivas quando começaram a domesticar animais e praticar atividades agrícolas, as comunidades começaram a avançar e fazendo com que produzissem mais o que o necessário para o consumo surgindo a troca de produtos. A conseqüência foi a criação de classes sociais e exploração. 
2 – Tendo o texto de Netto e Braz como referência, defina os conceitos de Forças Produtivas, Relações de Produção (diferenciando as relações técnicas e as relações sociais de produção) e Modos de Produção.
R- As forças produtivas são os modos com que os humanos desenvolvem suas relações de trabalho, que podem ser técnicas ou sociais, sendo que a primeira está diretamente ligada a especialização do trabalho, e as tecnologias empregadas neles, já as relações sociais não dependem só da tecnologia usada, mas da propriedade que os produtores exercem que podem ser coletivas (não tendo exploração), e privada tendo proprietários e não proprietários.
4 – Conforme Netto e Braz, o escravismo significou, na visão de Engels, um avanço na História Humana. Como o próprio Engels e os autores explicam essa visão? Vocês concordam com esse ponto de vista? Expliquem.
R- Os autores explicam que o escravismo, começou a diferenciar a comunidade dos outros grupos, uma vez que a sociedade foi dividida em classes fundamentais e em formas de poder político “estado”. Em parte concordo com o ponto de vista de autor, pois, o surgimento do escravismo proporcionou a sociedade um avanço, mas avanço esse desfrutado apenas pelos proprietários (dono), havendo um retrocesso na classe oprimida, uma vez que o excedente econômico modificou as sociedades primitivas permitindo uma produção mais que necessária gerando acúmulos, sendo que no escravismo os proprietários são os únicos que ficam com o acúmulo.
5 – Ainda de acordo com Netto e Braz, o desenvolvimento do comércio promoveu transformações expressivas no sistema socioeconômico e político vigente entre os Séculos XIV e XVI. Expliquem essas transformações. 
R- Com o desenvolvimento do comércio, os burguês se tornaram protagonistas trazendo várias transformações para o seu próprio desenvolvimento, abrindo o século XIV com um novo estado burguês e com um modo de produção capitalista.

Outros materiais