Buscar

MARCO TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA - FISMA
CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA
Ética 
PROF: Josie Costa
ASSUNTO: resenha 
NOME: MARCELO DOS SANTOS MENEZES
Santa Maria, Outubro de 2015
 A experiência
A Experiência é um filme alemão lançado em 2001, dirigido por Oliver Hirschbiegel, cujo gênero é suspense. O filme conta a experiência psicológica realizada por um grupo de cientistas, no qual foi proposta para aproximadamente 20 presos. A ideia era dividi-los em dois grupos onde uma parte interpretaria os detentos e a outra seria a guarda em uma prisão simulada. Após o experimento, eles iriam receber por todos os dias que estiveram dentro dela. Haveria regras as quais ambos os grupos deveriam respeitar. E funções as quais deveriam ser cumpridas devidamente. 
Durante toda a experiência os dois grupos eram vigiados por câmeras posicionadas em lugares estratégicos. Os cientistas faziam anotações e comentários sobre as respectivas atitudes deles diante de determinadas situações. Os prisioneiros recebiam números ao invés de usarem seus nomes e deveriam vestir apenas roupões, sem roupa de baixo e chinelos de borracha, visando aumentar o desconforto e a desorientação. Para os guardas, não era permitido o uso de violência física. Nos primeiros dias, o clima de amizade ainda se instalava no lugar. Os guardas ainda se mantinham hesitantes em mandarem os detentos seguirem suas ordens. E com essa flexibilidade, o outro grupo se sentiu mais confiante em não obedecê-las. 
Porém, a partir do momento em que um dos detentos descobre que havia um impostor entre eles, começa a rebelião. Esse impostor era um ex-repórter que carregava consigo, preso em seus óculos, uma pequena câmera. Após essa revelação, os guardas começam a ser mais rigorosos e, em contra partida, os presos se tornaram menos receptivos as ordens recebidas. Os métodos de torturas se agravam até que um dos presos acaba sendo morto com decorrência disso. 
Em menos de uma semana, após o início da experiência, os cientistas percebem que tinham perdido o controle deles e, mesmo assim, não dão por encerrada. Causando uma fuga coletiva das celas e uma briga entre os grupos. Seguida da captura dos cientistas que criaram o projeto. Ambos são torturados e a experiência somente termina quando a maior parte dos guardas está morta. 
Esse filme foi baseado em uma experiência real chamada de a "Experiência da Prisão de Stanford”. Cujo, os resultados foram tão contrários ao esperado que levou ao encerramento repentino. Tinha como objetivo estudar quais seriam as reações humanas na prisão. E procurava entender o comportamento das pessoas em uma sociedade no qual os indivíduos são definidos apenas pelo grupo.

Outros materiais