Buscar

ATIVIDADE COMPLEMENTAR-direito tributario-6 A (1)

Prévia do material em texto

Credenciada e Autorizada pelo MEC, Portaria n.o. 644 de 28 de março de 2001 – Publicado noD.O.U. em 02/04/2001
NOTA
:ATIVIDADE COMPLEMENTAR – 2015.1 
	Disciplina: Direito Tributário I
	Professor(a): Daniel Brennand
	Curso: Direito
	Turma: 6º B Noite
	Aluno(a):
	Data: 
Instruções:
 O aluno deve indicar o nome na folha de respostas (se houver), bem como nesta folha de perguntas;
A interpretação da prova cabe, exclusivamente, ao aluno. Dirija-se ao professor ou ao fiscal de sala apenas em caso de texto ilegível. Durante a prova, favor, manter desligado e guardado aparelho celular ou qualquer outro tipo de dispositivo eletrônico de transmissão de dados. Proibido solicitar material por empréstimo durante a prova, tais como borracha ou corretivo. Durante a prova, guardar todo material didático sob a cadeira.
A ordem dos quesitos não altera a correção, desde que as respostas se reportem ao quesito de que tratam;
As respostas devem ser fundamentas; serão verificadas a articulação de idéias e a clareza do raciocínio. A argumentação é indispensável; 
O valor de cada questão estará apresentado logo após o enunciado. Serão consideradas apenas as respostas escritas com caneta preta ou azul;
Outras situações não elencadas aqui serão julgadas pelo professor da disciplina, conforme Regimento da faculdade.
Não será permitida consulta a legislação
1. Lei municipal que dispõe sobre o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU − estabelece a solidariedade entre os proprietários de um mesmo imóvel. 
Os efeitos da solidariedade estão listados nas opções a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
A) A interrupção da decadência, em favor ou contra um dos obrigados, favorece ou prejudica os demais.
B) A interrupção da prescrição, em favor ou contra um dos obrigados, favorece ou prejudica aos demais.
C) O pagamento efetuado por um dos obrigados aproveita os demais.
D) A isenção ou remissão de crédito exonera todos os obrigados, salvo se outorgada pessoalmente a um deles, subsistindo, nesse caso, a solidariedade quanto aos demais pelo saldo.
2. Conforme a Constituição Federal, o veículo legislativo adequado para dispor sobre conflitos de competência entre os entes políticos em matéria tributária é a:
(A) medida provisória. 
(B) lei complementar. 
(C) emenda constitucional.
(D) lei ordinária.
3. Em relação à imposição tributária e às convenções particulares, é correto afirmar: 
(A) Em contrato de locação, poderá ser atribuída ao locatário a responsabilidade tributária pelo pagamento dos tributos incidentes sobre o imóvel, a critério do locador. 
(B) A assunção de responsabilidade tributária em escritura pública de venda e compra pelo vendedor, basta para desobrigar o adquirente do pagamento de tributos incidentes sobre o imóvel, cujo fato gerador seja anterior à aquisição. 
(C) As partes podem convencionar em escritura pública acerca da responsabilidade tributária pelo recolhimento de imposto de transmissão inter vivos, tendo este contrato validade perante o fisco. 
(D) Em caso de responsabilidade solidária passiva, o fisco pode exigir a totalidade do crédito de qualquer dos codevedores, independente de acordo entre eles para que apenas um responda pelos débitos tributários. 
(E) Quando da aquisição de veículo automotor seminovo, o adquirente se exonera de dívida de IPVA anterior à aquisição quando assim convencionar com o vendedor, desde que este assuma a dívida por instrumento público.
4. Em nosso sistema tributário, a diferença entre o contribuinte e o responsável tributário é que:
a) aquele responde pelos impostos e estes pelas taxas regularmente instituídas. 
b) este último somente responde nos casos de impossibilidade do cumprimento da obrigação pelo contribuinte. 
c) este último é sempre uma pessoa física. 
d) somente o contribuinte pode impugnar a constituição do crédito tributário, mediante oferecimento de defesa fiscal. 
e) enquanto o contribuinte realiza o fato gerador, a responsabilidade deste último deriva exclusivamente da lei.
5. A respeito da sujeição passiva da obrigação tributária principal, é correto afirmar que o contribuinte
a) tem relação com o fato gerador e o responsável tributário tem a capacidade contributiva indicada pela hipótese de incidência. 
b) tem relação pessoal e direta com a situação que constitua o respectivo fato gerador e o responsável tributário se obriga a pagar o tributo em razão de dispositivo expresso de lei. 
c) é sujeito passivo indireto e o responsável tributário é sujeito passivo direto. 
d) tem o dever de pagar o tributo ou a penalidade pecuniária e o responsável tributário deve cumprir a correspondente obrigação acessória. 
e) tem o dever de pagar o tributo ou a penalidade pecuniária e o responsável tributário tem o direito de exigir o adimplemento do tributo ou da penalidade pecuniária.
6. O objeto da obrigação tributária se traduz em uma prestação, de cunho patrimonial ou não, devida pelo contribuinte ou responsável. Em relação à obrigação tributária, é correto dizer que:
a) a obrigação tributária de conteúdo patrimonial é chamada de obrigação principal, ao passo que a acessória se caracteriza pela prestação de conteúdo não patrimonial, consubstanciada em obrigações de fazer e não fazer. Entretanto, a não observância da obrigação acessória tem o condão de convertê-la em principal relativamente à penalidade pecuniária. 
b) a obrigação tributária principal, representada por uma obrigação de dar, surge no momento do lançamento do tributo que, por sua vez, constitui o crédito tributário. Esta obrigação decorre de legislação tributária específica e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente. 
c) a obrigação tributária, seja ela principal ou acessória, é sempre uma obrigação de cunho patrimonial quando se refere a uma obrigação de fazer ou não fazer. 
d) de modo análogo à obrigação civil, a obrigação tributária acessória decorre da obrigação principal. Nesse diapasão, também pode se dizer que, extinta a obrigação principal, extinta está a obrigação acessória, mas a extinção da obrigação acessória não implica, necessariamente, a extinção da obrigação principal. 
e) a obrigação acessória, caracterizada por obrigações de fazer e não fazer tais como emitir notas fiscais, manter a escrituração dos livros em dia, entregar as declarações de acordo com as instruções do fisco, não impedir o livre acesso da fiscalização à empresa, etc., decorre de legislação tributária específica, no interesse exclusivo de arrecadação dos tributos.
7. A lei que veicula a norma tributária impositiva deverá conter os aspectos indispensáveis para que se possa determinar o surgimento e o conteúdo da obrigação tributária. Sobre esta, analise os itens a seguir, classificando-os como falsos ou verdadeiros. 
Depois escolha a opção que seja adequada às suas respostas. 
(V) I. O aspecto material da norma tributária diz respeito à situação geradora da obrigação tributária;
(V) II. O aspecto espacial da norma tributária corresponde ao território da pessoa política tributante;
(V) III. O aspecto temporal da norma tributária diz respeito ao momento em que se deve considerar ocorrida a situação geradora da obrigação tributária;
(V) IV. O aspecto pessoal da norma tributária diz respeito à pessoa em favor de quem a obrigação tributária deva ser cumprida; e
(V) V. O aspecto quantitativo da norma tributária se refere ao montante devido na obrigação tributária.
8. Considere que a secretaria de fazenda estadual tenha exigido que todos os contribuintes de ICMS tivessem emissores de cupom fiscal em seus estabelecimentos. Durante a fiscalização do cumprimento dessa determinação, vários estabelecimentos foram multados. Com base nessa situação hipotética, assinale a opção correta acerca de obrigação tributária.
a) A multa é obrigação principal apenas quando não paga pelo contribuinte.
b) A obrigação principal sempre está vinculada a uma prestação positiva ou negativa por partedo contribuinte.
c) A multa é uma obrigação acessória.
d) A obrigação do contribuinte de ter a máquina de cupom fiscal é obrigação tributária principal.
e) A multa como penalidade pecuniária é considerada obrigação principal.
9. Assinale a opção que indica um efeito do fato gerador.
a) Fixa a hipótese de incidência do tributo.
b) Determina o regime jurídico da obrigação tributária.
c) Estabelece a hipótese de incidência da obrigação tributária acessória.
d) Discrimina os tributos de competência de cada ente político.
e) Indica o local onde o tributo deve ser pago.
10. A responsabilidade tributária
a) é atribuída expressamente por lei à terceira pessoa, que não praticou o fato gerador, mas que está a ele vinculado, podendo ser exclusiva ou supletiva à obrigação do contribuinte.
b) é atribuída ao sujeito passivo da obrigação tributária que pratica o fato gerador.
c) é do contribuinte quando a lei lhe impõe esta obrigação, mesmo que não pratique o fato gerador.
d) pode ser atribuída a terceiro estranho ao fato gerador através de contrato particular firmado entre o contribuinte e terceiro.
e) independe de qualquer vínculo jurídico entre o terceiro e o contribuinte, bastando que haja expressa disposição legal ou convenção entre as partes.

Continue navegando