Buscar

ATPS MKT.docx

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA
ATPS – Administração Mercadológica
Eduardo de Paula - RA 8094898599
Francisca Edna - RA 8075854585
Lays Karoline RA – 8075854585
Matheus Augusto - RA 8246786281
Sebastião Fabio - RA 1299150691
Verônica Paula - RA 8070822750
Campinas / SP
2015
Eduardo de Paula - RA 8094898599
Francisca Edna - RA 8075854585
Lays Karoline - RA 8206977552
Matheus Augusto - RA 8246786281
Sebastião Fabio - RA 1299150691
Verônica Paula - RA 8070822750
Professor : Eugênio Corradini
Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior de Administração de empresas. Universidade Anhanguera como exigência parcial da Disciplina Processos Administrativos para a obtenção de nota, sob orientação da Profº. Eugênio Corradini
Campinas / SP
2015
SUMÁRIO
Introdução				 04
Etapa 1				 05
Etapa 2				 10
Etapa 3				 14
Etapa 4				 15
Conclusão				 16
Bibliografia				 17
 
INTRODUÇÃO
 Atualmente no mercado de trabalho as empresas estão investindo cada vez mais no sistema aberto. Isso é para que sobrevivam em meio a tantos concorrentes e de fato traz um crescimento maior para a empresa. De fato, é necessário um bom gestor, que possua um conjunto de características e que seja visionário. É necessário para empresa um planejamento estratégico visionário com missão, visão e valores agregados a organização. Isso é fundamental para captação de clientes e eficácia da empresa. Neste trabalho citamos o conceito de empresa, gestor e empresária. Existem diferenças entre os 3 citados e é importante o conhecimento para que faça um planejamento alinhado. Em seguida relatamos o exemplo de uma cafeteria que estava em crise financeira e sugerimos um plano de melhoria. Para isso usamos ferramentas de qualidade, o ciclo PDCA e do diagrama de Ishikawa. São importantes ferramentas para o planejamento estratégico de uma organização. Foram feitas sugestões de melhorias e construímos o a missão, visão e valores desta cafeteria.
Etapa 1
Pesquisa sobre Mix de Marketing
O mix do marketing, é composto de marketing ou 4p’s, é o conjunto de ferramentas que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de marketing no mercado alvo.
Essas ferramentas são classificadas em quatro grupos amplos, os 4P’s de marketing: produto, preço, praça (ou canal) e promoção (ou comunicação). Esses termos vêm do inglês product, price, place and promotion. 
A figura abaixo mostra o exemplo de uma empresa se preparando para um mix de ofertas de produtos, serviços e preços, utilizando um de promoção, formado por promoção de vendas, publicidade, força de vendas, relações públicas, mala direta, telemarketing e internet, para alcançar canais de distribuição e o público-alvo.
Um composto de marketing é a combinação de ferramentas estratégicas usadas para criar valor para os clientes e alcançar os objetivos da organização.
 
MIX DE MARKETING
 
PRAÇA
Canais, coberturas, variedades, locais, estique, transportes.
PRODUTOS
Variedade de produtos, qualidade, design, características, nome da marca, embalagem, tamanho, serviços, 
garantias, devoluções
PROMOÇÃO
Promoção de vendas, publicidade, força de vendas, relações públicas, marketing
PREÇO
Preço de lista, 
bonificação
, concessões
, prazo de pagamento, condições de financiamento.
Primeiro ‘’P’’ - Produto
Produto é qualquer coisa que possa ser oferecida e que satisfaça necessidades e desejos de um mercado. Produto inclui não só bens ou serviços, mas também marcas, embalagens, serviços aos clientes e outras características. Não necessariamente o produto precisa ser físico. Eles podem existir fisicamente, mas também podem ser serviços, pessoas, locais, organizações, ideias, etc.
Segundo ‘’P’’ - Preço
Preço é o volume de dinheiro cobrado por um produto e/ou serviço. Preço é a quantidade de dinheiro, bens ou serviços que deve ser dada para se adquirir a propriedade ou uso de um produto.
O consumidor ao comprar um produto paga o preço e recebe os benefícios dele. O preço é apenas uma parte do custo total que os clientes pagam numa troca, que também inclui várias outras variáveis. 
O preço é o único componente do mix de marketing que gera receita e é um dos principais elementos na determinação da participação de mercado de uma empresa e de sua rentabilidade.
Terceiro ‘’P’’ – Praça
O “P” de “praça” também é conhecido como ponto-de-venda ou canal de distribuição e pode ser descrito como sendo uma rede organizada de órgãos e instituições que, em combinação, executam todas as funções necessárias para ligar os fabricantes aos usuários-finais a fim de realizar a tarefa de marketing. De uma forma mais simples, distribuição em marketing significa disponibilizar o produto ou serviço ao cliente da forma mais fácil e conveniente para ser adquirido.
O produto desejado, com um preço justo, deve estar acessível ao cliente, isto é, num local onde ele possa comprá-lo no momento em que desejar.
Quarto ‘’P’’ – Promoção
Muitas vezes, propaganda é confundida com marketing. Isso ocorre principalmente pelo fato de que o composto promocional é a parte do marketing que mais aparece e é percebida pelas pessoas de uma forma geral.
Há um provérbio popular que diz: “A propaganda é a alma do negócio”, e, realmente, ele tem toda a razão, pois se não divulgarmos o produto aos clientes, eles não saberão da sua existência e não poderão adquiri-lo.
Podemos considerar como sendo cinco as principais ferramentas da promoção. São elas: propaganda, promoção de vendas, relações públicas e publicidade, força de vendas e marketing direto.
Passos importantes para os quais as empresas devem estar atentas para conquistar e manter seus clientes no século XXI
Em discussão com o grupo, analisamos vários pontos. Na verdade, todos eles são de extrema importância para que uma empresa não feche a porta no século atual.
Os 4Ps são de extrema importância. 
Em relação ao primeiro P, o produto, é de extrema importância a qualidade do mesmo, achamos esse o principal, pois a qualidade do produto, sendo ele um objeto, uma pessoa, um serviço, etc. A qualidade do produto foi um dos pontos que mais achamos importantes para o crescimento da empresa e fidelidade com clientes.
Outro ponto que achamos importante para a sobrevivência de uma empresa hoje é relacionado ao ‘’P’’ de Praça. O ponto de venda e o meio de transmissão para a venda de um produto, deve ser estudado e analisado. Analisar o público específico e se o ponto de venda é bom para atender aquele público.
Uma frase que achamos de extrema importância, e que define o crescimento está descrita em nosso trabalho no ultimo ‘’P’’. A frase é a seguinte:
‘’Propaganda é a Alma do Negócio’’
Sugestão de Estratégia para os ‘’2Ps’’ da empresa Cacau Sabor (Produto e Promoção)
Produto: Em relação ao primeiro ‘’P’’ (produto), iríamos sugerir que a embalagem fosse diferente, sendo algo que pudesse ser reaproveitado assim que acabasse o chocolate. Talvez seria uma boa ideia, que eliminassem nesse momento a barra de 90 gramas e deixassem somente a barra de 195 gramas, ovos de páscoa, e as trufas. Isso talvez seria uma forma de diminuir os gastos no momento. Os serviços devem ser melhorados, para isso achamos interessante treinamentos de aperfeiçoamento para os serviços do produtos e treinamento sobre relacionamentos interpessoais também é muito importante. É importanteque a empresa tenha suas próprias características, talvez o sabor de uma das trufas diferenciado e que somente a Cacau Sabor venda. Outro fator que com certeza implicou no faturamento da empresa, foram as mudanças do nome da marca em um período tão curto. É necessário que a empresa mantenha uma marca para que fique gravado na mente do público. 
Preço: Sugerimos que a empresa faça promoções em relação a quantidade de produtos. Caso compre um determinado número de trufas, ganha mais 1 ou 2 de brinde. Outra sugestão é avaliar melhor o preço dos concorrentes. Não podemos manter um preço muito diferenciado, o que deve ser diferenciado é a qualidade do produto.
Logomarca definitiva, Diversificação nos produtos. 
A empresa passará agora a se chamar choco trufas. E sua logomarca será essa abaixo: 
Choco Trufas
A empresa choco trufas, irá se especializar na venda de trufas com sabores mais elaborados e recheios mais intensos, a ideia é inovar os sabores que já existiam e agregar novos sabores e misturas deles. As barras de chocolate serão somente as de 195g. Não faremos mais barras de 90g neste primeiro momento. E iremos elaborar melhor os tipos de barras de chocolates. Talvez se colocarmos alguns recheios também diversificados como amendoim, passas, avelã será algo inovador.
Não podemos nos esquecer dos ovos de páscoa. Esses serão vendidos somente no período da páscoa.
Para que o nosso planejamento estratégico de marketing dê certo, é necessário que a empresa tenha um produto diferenciado, que seja a marca da empresa. Esses produtos serão as barras de chocolates com sabores de frutas, e que terão pedaços das frutas de acordo com os respectivos sabores. Os sabores opcionais serão: morango, limão, maracujá, café e cereja.
São muitas as qualidades que podem caracterizar um gestor como “bom”, no entanto existem duas principais características. São essas iniciativa e autoconfiança.
Para que se tenha uma gestão de sucessos e resultados positivos é necessário também ser apaixonado pelo que faz. Essas características se encaixam em toda e qualquer situação que um gestor possa enfrentar. Existem outras características de situações específicas e constantes no cotidiano de um gestor como: 
- Capacidade de mediar e resolver conflitos: o gestor deve controlar conflitos para que não toem grandes proporções e não venha desestruturar o ambiente de trabalho. É necessário saber ouvir as partes do conflito e agir com segurança;
- Saber delegar: um gestor precisa saber a importância em delegar e distribuir as funções de sua equipe para um bom andamento dos processos e pessoas;
- Utilizar da prática do CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude), se utilizando de valores para assim obter uma equipe de alta performance;
- Saber identificar a pessoa certa para a função certa no lugar certo.
- Controle: o gestor não pode se esquecer que está no comando das funções e não é adequado entregar todo o processo nas mãos da equipe, por mais competente e confiável que seja;
- Capacidade de reter e desenvolver talentos: o gestor deve cativar ambições da equipe, criar projetos e formas de incentivo dentro da empresa para criar plano de carreira, aprimorar os talentos e descobri-los em cada funcionário.
Etapa 2
Plano de Marketing
O Plano de Marketing é uma ferramenta de gestão que deve ser regularmente utilizada e atualizada, pois permite analisar o mercado, adaptando-se as suas constantes mudanças e identificando tendências. Por meio dele você pode definir resultados a serem alcançados e formular ações para atingir competitividade e traçar o perfil do seu consumidor para tomar decisões com relação a objetivos, metas e ações necessárias para a satisfação de seus clientes e o sucesso de seu negócio, ou seja, as empresas têm percebido que saber planejar é essencial para se ter sucesso. Muito mais que um instrumento teórico, o plano de marketing é uma ferramenta imprescindível para que o empresário possa focar seus esforços nas oportunidades que o mercado lhe apresenta, aplicando de maneira eficaz e eficiente seus recursos. A elaboração de um plano de marketing pressupõe a integração de pessoas e recursos da empresa em torno de processos de análise e identificação de mercados-alvo, criação, comunicação e entrega de um produto ou serviço de valor para o consumidor final. O resultado deve propiciar a satisfação do cliente, e para a empresa, crescimento de mercado e retorno financeiro para o empresário e seus colaboradores.
Porém, antes de iniciar o desenvolvimento de um plano de marketing, a empresa precisa conhecer todos os fatores (sejam internos ou externos) que influenciam a área onde ela está inserida; conhecer a situação do seu produto ou serviço no mercado e conhecer as reais capacidades (pontos positivos e negativos) de sua empresa perante o mercado.
A partir da análise do segmento e de como a empresa está no mercado, o plano de marketing desenvolvido poderá gerar frutos a curto e longo prazo.
É essencial que a empresa tenha realizado a análise do ambiente e os fatores que podem vir a influenciar a sua atividade, como forma de precaução na elaboração do seu plano de marketing para que não sejam geradas expectativas em excesso.
O segmento pode ser dividido em micro e macro ambiente. Ambientes que influenciam no funcionamento da empresa em diversas frentes.
Macro ambientes são aqueles que trabalham em âmbitos mais amplos, como a economia, política, jurídico, cultura, demografia, natural e tecnológico. São fatores difíceis de serem controlados e costumam funcionar de acordo com o país/cidade em que a empresa se encontra.
O microambiente é interno e atua no funcionamento básico da empresa. São microambientes os fornecedores, clientes, intermediários, concorrentes e público-alvo, ou seja, todos os stakeholders importantes do seu negócio.
Entender como o ambiente influencia na atuação da empresa dentro do mercado é importante para encontrar as melhores ações dentro do plano.
O plano de marketing precisa ser voltado de maneira direta para atingir o público-alvo, aquelas pessoas que irão consumir os produtos e serviços prestados pela empresa. Por isso, é importante ter uma análise constante e detalhada do mercado, para entender quando e como o seu cliente procura adquirir o seu produto ou serviço, de forma que você busque atingir as necessidades dos clientes, para que eles possam consumir o seu produto ou serviço, fiquem satisfeitos e se tornem fiéis a sua marca.
Segmentar um mercado significa escolher um grupo de consumidores, com necessidades homogêneas, para o qual a empresa poderá fazer uma oferta mercadológica. O processo de segmentação requer que sejam identificados os fatores que afetam as decisões de compras dos consumidores. Requisitos para a segmentação: o seguimento deve ser identificável, mensurável, acessível, rentável e estável. Não é possível para uma empresa satisfazer todos os consumidores de um dado mercado, ou pelo menos, da mesma maneira. Um único composto de marketing raramente é adequado para atender às necessidades e desejos de todo o mercado de um produto. Portanto as organizações estão segmentando seus mercados para atender seus consumidores de maneira mais eficaz. As organizações segmentam seus mercados, escolhem um ou mais segmentos e desenvolvem produto sob medidas para esse segmento melhores que seus concorrentes, pois é uma estratégia mais eficiente num mundo competitivo onde vivemos. Mas antes de definir o composto que irá satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores é preciso entendê-los. E este trabalho não é fácil, é o grande desafio para os profissionais de marketing. Antes mesmo que uma empresa possa efetivamente comercializar os produtos delas com os consumidores, ela deve entender plenamente o que você quer e necessita daquele determinado produto. Contudo, o que se deseja de um produto não é o mesmo para todos em um mercado, portanto, existe diferenças reais entre as preferências de produtos. Portanto, as empresas devem estaratentas a esses detalhes das diferenças de desejos. Estamos falando sobre segmentação de mercado, mais o que realmente é segmentação de mercado? Para Churchill e Peter, segmentação de mercado é dividir um mercado em grupos de compradores potenciais que tenham semelhantes necessidades e desejos, percepções de valores ou comportamentos de compra.
Os mercados se diferem de várias formas, quanto aos desejos, recursos, localidades, atitudes de compra e práticas de compra, enfim os mercados podem ser segmentados de várias maneiras. Quando uma empresa segmenta o mercado, torna-se mais fácil satisfazer suas necessidades e desejos, pois o composto de marketing será desenvolvido às necessidades específicas daquele segmento. Agora quando se trata de desenvolver um composto dirigido a grandes mercados, formado por consumidores com diferentes necessidades, o trabalho fica bem mais difícil. Por esta razão que a segmentação do mercado facilita a empresa desenvolver e comercializar produtos que se aproximem mais à satisfação das necessidades de seus consumidores. Com a segmentação, a empresa poderá obter muitas vantagens. Poderá fazer melhor trabalhos frente a concorrência, dedicando-se a fatias de mercado que tenha melhores condições de atender. Para tanto, é necessário estimar o tamanho atual do mercado, identificar os concorrentes e respectivas participações, e o potencial de crescimento deste mercado. Segmentar um mercado é escolher um grupo de consumidores, com necessidades homogêneas, para o qual a empresa poderá fazer uma oferta mercadológica. O processo de segmentação requer que sejam identificados os fatores que afetam as decisões de compras dos consumidores. Requisitos para a segmentação: o seguimento deve ser identificável, mensurável, acessível, rentável e estável. Com a segmentação, a empresa poderá obter muitas vantagens. Poderá fazer melhor trabalhos frente a concorrência, dedicando-se a fatias de mercado que tenha melhores condições de atender.
Fatores Econômicos
Analisando nossa condição financeira, concluímos que dispomos de uma certa quantia em nosso orçamento. A Choco trufas estabeleceu novos objetivos através do plano de marketing, e com o nosso capital a ser investido, iremos alcança-los.
Traçamos novas metas da nossa capacidade de produção, de acordo com a certeza que a procura tem que ser maior que a oferta, porém com o cuidado de que essa procura não supere demais nossa capacidade de oferta, para não correr o risco de gerar insatisfação em nossos clientes.
Fatores Socioculturais 
De acordo com pesquisas, tivemos conclusão que 7 a cada 10 pessoas consomem chocolate em nossa região, e que o tipo de chocolate e a embalagem são mais importante que e a marca e o preço na hora de presentear. E estamos confiantes que nossos novos sabores de chocolate amendoim, passas e avelã irão alavancar essa nova fase da empresa.
De acordo com nossa pesquisa temos os seguintes dados:
75% da população consomem chocolate;
35% não trocam o chocolate por outro alimento ou bebida;
O chocolate faz parte do carrinho de compra da maioria dos brasileiros;
É a preferência de 58% dos apaixonados;
88% compram chocolate para consumo próprio;
56% das mulheres representam o público consumidor.
Analise de Concorrência
Estamos sempre analisando e comparando o mercado concorrente, tais como preços, formas de pagamento, ações de divulgação e promoção, distribuição, atendimento, variedade de produtos e serviços, localização e aparência. 
Em relação á nossos concorrentes estamos confiantes, pois estamos apostando no diferencial de nossa marca, tanto na aparência quanto na qualidade do sabor, além do atendimento aos nossos clientes.
Análise de Oportunidades e Ameaças, Forças e Fraquezas.
Analisamos a Choco Trufas de acordo com cada elemento citado acima, e concluímos as seguintes afirmativas:
Oportunidade: caso algumas oportunidades ocorram, estamos nos preparando para oferecer cursos para os novos funcionários, buscar parceria de marketing conforme o crescimento da empresa, entre outros "sonhos" a serem realizados de acordo com o andamento e crescimento do nosso negócio. 
Ameaças: compreendemos que são situações externas a Choco Trufas que podem atrapalhar nosso negócio. Assim como as oportunidades, as ameaças também estão fora de nosso controle, e existe uma grande chance de acontecer. Porém com calma, preparação e investimento estamos dispostos a vence-las. 
Forças: as forças por sua vez, são acontecimentos internos e que trazem benefícios para nosso negócio, como por exemplo o incentivo a união de nossa equipe, proporcionar aos nossos colaboradores melhores condições de trabalho, para que os mesmos estejam satisfeitos 
Fraquezas: do mesmo modo que as forças, fraquezas são elementos internos e que estão dentro de nosso controle, porém que não ajudam na realização de nossa missão. Tais como uma equipe pouco qualificada, trabalhar com produtos altamente perecível, um atendimento que desagrade o cliente entre inúmeros outros fatores.
Etapa 3
Gestão de marcas
Marca é um organismo vivo, com reputação própria: cada ação importa. Mais do que grandes ações gerir uma marca é atuar na percepção do público, mantendo o entendimento do mercado perante ela. Uma marca saudável é bem reconhecida, facilita e acelera as vendas, cria blindagem da instituição contra concorrência, aumenta percepção de valor, entre outras vantagens concretas e abstratas.
Não apenas para a Choco Trufas, mas para toda e qualquer empresa, a marca é seu o patrimônio mais valioso, pois acima de tudo, marcas nascem para representar valores, objetivos, visão e do negócio em si.
Trazendo esses conceitos de gestão de marcas para a realidade de nossa empresa, concluímos que ele pode ser realizado de forma pontual ou contínua. Independente do formato pretendido, realizaremos um diagnóstico estratégico elencando fatores como: plataforma da marca, gestão de stakeholders, gestão dos pontos de contato e gestão da identidade visual. Para todo tipo de negócio a gestão de marca poderá trazer resultados significativos!
Procuramos fazer a gestão de marcas através da manutenção e planejamento dos pontos de contato e comportamentos corporativos. Mais do que em grandes ações, são nos pequenos gestos e decisões cotidianas que a percepção da marca junto ao público e o seu valor são construídos.
Para nó da Choco Trufas, as inovações constantes mantem a marca atual, fazendo-a acompanhar os consumidores, suas mudanças, seus hábitos e suas expectativas. 
Além de tudo isso, visamos também minimizar os custos com publicidade. Estamos atentos ás preferencias de nossos consumidores, entendendo como desafio saber compreender quais são suas necessidades faladas e as não faladas, garantindo que tanto os produtos tradicionais, quanto os novos sabores de nossas trufas estejam de acordo com essas expectativas.
Baseados nisso, sabemos que se conseguirmos agradar nossos clientes, não apenas com a qualidade do produto, valores da marca, mas também em nossa estrutura e excelente atendimento, acabaremos por fidelizar nossos consumidores fatores estes muito importantes para a extensão da marca.
Segundo Kotler (2000, pág. 427) o estágio de fidelidade acontece ao passar pelos níveis de conscientização de marca, credibilidade de marca, preferência de marca e por fim, ao mais alto grau determinado fidelidade a marca (neste grau, o consumidor além de comprar e recomprar a marca ele também a recomenda).
Etapa 4
Proposta de promoção para Choco Trufas:
Analisamos cuidadosamente nosso plano de marketing, nossos recursos e ideias propostas, chegamos à conclusão que um passo importante e de acordo com nossas finanças, seria elaborar promoções.
A princípio nossa ideia é trabalhar com o programa de cartão fidelidade com o seguinte nome (compre e ganhe), onde a cada "X" produtos consumidos o cliente ganha um brinde ou tem a opção de acumular e posteriormente ganhar produtos especiais.
Dar bonificações para os clientes, para cada R$ 150,00 gastadosna loja cada cliente ganha 5 trufas recheadas.
A princípio iremos trabalhar apenas com essa proposta de promoção, pois não queremos e não podemos ultrapassar nossos recursos
Conclusão 
Hoje em dia encontramos diversas marcas e variedades de produtos e serviços sendo oferecidas de diversas maneiras, mas o que realmente faz a diferença são os detalhes, desde a recepção até a saída do cliente do estabelecimento, porém o seu contato com o cliente não deve terminar neste momento, a empresa deve ter um relacionamento pós-venda com o cliente lembrando-o que a empresa não o esqueceu. A empresa pode se manifestar de diversas maneiras, por exemplo, enviando cartões de lembranças em ocasiões especiais, podendo também se comunicar através de e-mails com imagens dos produtos e descontos nos preços, fazendo um bom trabalho de merchandising, com um custo bem menor do que se fosse realizado através dos cartões. Sem dúvida alguma a comunicação da empresa com seu cliente é uma das principais formas de se manter a empresa viva e estabelecer um relacionamento de confiança e credibilidade com o mesmo. A empresa deve traçar muito bem sua estratégia para que se possa atingir seus objetivos e metas estabelecidas, portanto a empresa deve saber muito bem aonde quer chegar demonstrando de forma direta seus produtos e serviços oferecidos, sendo totalmente transparente para que seu consumidor final entenda de forma direta ou indireta, o que a empresa está propondo. 
 
BIBLIOGRAFIA
http://www.cedet.com.br/index visualizado as 21:00 do dia 04/12/2015 
http://marketingdeconteudo.com visualizado as 15:00 do dia 03/11/2015 
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae visualizado as 22:00 do dia 04/12/2015 
http://www.ibope.com/pt-br/noticias/Paginas/75-dos-brasileiros-consomem-chocolate. visualizado as 15:50 do dia 03/11/2015 
4

Continue navegando

Outros materiais