Buscar

Roteiro de Estudo -Temas em Psic Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Roteiro de Estudo 2 Temas em Psicologia Social
Explique a perspectiva da Psicologia Sócio-histórica.
RESP. Como teoria crítica do modelo positivista e racionalista da ciência psicológica, a Psicologia Sócio-Histórica busca situar a Psicologia numa perspectiva dialética. Orienta esta perspectiva o princípio de que o homem é ativo, social e histórico e que a sociedade deve ser entendida como uma produção histórica de homens e mulheres. Sob esta compreensão, as ideias são entendidas como representações da realidade material que é, por sua vez, fundada em contradições que se expressam nas ideias. Neste sentido, a história deve ser compreendida como movimento contraditório e constante do fazer humano – e que tem por fundamento sua base material.
A Psicologia Sócio-Histórica, este novo paradigma em Psicologia Social, é marcada, entre outras coisas, pela interdisciplinaridade. Isso significa que, do ponto de vista teórico-metodológico e analítico: 
RESP. O psicólogo social deve considerar que todas as áreas do conhecimento contribuem (ou podem contribuir) para o entendimento profundo e concreto do ser humano; assim, deve buscar alargar as fronteiras do seu saber, evitando assumir posições dogmáticas e reducionistas a respeito dos fenômenos psicossociais, humanos
Em se tratando dos pressupostos teórico-filosóficos e históricos da Psicologia Sócio-Histórica, analise as afirmativas abaixo
RESP: I: Teve influência da filosofia marxista. II: Teve influência da Psicologia Histórico-Cultural (escola russa), sobretudo nos trabalhos de Liev S. Vygotsky (1896-1934). III: Buscou superar o positivismo e o idealismo, enquanto fundamentos epistemológicos da Psicologia científica hegemônica
O que é Ideologia, apresenta interessantes considerações sobre como os homens atribuem sentido ao real.
RESP: o sentido do real não é em si, mas uma construção sócio-histórica e cultural que se dá a partir das relações humanas.
Dentre as assertivas abaixo, identifique qual é representativa da psicologia sócio-histórica. 
RESP.  O indivíduo só pode ser realmente compreendido em sua singularidade quando inserido na totalidade social e histórica que o determina e dá sentido à sua singularidade.
A partir dos pressupostos epistemológicos da Psicologia Sócio-Histórica, analise as seguintes sentenças:
RESP: Sentença III: Buscou afirmar a idéia de movimento dialético enquanto um dos fundamentos para a construção de uma Psicologia crítica. Sentença IV: Teve influência da Psicologia Histórico-Cultural desenvolvida por Liev S. Vygotsky (1896-1934) e colaboradores.
Aponte as principais considerações de Ciampa ao tratar a questão da identidade.
RESP. Ciampa (1987) entende identidade como metamorfose, ou seja, em constante transformação, sendo o resultado provisório da intersecção entre a história da pessoa, seu contexto histórico e social e seus projetos. A identidade tem caráter dinâmico e seu movimento pressupõe uma personagem. A personagem, que, para o autor, é a vivência pessoal de um papel previamente padronizado pela cultura, é fundamental na construção identitária: representa-se a identidade de alguém pela reificação da sua atividade em uma personagem que, por fim, acaba sendo independente da atividade.
Comente as principais considerações de Moscovici sobre representações sociais
RESP. Serge Moscovici . Psicólogo social romeno Queria redefinir os problemas e os conceitos da psicologia social, Propõe a vertente psicossociológica, Criticava a tradição norte-americana por considerar apenas os processos psicológicos individuais, Defendia a ideia de que os fenômenos sociais (crenças e ações) fossem estudados em sua gênese como resultado de processos psicológicos e sociológicos, proposta - Quebrar as barreiras entre racionalidade e senso comum, a razão e a emoção, o sujeito e os objetos. Percepção inovadora a respeito da integração entre fenômenos perceptivos individuais e sociais.Estudar as formas como as pessoas partilham o conhecimento, constituindo uma realidade comum entre si e transformando ideias em prática –poder do senso comum.
Segundo Pichon-Riviére o que é grupo operativo?
define o grupo como um conjunto de pessoas, ligadas no tempo e espaço, articuladas por sua mútua representação interna, que se propõem explícita ou implicitamente a uma tarefa, interatuando para isto em uma rede de papéis, com o estabelecimento de vínculos entre si.
Explique a concepção de Compromisso Social da Psicologia, proposta por Silvia Lane
RESP, Projeto do compromisso social: minha ciência possa resolver os problemas sociais
Explique o que é discriminação, segregação e marginalização.
RESP. O termo segregar significa separar, marginalizar, isolar o contato, distanciar algo ou alguém considerado diferente. No estudo da Sociologia, a segregação social é definida como uma separação espacial (geográfica) de um grupo de pessoas,
Comente o que é o Sistema Único de Saúde quais as principais inovações que traz para o país.
RESP. A relação Psicologia e Sistema Único de Saúde – SUS - Porém, compreendemos que o ser-fazer do psicólogo sob o prisma desses princípios é desafiador e complexo, e suas perspectivas devem ser traçadas de modo ativo, histórico-dialético, crítico e, sobretudo ético. Existem alguns impasses que permeiam a atuação do psicólogo no SUS e que consequentemente implicam nas perspectivas e contribuições que a psicologia pode “somar” nessa relação. O ponto de partida refere-se a formação nos cursos de graduação e na prática profissional dos Psicólogos, que historicamente privilegia a clínica privada e o atendimento individualizado, evocando em sua prática aspectos de uma lógica neoliberal e uma transposição do modelo biomédico, que assume paradoxalmente postura contrária ao modelo psicossocial de assunção da territorialidade, integralidade e humanização preconizada pelo Sistema Único de Saúde. Saúde no campo da psicologia a partir do conceito de subjetividade: relação que o ser humano estabelece consigo mesmo e com o mundo a partir de códigos, regras e normas produzidas socialmente Saúde pensada pela psicologia apresenta regulamentos e modulações que estabelecem o modo como o ser humano deve se relacionar consigo mesmo e com o mundo.DESAFIOS Formação profissional insuficiente Burocratização do serviço Redução dos investimentos no setor de saúde Investimento insuficiente na formação, capacitação e educação dos trabalhadores Jornada de trabalho ,plano de carreira e salário
Explique quais são os pressupostos que devem nortear o trabalho dos psicólogos que atuam nos serviços públicos de saúde
RESP: As ações devem ser construídas coletivamente Valorização do diálogo com as equipes de saúde e com a comunidade Conhecer o contexto social, cultural e político onde os indivíduos estão inseridos. Compreender o contexto institucional onde as ações serão implementadas. Os profissionais se transformam em agentes de mudança a partir do compromisso como sistema de saúde COMO seus usuários
Comente a seguinte ideia de Moscovici: “Nossas reações aos acontecimentos estão relacionadas a determinada definição comum a todos os membros de uma comunidade à qual nós pertencemos”. Dê um exemplo.
Explique a frase: “pertencer a um determinado grupo social, nos iguala a este grupo e ao mesmo tempo nos difere de outros grupos”. Dê exemplo de uma situação em que esta afirmativa fique evidente.
Tendo em vista a posição crítica do Psicólogo Social em relação à dominação sobre o corpo, a individualização dos problemas sociais e a medicalização da vida, pode-se dizer que no âmbito da saúde pública:
RESP. A atuação do psicólogo na saúde pauta-se na análise das condições de saúde em sua complexidade, considerando aspectos históricos, econômicos, políticos, etc.
A abordagem materialista-histórica assume que o homem deve ser compreendido enquanto sujeito concreto. Esta afirmação implica em considerar que.
RESP: o homem estabelece um modo de apropriação e transformação da natureza, via trabalho, que determina a forma como pensae age.
Conforme a leitura marxista da História, esta deve ser compreendida como:
RESP: Expressão concreta da luta de classes, o que pressupõe a contradição e o conflito de interesses
Assinale a alternativa que expressa a concepção de ideologia, conforme o referencial materialista-histórico.
RESP: Ideologia é um ocultamento das contradições entre as relações de produção ou forças produtivas e as relações sociais, uma compreensão distorcida ou abstrata da história dos homens, descolada da materialidade ou concretude do mundo da vida.
Psicotécnica, Psicologias aplicadas – produzidas a partir das formas de administração, otimização e adestramento dos corpos. Para que os sujeitos sirvam melhor às instituições. São destinadas aos sujeitos que estão dentro das fábricas, das escolas, dos exércitos e que devem ser regulados para o aperfeiçoamento. Treinamentos, qualificações e capacitações.

Outros materiais