Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Escola Municipal de Educação Básica Francisco Bezerra de Araújo
5º ano do Ensino Fundamental
Ygor Saraiva Santos 
Victor Manoel da Silva
Professora Adriana
						
Educação Física
Esportes coletivos e individuais
Olho D’Água Grande, Alagoas
Abril de 2015
Introdução
É evidente que o esporte traz benefícios visíveis aos atletas. Melhora a autoestima, o convívio social, dá disposição, diminui a ansiedade, ajuda na memória e no humor. E também auxilia numa melhor qualidade de sono do indivíduo. Os benefícios e o número de esportes a se escolher são tantos, que as vezes não paramos para pensar em qual tipo de esporte é melhor para nós. Já parou para analisar se o esporte ideal pra você é o coletivo ou o individual?
Os esportes em geral são utilizados por muitas pessoas como uma maneira de melhorar a qualidade de vida e também se disciplinar, mas a escolha do esporte correto pode acelerar o processo de aprendizagem e ajudá-lo a chegar mais rápido no resultado esperado.
Esportes coletivos
Nos esportes coletivos o convívio social é maior e isso ajuda a pessoas que são tímidas desenvolverem o lado social. Também é uma ótima escolha caso o atleta queira disciplinar-se e gerar maior responsabilidade. Dentro da equipe os outros jogadores dependerão de você, o que o motiva a cumprir seus deveres. A motivação também é maior, os jogadores tendem a se sentir mais animados para ir aos treinos e dar o melhor de si. É ótimo para aprender a trabalhar em grupo, o que é aplicável em outros ambientes, como o escolar e o de trabalho.
Lista dos principais esportes coletivos:
	Futebol
	Rúgbi
	Futebol Society
	Polo Aquático
	Beisebol
	Futebol de Areia
	Peteca
	Vôlei de Praia
	Badminton
	Futsal
	Futebol Society
	Polo
	Vôlei de Quadra
	Críquete
	Basquete
	Rugby de Praia
	Bocha
	Vela e Iatismo
	Paintball
	Futevôlei
	Futebol Americano
	Curling
	Hóquei no Gelo
	Handebol
	Fut7
	Futebol
O futebol é um esporte coletivo, jogado entre dois times de 11 jogadores cada um e um árbitro que se ocupa da correta aplicação das normas. É considerado o desporto mais popular do mundo, pois cerca de 270 milhões de pessoas participam das suas várias competições. É jogado num campo retangular gramado, com uma trave em cada lado do campo. O objetivo do jogo é deslocar uma bola através do campo para colocá-la dentro do gol adversário, ação que se denomina gol. A equipe que marca mais gols ao término da partida é a vencedora.
Aspectos Históricos
Embora não se tenha muita certeza sobre os primórdios do futebol, historiadores descobriram vestígios dos jogos de bola em várias culturas antigas. Estes jogos de bola ainda não eram o futebol, pois não havia a definição de regras como há hoje, porém demonstram o interesse do homem por este tipo de esporte desde os tempos antigos.
O futebol tornou-se tão popular graças a seu jeito simples de jogar. Basta uma bola, equipes de jogadores e as traves, para que, em qualquer espaço, crianças e adultos possam se divertir com o futebol. Na rua, na escola, no clube, no campinho do bairro ou até mesmo no quintal de casa, desde cedo jovens de vários cantos do mundo começam a praticar o futebol.
Na China Antiga, por volta de 3000 a.C, os militares chineses praticavam um jogo que na verdade era um treino militar. Após as guerras, formavam equipes para chutar a cabeça dos soldados inimigos. Com o tempo, as cabeças dos inimigos foram sendo substituídas por bolas de couro revestidas com cabelo. Formavam-se duas equipes com oito jogadores e o objetivo era passar a bola de pé em pé sem deixar cair no chão, levando-a para dentro de duas estacas fincadas no campo. Estas estacas eram ligadas por um fio de cera. 
No Japão Antigo, foi criado um esporte muito parecido com o futebol atual, porém se chamava Kemari. Praticado por integrantes da corte do imperador japonês, o kemari acontecia num campo de aproximadamente 200 metros quadrados. A bola era feita de fibras de bambu e entre as regras, o contato físico era proibido entre os 16 jogadores (8 para cada equipe). Historiadores do futebol encontraram relatos que confirmam o acontecimento de jogos entre equipes chinesas e japonesas na antiguidade.
Aspectos Socioculturais
O futebol como um dos principais fenômenos socioculturais do século XXI, é capaz de influenciar diversos segmentos da sociedade (econômico, político, cultural, social, etc.), abarcando uma gama de elementos subjetivos ao homem, como: paixão, emoção, empolgação, expectativa, frustração, etc., levando-o a sentir uma diversidade de reações físicas: suor, lágrimas, sorrisos, tremedeiras, palpitações, expressões faciais, entre outros. Devido a tais características subjetivas, o tema futebol não é fácil de ser analisado ou mensurado fielmente.
De fato, o futebol mobiliza uma grande parcela da humanidade, não há como, simplesmente, negar a sua existência, pois, ele está em toda parte, através das conversas diárias entre as pessoas, seja nas ruas, no trabalho, na escola ou no ambiente de lazer. Além disso, ele também tem uma presença muito forte na mídia – internet, rádio, jornais, TV, etc. – enfim, ele, simplesmente, faz parte do convívio humano e social das pessoas, quer elas queiram, quer não.
Esportes individuais
Os esportes individuais auxiliam na concentração, na disciplina e no auto controle do atleta. Possibilita também a flexibilidade nos horários, o que facilita a prática por pessoas muito atarefadas. É também uma boa opção para pessoas que evoluem rápido. Na prática desse esporte é mais fácil focar os exercícios para uma evolução mais rápida, pois o atleta não depende de outros jogadores.
Lista dos principais esportes individuais:
	Atletismo
	UFC (MMA)
	Taekwondo
	Capoeira
	Natação
	Automobilismo
	Ciclismo de Estrada
	Esgrima
	Tênis
	Motovelocidade
	Ciclismo de Pista
	Judô
	Golfe
	Motocross
	Halterofilismo
	Triatlo
	Hipismo
	Ginásticas
	Tênis de Mesa
	Jiu-Jitsu
	Atletismo
O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na Grécia Antiga. Nos primeiros Jogos Olímpicos, realizados em 776 a.C, eram realizadas provas de corridas e arremessos de peso.
 Grande parte das provas de atletismo é realizada em estádios fechados. Nestes estádios, existem as demarcações específicas para cada prova e também os equipamentos como, por exemplo, no salto com varas. Algumas competições como, por exemplo a maratona, são realizadas em vias públicas.
Aspectos Históricos
O atletismo é a forma organizada mais antiga de competição. As primeiras reuniões organizadas da história foram os Jogos Olímpicos, que os gregos iniciaram no ano 776 a.C. Durante anos, o principal evento olímpico foi o pentatlo, que compreendia lançamentos de disco, salto em comprimento e corrida de obstáculos.
Os romanos continuaram celebrando as provas olímpicas depois de conquistar a Grécia no ano 146 a.C. No ano 394 d.C. o imperador romano Teodósio aboliu os jogos. Durante oito séculos não se celebraram competições organizadas de atletismo. Restauram-se na Inglaterra em meados do século XIX, e então as provas atléticas converteram-se gradualmente no esporte favorito dos ingleses.
Em 1834 um grupo de entusiastas desta nacionalidade alcançou os mínimos exigíveis para competir em determinadas provas. Também no século XIX se realizaram as primeiras reuniões atléticas universitárias entre as universidades de Oxford e Cambridge (1864), o primeiro encontro nacional em Londres (1866) e o primeiro encontro amador celebrado nos Estados Unidos em pista coberta (1868). O atletismo posteriormente adquiriu um grande seguimento na Europa e América.
Em 1896 iniciaram-se em Atenas os Jogos Olímpicos, uma modificação restaurada dos antigos jogos que os gregos celebravam em Olímpia. Mais tarde os jogos celebraram-se em vários países com intervalos de quatro anos, exceto em tempo de guerra. Em 1912 fundou-se a Associação Internacional de Federações de Atletismo. Com sede central de Londres, a associação é o organismo reitor das competições de atletismo a escala internacional,estabelecendo as regras e dando oficialidade às melhores marcas mundiais obtidas pelos atletas.
O atletismo surgiu nos Jogos Antigos da Grécia. Desde então, o homem vem tentando superar seus movimentos essenciais como caminhar, correr, saltar e arremessar.
Na definição moderna, o atletismo é um esporte com provas de pista (corridas rasas, corridas com barreiras ou com obstáculos, saltos, arremesso, lançamentos e provas combinadas, como o decatlo e heptatlo); corridas de rua (nas mais variadas distâncias, como a maratona e corridas de montanha); provas de cross country (corridas com obstáculos naturais ou artificiais); e marcha atlética. Considerado o esporte-base, por testar a característica básicas do homem, o atletismo não se limita somente à resistência física, mas integra essa resistência à habilidade física. Comporta três tipos de provas, disputadas individualmente que são as corridas, os saltos e os lançamentos. Conforme as regras de cada jogo, as competições realizadas em equipes somam pontos que seus membros obtêm em cada uma das modalidades.
Aspectos Socioculturais
A história do atletismo é muito bonita, pois que se inicia com a própria história da humanidade, quando o homem primitivo praticava suas atividades naturais para sobrevivência. Chega mesmo a se confundir com a mitologia, quando observamos o período da Antiguidade Clássica, com os Jogos Olímpicos que deram origem aos atuais Jogos Olímpicos da Era Moderna, que trazem como reminiscência cultural mais marcante a figura de Discóbulo de Miron.
O atletismo, sob forma de competição, teve sua origem na Grécia. A palavra atletismo foi derivada da raiz grega, “ATHI, competição”, o princípio do heroísmo sagrado grego, o espírito de disputa, o ideal do belo etc. – o que se chamou de espírito agonístico. Surgiram então as competições que foram perdendo o caráter de religiosidade e assumindo exclusivamente o caráter esportivo.

Mais conteúdos dessa disciplina