Buscar

Fórum A - Gerenciamento de riscos ambientais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Bem, solicito-lhes que apresentem suas considerações pessoais quanto ao entendimento do texto acima, tratando da segurança como medidas de prevenção e não de correção de acidentes. Em sua opinião, remunerar trabalhadores que não sofrem acidentes de trabalho é uma boa medida? O empresário brasileiro está preparado para um novo cenário prevencionista?
Olá! Boa tarde!
Em meu entendimento, para as empresas, evitar acidentes não é apenas uma questão de humanizar a relação entre empregados, empregadores e sociedade, embora esse aspecto também seja importante. Mas há outros fatores envolvidos, como a imagem, maior dedicação do trabalhador e o aspecto econômico. Quando o assunto é segurança, a máxima "prevenir é melhor do que remediar" pode ser traduzida como "gastar menos é melhor do que gastar mais", pois os investimentos em medidas de prevenção sairão muito mais baratos do que os custos gastos para a correção dos acidentes. Com a utilização de medidas preventivas as empresas podem eliminar, neutralizar ou impedir o risco de acidentes, evitando assim transtornos para a propria empresa, trabalhadores e sociedade.
Remunerar trabalhadores que não sofrem acidentes de trabalho é uma boa medida?
Não é uma boa medida, ao invés de remunerar o trabalhador que não sofre acidentes, as empresas devem investir na qualificação do profissional, é de fundamental importância o treinamento dos empregados para a correta utilização dos Equipamentos de Proteção Individual ou Coletiva. A empresa deve treinar o trabalhador com recursos próprios, ou por meio dos fabricantes dos equipamentos, através de palestras ou mini cursos. Eliminando-se as condições inseguras e os atos inseguros é possível reduzir os acidentes. Portanto, a maneira mais eficaz de impedir o acidente é conhecer e controlar os riscos, e isso se faz com uma política de segurança e saúde dos trabalhadores que tenha por base a ação de profissionais especializados, antecipando, reconhecendo, avaliando e controlando todo o risco existente.
 O empresário brasileiro está preparado para um novo cenário prevencionista?
Não está preparado, essa consciência da prevenção ainda é ausente no Brasil. Muitos micro e pequenos empresários pensam que medidas de segurança são apenas para os grandes empreendimentos, que possuem um elevado número de funcionários e esse é um grave equívoco pois essas medidas deveriam ser parte da vida de todo empresário, seja ele de um, dois, três ou vinte mil empregados. Só que infelizmente, nós ainda não estamos com essa consciência de prevenção. Mas há exceções que, talvez um dia, se tornem a regra. Algumas empresas procuraram implantar políticas de prevenção de acidentes e colheram resultados bastante satisfatórios, tanto no aspecto econômico quanto no estímulo aos trabalhadores.

Outros materiais