Buscar

estética e história da arte av

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201302630319)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Na segunda metade do século XIX surgiu sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo, que se desenvolveu ao lado da crescente industrialização da sociedade. Elaborar um pequeno parágrafo (cinco a sete linhas), apontando três características gerais do Realismo.
		
	
Resposta: O realismo foi um movimentomuitoimportante, pois os artistas buscavam trazer o máximopossível da realidade pra as suas obras, seja com as formas utilizadas, as cores ou as técnicas de pintura. Para isso,eram feitas técnicas de sombreamento das figuras, com outras cores e com cores sobre cores pra dar uma ideia de vida ou de movimento nas telas. Texturas ásperas, que faziamcom que as imagens fizessem umpequenorelevo da tela, como se fosse o que chamamos hj de "terceira dimensão" e deixava um belo efeitoartístico de movimento na tela observada.
	
Gabarito: Os realistas responderam às novas necessidades urbanas, devido às aceleradas mudanças geradas pela industrialização. A compreensão da realidade, o cientificismo, a valorização do objeto, o sóbrio foram características do Realismo.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Os realistas responderam às novas necessidades urbanas, devido às aceleradas mudanças geradas pela industrialização. A compreensão da realidade, o cientificismo, a valorização do objeto, o sóbrio foram características do Realismo.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301994246)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	A Arte Contemporânea da metade do século XX em diante tem como característica a estética duchampiana. Referência direta ao Dadaísmo e às ações de "apropriação" e de "ready-made" de Marcel Duchamp. Explique, a partir das aulas, o que pode ser definido como "apropriação" e "ready-made".
		
	
Resposta: a apropriação é quando o indivíduo pega para si, sem uma prévia autorização legal os conceitos ou ideias de outra pessoa. Ready made, ao meu entender é quando se pega um modo real de se fazer algo, sendo na arte, seria técnicas de pintura, que eram passadas de artistas para artistas, como se fosse o modelo a ser seguido.
	
Gabarito: A resposta deverá apresentar em sua essência a seguinte informação: - Apropriação é garantida a partir de uma ação do artista na captura de objetos existentes e na recontextualização destes, propiciando uma releitura estética do mesmo. Caso da obra de Marcel Duchamp - A fonte. (Um urinol que fora apropriado pelo artista e cujo novo contexto tranformou em um novo objeto!) Esta recontextualização, esta releitura marcam o chamado "ready-made. O exemplo pode ser outros, desde que exista pertinência à essência apresentada.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302572215)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Na Idade Média não era suportada a contradição de ver o "belo" fora de lugar, ausente do plano divino. Assim, conclui-se que :
		
	 
	o belo na Idade Média é identificado e destacado da natureza pelo artista, a arte preocupou-se apenas com a representação do belo da criação divina.
	
	nos tempos medievais o belo pertencia a Deus, sem qualquer relação com a doutrina cristã e apoiado na estética da Grécia Clássica.
	
	com a queda do Império Romano e a consequente queda do poder da Igreja Católica, a arte afastou-se da doutrina cristã na Idade Média.
	
	nenhuma das opções está correta.
	 
	nos tempos medievais o belo pertencia a Deus e a arte preocupava-se apenas com a doutrina cristã, sem relação com a estética.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302578375)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O Renascimento - ou Renascença - é marcado por uma corrente de pensamento, que traz uma valorização do ser humano e da natureza, em oposição ao sobrenatural cultuado na Idade Média. Que denominação recebeu essa corrente de pensamento?
		
	 
	Iluminismo
	 
	Humanismo
	
	Positivismo
	
	Teocentrismo
	
	Classicismo
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302543922)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Observando a produção artística de diversos pintores notamos que muitos deles repetem os temas de uma pintura exaustivamente. Entre os impressionistas podemos citar o exemplo de Claude Monet que pintou diferentes representações da Catedral de Rouen, cidade distante 116 quilômetros de Paris. O que motivou isso?
		
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Na série de quadros que pintou sobre a Catedral de Rouen Monet buscava registrar a variação dos detalhes arquitetônicos.
	
	Na série de quadros que pintou sobre a Catedral de Rouen Monet procurou representá-la de forma fotográfica para registrar a rica representação de santos e rituais católicos que havia em seus infindáveis vitrais.
	
	Nenhuma afirmativa está correta.
	 
	Na série de quadros que pintou sobre a Catedral de Rouen procurou representá-la em vários momentos do dia registrando assim as diferentes impressões que as pedras, arcos e torres lhe causavam com a variação da luz solar.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302662508)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Com relação ao Expressionismo e ao Impressionismo, assinalar a única opção incorreta:
		
	
	No Impressionismo a representação é feita de fora para dentro.
	
	O Expressionismo ressalta o sentimento, deforma a figura. Os valores emocionais predominam sobre os intelectuais.
	 
	O Expressionismo apresentou uma pintura dramática, mas objetiva, não expressando sentimentos humanos.
	 
	As correntes expressionistas ressaltavam o grotesco, o primitivo e o espontâneo, acelerando o desenvolvimento do modernismo.
	
	A grande preocupação dos impressionistas era a captação das cores a partir de uma determinada luz.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302201146)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O Cubismo teve suas bases na obra de Cézanne, que acreditava que a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Mas, a verdadeira essência do Cubismo, de Picasso e Braque, foi além disso, lançando as bases da Arte Moderna. De que forma o movimento cubista pode ser conceituado, sob o ponto de vista da obra desses últimos artistas?
		
	 
	O Cubismo pode ser definido como a representação tridimensional dos objetos, através de formas geométricas, sob todos os pontos de vista possíveis, e com todas as suas partes rebatidas numa superfície plana e bidimensional.
	
	O Cubismo pode ser definido como um movimento artístico cujas principais características eram a utilização de cores puras, sem misturas e sem preocupação com a realidade das mesmas no mundo material. As formas eram simplificadas e apenas sugeridas.
	
	O Cubismo pode ser definido como a representação estrutural dos objetos, através de formas geométricas, não tendo portanto nenhum vínculo aparente com o mundo real.
	 
	O Cubismo pode ser definido como um movimento artístico que buscava expressar o movimento real, registrando a velocidade descrita pelas figuras em relação ao tempo e espaço. Os cubistas não se interessavam em pintar o objeto, mas sim em captar a plástica e a velocidade descrita por ele no espaço.
	
	O Cubismo pode ser definido como um movimento artístico que se utilizava da forma ou da desconstrução dela, para pintar o amor, o ciúme, o medo, a solidão, a miséria humana, a prostituição, enfim. Deformavam a figura, para ressaltar o sentimento.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302622864)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O Dadaísmo e o Surrealismo representam respostas culturais, articuladas de modos diversos, mas tendo em vista uma mesma situação: a falência de valores estéticos, filosóficos, morais do século XIX e o confronto com a nova realidade que superou os limites do racionalismo no século XX, evidenciada com a guerra. Respostas culturais porque:
		
	 
	O Surrealismo surgiu do movimento Dadá que refletia, tanto na arte quanto na literatura, o apoio irrestrito à cultura ocidental; Continuando o Dadaísmo,o Surrealismo enfatizava o papel do inconsciente na atividade criadora.
	
	Dadaísmo e Surrealismo foram movimentos de vanguarda mas só surgiram após a Segunda Guerra Mundial propondo a destruição do capitalismo no ocidente.
	 
	O Surrealismo surgiu do movimento Dadá que refletia, tanto na arte quanto na literatura, o protesto niilista contra a cultura ocidental. Continuando o Dadaísmo, o Surrealismo enfatizava o papel do inconsciente na atividade criadora.
	
	Nascidos em plena guerra, o Dadaísmo e o Surrealismo foram considerados os mais radicais de todos os movimentos. Foram lançados ao mesmo tempo, em Zurique, em 1916, por meio de um manifesto assinado por Tristan Tzara.
	
	Os dadaístas e surrealistas não romperam com as formas da arte, apenas com o conceito da própria arte;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201302534266)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Pop Art que se destacou nos Estados Unidos, na década de 1960, e se estabeleceu internacionalmente, pretendia eliminar as distâncias e obstáculos que separavam a arte do cotidiano das pessoas. Observe a tela de Andy Warhol, com o rosto de Che Guevara, reproduzido em sequência, e assinale a alternativa que melhor caracteriza a Pop Art.
		
	
	A Pop Art, na qual se insere Andy Warhol, é um movimento de valorização da cultura midiática, que se apropria somente de representantes de esquerda e de minorias, como mulheres e negros.
	
	Os principais artistas da Pop Art tinham como inspiração para as criações de suas obras, a cultura das pessoas e seus principais costumes, incentivando assim o consumismo, o modo de viver, as características do materialismo, e tudo isso de uma forma bastante séria.
	
	A reprodução de imagens criadas pela publicidade, cinema, TV e jornais desvalorizou uma pintura que trouxe para a tela, com a Pop Art, referências conhecidas.
	 
	A Pop Art foi o movimento que usava figuras e ícones populares como tema de suas pinturas, com o objetivo da crítica irônica ao bombardeamento da sociedade capitalista pelos objetos de consumo da época.
	 
	O artista denunciava as ações do regime cubano, por meio da imagem de Che Guevara, ao mesmo tempo em que criticava o predomínio cultural americano.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201302574314)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A partir dos anos 70/80 o Grafite passou a representar uma crítica contundente à civilização e à cultura. Assinalar a única opção INCORRETA:
		
	
	O Grafite é um tipo de manifestação artística surgida em Nova York durante a década de 1970, um movimento organizado para a crítica social em espaços públicos.
	 
	O Grafite seguiu a mesma linha de movimentos intelectualistas na arte norte americana , como a Arte Conceitual ou o Minimalismo, desvinculado de "subculturas".
	
	O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop.
	
	A arte do Grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos, o Grafite reflete a realidade das ruas, muitas vezes considerado como vandalismo.
	
	Os grafites representam uma das mais importantes contribuições , dos representantes de uma "subcultura", às artes visuais.

Continue navegando