Buscar

Av1 Genetica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201302131609)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Nos seus experimentos com ervilhas, Mendel observou que na geração F1 todos os indivíduos produziram sementes lisas, ou seja, a variedade rugosa não apareceu em F1. Depois, ele deixou ocorrer a autofecundação das plantas de F1 (F1 x F1) e analisou os descendentes (geração F2). Constatou que em F2 cerca de 75% das sementes eram lisas e 25% eram rugosas. Estas observações permitiram afirmar que:
		
	
	Os indivíduos da geração F1 não apresentaram a característica semente rugosa porque eles não possuíam o gene que determina esta característica.
	 
	Na geração F1, embora estivesse presente no genótipo dos indivíduos, o gene que determina esta característica não se expressou.
	
	Quando os indivíduos da geração F1 se autofecundarão, eles passaram a possuir o gene que determina a característica semente rugosa, por isso o resultado da F2.
	
	Os indivíduos da geração F2 não poderia apresentar tais características por não ter herdado o gene que determina a característica semente rugosa.
	 
	Os indivíduos da geração F1 só continham no seu genótipo o gene que determina a característica semente lisa e por isso só esta característica foi observada.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302462360)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O trabalho de Mendel com hibridação de ervilhas, publicado em 1866, forneceu subsídios para a compreensão das observações citológicas sobre o comportamento dos cromossomos na formação dos gametas. A 1ª lei de Mendel considera que:
		
	
	na mitose, os pares de fatores segregam-se independentemente.
	
	o gene recessivo se manifesta unicamente em homozigose.
	 
	os gametas são puros, ou seja, apresentam apenas um componente de cada par de fatores considerado.
	
	os gametas são produzidos por um processo de divisão chamado meiose.
	
	a determinação do sexo se dá no momento da fecundação.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302453560)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O corpo humano possui dois tipos de divisão celular: um é responsável pela replicação das células somáticas participando do crescimento e manutenção dos tecidos; o outro é responsável pela divisão das células germinativas para produção dos gametas (ovócitos e espermatozoides). Indique quais são estes dois tipos de divisão, respectivamente:
		
	
	Divisão binaria e meiose.
	 
	Mitose e meiose.
	
	Meiose e mitose.
	
	Mitose e divisão binária.
	
	Mitose e cissiparidade.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302493727)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os cromossomos humanos são formados por várias estruturas além do DNA. Marque a opção abaixo que representa a estrutura do cromossomo que é responsável pela divisão igual dos cromossomos na anáfase da mitose.
		
	 
	Centrômero
	
	Cinetócoro
	
	Braços
	
	Telômero
	
	Satélite
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302131611)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O DNA é a molécula mais importante do ponto de vista genético, uma vez que nela estão todas as informações necessárias para a construção e o funcionamento do organismo. Assinale a opção que NÃO é uma característica da molécula de DNA. a) b) c) d)
		
	
	Os nucleotídeos que formam sua estrutura contem como carboidrato a desoxiribose.
	
	Nela estão presentes os genes que determinam as características do organismo.
	
	É formado por uma dupla cadeia de nucleotídeos em espiral.
	 
	São moléculas extremamente longas, formadas por milhares de nucleotídeos.
	 
	Apresenta as bases nitrogenadas adenina (A), uracila (U), citosina (C) e guanina (G).
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302148720)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os avanços no Projeto Genoma Humano estão cada dia mais presentes nos noticiários devido ao grande interesse que despertam. Essa presença constante cria necessidade de estarmos familiarizados com o seu significado. Assim, o Projeto Genoma tem por finalidade:
		
	 
	mapear e sequenciar os genes humanos nos cromossomos
	
	alterar o material genético humano pela incorporação de DNA estranho em seu genoma
	 
	permitir o tratamento de doenças humanas por meio de transferência de genes ou substituição de genes deletérios por genes normais.
	
	retirar gene ou genes humanos e introduzí-los em outros organismos, com a finalidade de obter produtos farmacológicos
	
	impedir a clonagem dos genes associados aos cânceres
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302512567)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela cuja expressão utilizada na elaboração e na interpretação dos heredogramas e a sua descrição difere do seu real significado:
		
	
	Caráter congênito: é o caráter apresentado pelo indivíduo ao nascer. Este não precisa ter, necessariamente, uma origem genética, pois sua causa pode ser ambiental, como é o caso de uma doença que tenha afetado o animal durante a gestação.
	
	Caráter hereditário: é uma característica genética transmissível, que pode ou não ser congênita. Ou seja, pode se manifestar antes ou depois do nascimento.
	 
	Herança ligada ao X: determinada pelos genes situados na porção do cromossomo X que não apresenta nenhuma homologia com o cromossomo Y, o que provoca uma diferença significativa na forma como esta se distribui entre homens e mulheres.
	
	Herança autossômica: determinada por genes situados nos cromossomos autossômicos, ou seja, aqueles que são igualmente compartilhados por homens e mulheres.
	 
	Hemizigoto: um indivíduo haplóide que possui apenas uma cópia do gene de um determinado loco. Isso ocorre naturalmente em machos de mamíferos para os genes localizados no cromossomo X (na região de não homologia com o cromossomo Y).
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302512569)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Com relação às heranças autossômicas dominantes, leia as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém apenas a(s) afirmação(ões) VERDADEIRA(S): I- Na herança autossômica dominante clássica, todo indivíduo afetado em um heredograma possui um genitor afetado, que por sua vez também tem um genitor afetado, e assim por diante até onde o distúrbio possa ser localizado. II- A herança autossômica dominante distingue-se facilmente da herança dominante ligada ao X quando se analisa o seu padrão de transmissão e expressão entre homens e mulheres. III - A maioria das mutações gênicas responsáveis por distúrbios dominantes são raras na população quando comparadas com os respectivos alelos recessivos que condicionam o fenótipo normal. Isso ocorre porque, dependendo do grau de acometimento do distúrbio, a própria seleção natural se encarrega de eliminar os portadores desses alelos da população.
		
	
	Somente II e III.
	 
	I, II e III.
	 
	Somente I e II.
	
	Somente I e III.
	
	Somente I.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301902417)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O daltonismo é uma anomalia visual na qual o indivíduo tem deficiência na distinção das cores vermelho ou verde. É uma anomalia na qual ocorre salto de geração quando o gene é passado através de mulheres portadoras, não há transmissão direta de homem para homem, mas principalmente meninos são afetados. Em relação a esta doença, assinale a resposta correta:
		
	
	Apresenta padrão de herança autossômico recessivo.
	
	Apresenta padrão de herança ligada ao cromossomo Y.
	 
	Apresenta padrão de herança dominante ligada ao cromossomo X.
	 
	Apresenta padrão de herança recesssiva ligada ao cromossomo X.
	
	Não apresenta padrão de herança autossômico recessivo.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301930744)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em todas as células humanas existem 23 pares de cromossomos, dos quais 22 são autossômicos e 2 sexuais. Os cromossomos sexuais X e Y por serem diferentes um do outro são também chamados de:
		
	
	Isossomos
	
	Apossomos
	
	HomossomosMonossomos
	 
	Heterossomos

Outros materiais