Buscar

Exercícios de Física I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LISTA IV – Física I - Entregar dia 10 de dezembro
1)Uma barra homogênea de massa 4 kg e comprimento 1 m está apoiada em suas extremidades sobre dois suportes A e B conforme figura. Coloca-se a seguir, apoiada sobre a barra, uma esfera maciça, de massa 2 kg, a 20 cm do apoio B. Calcular as forças que os apoiam A e B fazem sobre a barra.
2)A figura abaixo mostra um corpo de peso P igual a 30 N em equilíbrio estático. Um dinamômetro D ligado ao fio horizontal indica o valor de 40 N.
Considerando que os fios e o dinamômetro possuem massa desprezível, qual a força T que atua no fio AB preso a parede? 
3)A barra homogênea representada na figura abaixo tem 3 m de comprimento, peso de módulo 600 N e está equilibrada horizontalmente sobre dois apoios, A e B. Determine o módulo da força normal exercida pelos apoios sobre a barra.
4)A barra homogênea da figura tem peso P = 120 N. A polia é ideal. Determine o peso do bloco e a intensidade da força que o apoio A exerce na barra, estando o sistema em equilíbrio.
5)A barra homogênea de peso P = 30 N está articulada no ponto A. O fio DC é ideal e forma com a barra, na posição horizontal, um ângulo de 30º. O bloco tem peso PBx=x10 N. Determine a intensidade da força de tração no fio e as componentes XA e YA da força que a articulação exerce na barra.
6)Na figura desta questão, um jovem de peso igual a 600 N corre por uma prancha homogênea, apoiada em A e articulada no apoio B. A prancha tem o peso de 900 N e mede 9,0 m. Ela não está presa em A e pode girar em torno de B. Qual a máxima distância que o jovem pode percorrer, medida a partir de B, sem que a prancha gire?
7)Você abre um restaurante e deseja atrair clientes pendurando uma placa externa. A viga horizontal homogênea que sustenta a placa tem 1,50 m de comprimento, massa de 18 kg e está presa à uma parede por uma dobradiça. A placa em si é uniforme e possui massa de 28 kg e comprimento total de 1,20 m. Os dois cabos que sustentam a placa têm cada qual 32 cm de comprimento e estão a 90 cm de distância um do outro e equidistantes do meio da placa. O cabo que sustenta a viga tem 2 m de comprimento.
 a) Qual a tensão mínima a ser suportada pelo cabo para evitar que a placa desabe?
 b) Qual a força vertical mínima a dobradiça deve ser capaz de suportar sem ser arrancada da parede? 
8)Na situação representada na figura abaixo, o bloco 1 percorre uma pista horizontal com velocidade v1 e se choca frontalmente com o bloco 2, em repouso no ponto A. Depois do choque, o bloco 2 sobe pela rampa até atingir o ponto B, a 0,20 m de altura em relação à horizontal, onde para e volta. Os blocos são idênticos, deslizam sobre pistas onde o atrito é desprezível e as colisões são elásticas. Determine a velocidade de cada bloco depois da primeira colisão.
9)Em um campo de futebol com lama, um zagueiro de 110 kg se choca com um jogador meio-de-campo de 85 kg. Imediatamente antes da colisão, o zagueiro se deslocava com velocidade de 8,8 m/s do sul para o norte e o outro jogador se deslocava com velocidade de 7,2 m/s do oeste para leste. Qual é a velocidade (módulo, direção e sentido) com a qual os dois jogadores se movem após a colisão?
 10)Uma bola de gude de 10 g desloca-se com velocidade de 0,4m/s da direita para a esquerda sobre uma pista horizontal sem atrito e colide frontalmente com outra bola de gude de 30 g que se deslocava com velocidade de 0,2 m/s da esquerda para a direita. a) Determine o módulo, a direção e o sentido de cada bola de gude depois da colisão. 
b) Calcule a variação do momento linear para cada bola de gude.
c)Calcule a variação da energia cinética para cada bola de gude.

Outros materiais