Buscar

Ap3 - Estado e Administração Pública

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estado e Administração Pública
AP 3
1 - Em sua opinião, é possível pensar em uma ação do Estado que, de fato se caracterize pela democratização do processo decisório? Comente.
Aqui não se trata de defender apenas que o Voto já garante esta democratização, espera-se que o estudante cite a utilização de mecanismos de transparência das decisões, acesso dos cidadãos aos mecanismos de fiscalização, promoção de meios de participação dos cidadãos nas decisões, etc. A simples defesa de “plebiscitos” não basta, pois esta não é uma saída exequível para a questão e, ainda assim, esta ação sempre será comprometida pelos reais interesses do Estado, que consistem na reprodução de um status-quo dominante, ou seja, a resposta pode ser que é possível ou não, mas é necessário que sejam apresentados argumentos que justifiquem a resposta dada. Atenção, a resposta apelativa de criticar o governo não atende ao que a pergunta apresenta, é uma questão acadêmica e não de critica a esta ou aquela ação ou corrupção, etc.
2 – Em sua opinião, é possível pensarmos na superação do quadro de exclusão gerado ou agravado pela globalização? E qual poderia ser o papel do Estado neste processo? Comente.
Segundo Milton Santos é possível pensarmos nesta reversão, desde que o Estado atue mais fortemente no desenvolvimento de Programas de Educação, acesso da população às novas tecnologias de informação e comunicação, entre outras coisas, como fortalecimento de investimentos em infraestrutura, desenvolvimento de um modelo econômico mais distributivo em termos de renda, etc.
3 – Em sua opinião é possível pensarmos no exercício pleno da cidadania? E qual o papel do Estado neste processo? Comente.
Neste caso, pode-se ter qualquer tipo de resposta, mas espera-se que o aluno argumente razoavelmente em defesa da mesma. De qualquer modo, espera-se que o Estado seja capaz de criar mecanismos de participação dos cidadãos no processo decisório, que descentralize e desconcentre suas ações, aproximando-as do controle do cidadão, transparência e que invista na educação como forma de libertação do indivíduo. 
AP E
Uma série de ações desenvolvidas pelo Estado prestam-se quase que exclusivamente a garantir a manutenção e ampliação de um processo de dominação, favorecendo os grupos hegemônicos na sociedade, entretanto estas ações, de modo geral, apresentam contradições em relação a esta proposição. 
Destaque e comente duas ações recentes de governo que você considera relevantes e procure analisar as contradições destas ações, de modo a identificar em que sentido elas, ao mesmo tempo em que favorecem este processo de dominação, também se constituem em instrumento de superação desta dominação.
Aqui os alunos tendem a falar de Cotas nas Universidades, Bolsa Família, etc. – sem problemas, porém os comentários não devem ser uma crítica ou elogio (como costumam fazer), mas sim relacionados com a pergunta formulada – ou seja, quais as contradições destas ações. E atenção trata-se de ações de governo (sejam de que nível for: municipal, estadual ou federal) e não de ações do legislativo ou do judiciário.

Continue navegando