Buscar

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO AV e AVS

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			 FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201502266831 - EUNICE AMARO COELHO
	Professor:
	MARIA DE FATIMA FERNANDES RODRIGUES
	Turma: 9022/AC
	Nota da Prova: 1,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 1,5  Data: 13/11/2015 20:47:16
	O aproveitamento da Avaliação Parcial será considerado apenas para as provas com nota maior ou igual a 4,0.
	
	 1a Questão (Ref.: 201502914993)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Guilherme de Ockham foi o maior dos lógicos escolásticos. Analise uma das suas contribuições.
		
	
Resposta: Contribuições de Guilherrme Ockham as culturas que se estabelecem na europa.
	
Gabarito: O aluno deve citar uma das contribuições: Pelas posições que assumiu na Filosofia, na Teologia e na Política, e pelos constantes enfrentamentos com as autoridades, Ockham foi perseguido pelo Papa.   Foi graças as suas ideias, que foram lançadas as sementes que levaram o sistema filosófico medieval à ruína, dando lugar ao novo senso de investigação crítica inspirado diretamente dos gregos.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): aluno deve citar uma das contribuições: Pelas posições que assumiu na Filosofia, na Teologia e na Política, e pelos constantes enfrentamentos com as autoridades, Ockham foi perseguido pelo Papa. Foi graças as suas ideias, que foram lançadas as sementes que levaram o sistema filosófico medieval à ruína, dando lugar ao novo senso de investigação crítica inspirado diretamente dos gregos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503029727)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Explique em formas gerais o pensamento de Paulo Freire em relação à educação e diga como este pensador vê o processo educativo.
		
	
Resposta: Ele afirma que a "Educação é bancária" e contribuiu muito para melhora do processo educativo com muito afinco E o essencial entre a relação entre o educador e educando é .
	
Gabarito: PAULO FREIRE VÊ O PROCESSO EDUCATIVO VOLTADO PARA A EMANCIPAÇÃO DOS HOMENS E MULHERES ATRAVÉS DE UMA DINÂMICA NA QUAL A LEITURA DA PALAVRA É A LEITURA DO MUNDO. FREIRE EM SEU PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO PROMOVE A CONSCIÊNCIA DE QUE OS EDUCANDOS ERAM PRODUTORES DE CULTURA E DE VALORES FAZENDO COM QUE ELES SE CONHECESSEM COMO AUTORES A MEDIDA QUE O MATERIAL VOCABULAR ADVINHA DELES M,ESMOS.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502996002)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Segunda feira, 4 de outubro de 2004. Um dia após as eleições, o jornalista Gerson S. Monteiro escreve, no O Globo, um artigo intitulado "Deus não sobe em palanque" e afirma "é totalmente indevido fazer proselitismo político (atração de adeptos para pertencer a determinado grupo político) à custa da religião". Aqui encontramos referência ao questionamento de uma determinada forma de conhecimento. Escolha a alternativa correta:
		
	
	Experimental
	 
	Político
	
	Filosófico
	 
	Mítico
	
	Científico
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502967049)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Aristóteles ensinava que todo o conhecimento e todo o trabalho visa algum bem. O bem é a finalidade de toda ação. Quando ele perguntou sobre qual é o mais alto de todos os bens que se podem alcançar pela ação, conseguiu chegar a algumas conclusões. Marque as afirmativas que estiverem de acordo com as conclusões do filósofo.
		
	 
	Tanto o homem do cotidiano atual como todos os pensadores estão de acordo que a finalidade da vida é ser feliz.
	 
	Toda a humanidade tem uma mesma definição para o conceito de felicidade.
	 
	Toda a produção histórica dos seres humanos consiste em criar condições para que o homem seja feliz.
	 
	O bem viver e o bem agir nada tem a ver com o ser feliz.
	 
	Todas as religiões, as filosofias de todos os tempos, as conquistas tecnológicas, as teorias científicas e toda a arte são criações humanas que procuram apresentar condições para a conquista da felicidade.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502963581)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Durante muito tempo a Idade Média foi conhecida como a "Idade das Trevas", período de obscurantismo e ideias retrógadas, marcado pelo atraso econômico e político do feudalismo, pelas guerras religiosas, pela "peste negra" e pelo monopólio restritivo da Igreja. Em que campos a igreja atuou de forma expressiva na Idade Média?
		
	 
	Na organização da vida do homem medieval, preocupando-se com o seu bem estar.
	 
	Educação e Cultura
	
	Filosofia clássica grega e romana.
	
	Mosteiros - apenas com a fé cristã e de ajuda aos necessitados.
	
	Nas questões de formação para o trabalho e na busca pelo estado laico.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502912931)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Principal expoente da filosofia escolástica medieval, São Tomás de Aquino retomou o problema mais importante da Patrística, a conciliação entre fé e razão. Em sua "Suma Teológica", procurou dar provas racionais da existência de Deus com base em Aristóteles. São Tomás de Aquino converge com o filósofo grego ao:
		
	
	considerar o homem inapto a viver em sociedade, dada sua malignidade natural e espontânea.
	
	negar a felicidade terrena como fim a ser atingido por todos os homens.
	 
	conceber o universo como uma hierarquia de seres, onde os superiores dominam os inferiores.
	
	adotar o raciocínio lógico-dedutivo.
	
	perceber o corpo como obstáculo à atividade da alma.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502916391)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Reforma Protestante de Lutero é um dos fatores propulsores da Modernidade, pois destaca uma das suas características mais importantes. Escolha a alternativa correta:
		
	
	a leitura da Biblia
	 
	a importância da fé
	
	o envolvimento nas questões científicas
	
	o envolvimento nas questões políticas
	 
	a defesa do individulismo contra a autoridade externa
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502859339)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em uma época de conflitos, crises e incertezas, Galileu foi proibido de lecionar. Ao tomar conhecimento da condenação de Galileu, Descartes desistiu de publicar a sua obra. Qual é o nome dessa obra de Descartes?
		
	
	O Discurso do Método.
	 
	O Tratado do Mundo.
	
	O Tratado Científico.
	 
	O Tratado do Método.
	
	O Método Científico.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201502911754)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Na Crítica da razão pura, de Immanuel Kant, encontramos uma tentativa de unidade entre racionalismo e empirismo pela mediação do conceito de experiência e sensibilidade puras. Acerca das formulações encontradas na estética transcendental kantiana, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	As formas de intuição pura são representações a priori e não a posteriori, que se encontram completamente no espírito humano e não na realidade empírica.
	
	Os fenômenos, sejam da experiência interna ou da experiência externa, não passam de representações, pois os dados da percepção nelas são transmutados graças ao espaço e ao tempo.
	 
	É pela mediação da sensibilidade que os objetos são dados e são fornecidas as intuições; não cabendo ao entendimento, nenhuma atividade fundamental.
	 
	O espírito humano nada pode saber das realidades transcendentes aos fenômenos, pois não há uma intuição intelectual; isso implica que não é possível conhecer a coisa em si.
	
	O conhecimento sistemático e a ciência dos objetos da experiência fornecem um modelo de certeza; a filosofia crítica marca os limites do que se pode conhecer e estima o que é permitido esperar.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502898414)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Para Paulo Freire, um esforço sempre presente à prática da autoridade democrática é o de persuadir ou convencer a liberdade de que vá construindo consigo mesma, em si mesma, com materiais que, embora vindo de fora de si, sejam reelaborados por ela. Assim, o essencial nas relações entre educador e educando,entre autoridade e liberdade, entre pais e filhos é
		
	
	favorecer a transgressão, a criatividade e a autonomia.
	
	fortalecer o indivíduo enquanto ser heterônomo.
	 
	a construção da aprendizagem nas relações sociais, morais e físicas.
	
	a responsabilidade dos educandos na realização de seu projeto de vida.
	 
	a reinvenção do ser humano no aprendizado de sua autonomia.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 12/11/2015 até 24/11/2015.
Parte inferior do formulário
 
 
Parte superior do formulário
			FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AVS
	Aluno: 
	Professor:
	MARIA DE FATIMA FERNANDES RODRIGUES
	Turma: 9022/AC
	Nota da Prova: 4,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 1,5  Data: 08/12/2015 10:18:08
	
	 1a Questão (Ref.: 201503009421)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	A transição entre a maneira mítica de ver o mundo, pela forma filosófica de pensar aconteceu de forma lenta e progressiva. A partir do séc. VI a.C (500 a.C) os apelos míticos e sobrenaturais já não atendiam a sociedade e sua forma de organização, que se mostrava cada vez mais preocupada com a realidade concreta, com as questões políticas e as relações comerciais. Escreva as características do pensamento filosófico.
		
	
Resposta: O pensamento filosófico é sistemático, que faz uma análise e críticas ao questionar as coisa ate se obter as respostas exatas, verdadeiras e reflete sobre o que ele faz.
	
Gabarito: Procura conhecer os fundamentos de todas as áreas dos conhecimentos e é um conhecimento intelectual e racional considerado científico por sua rigorosidade e por aceitar críticas. O conhecimento filosófico convida os interlocutores ao pensamento crítico, reflexivo e inteligente.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502531133)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Explique a importância do Iluminismo para o desenvolvimento da Modernidade.
		
	
	
Gabarito: O Iluminismo foi um movimento de grande importância a partir da segunda metade do século XVIII. Abrange não só o pensamento filosófico, mas também as artes, as ciências e as teorias políticas, as teorias pedagógicas e jurídicas. A razão é exaltada e é compreendida como faculdade universal, uma luz natural, comum a todos os humanos. O Iluminismo tem caráter ético e emancipador, resultado do uso da razão. Tem caráter fortemente laico e secular.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503006652)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A formação pela qual os sofistas foram responsáveis constituiu-se, basicamente, na preparação do cidadão grego para a participação na vida política da polis (Cidades - Estado). Em cada Cidade-Estado havia um espaço denominado Àgora, onde os gregos debatiam as questões políticas. A preocupação com a política era tanta, que os gregos criaram o sistema de ensino denominado Paidéia, com objetivo de educar o cidadão para viver na polis. Em grego, Paidéia significa criança e quem conduzia a criança à educação era o (a):
		
	
	Pai
	
	Político
	 
	Família
	 
	Pedagogo
	
	Soldado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502967049)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Aristóteles ensinava que todo o conhecimento e todo o trabalho visa algum bem. O bem é a finalidade de toda ação. Quando ele perguntou sobre qual é o mais alto de todos os bens que se podem alcançar pela ação, conseguiu chegar a algumas conclusões. Marque as afirmativas que estiverem de acordo com as conclusões do filósofo.
		
	 
	Toda a produção histórica dos seres humanos consiste em criar condições para que o homem seja feliz.
	 
	Toda a humanidade tem uma mesma definição para o conceito de felicidade.
	 
	Todas as religiões, as filosofias de todos os tempos, as conquistas tecnológicas, as teorias científicas e toda a arte são criações humanas que procuram apresentar condições para a conquista da felicidade.
	 
	O bem viver e o bem agir nada tem a ver com o ser feliz.
	 
	Tanto o homem do cotidiano atual como todos os pensadores estão de acordo que a finalidade da vida é ser feliz.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502963581)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Durante muito tempo a Idade Média foi conhecida como a "Idade das Trevas", período de obscurantismo e ideias retrógadas, marcado pelo atraso econômico e político do feudalismo, pelas guerras religiosas, pela "peste negra" e pelo monopólio restritivo da Igreja. Em que campos a igreja atuou de forma expressiva na Idade Média?
		
	
	Mosteiros - apenas com a fé cristã e de ajuda aos necessitados.
	
	Nas questões de formação para o trabalho e na busca pelo estado laico.
	 
	Educação e Cultura
	
	Filosofia clássica grega e romana.
	
	Na organização da vida do homem medieval, preocupando-se com o seu bem estar.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502906342)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O termo escolástico designa todos aqueles que pertencem a uma escola ou que se vinculam a uma determinada escola de pensamento e de ensino. Os fatores históricos que contribuíram para o seu desenvolvimento foram, exceto:
		
	
	Em torno dos séculos XI e XII, que vamos assistir o surgimento da chamada escolástica. Neste contexto, aparece a famosa querela entre a razão e a fé que percorre toda a Filosofia Medieval. O desenvolvimento da Filosofia torna-se possível devido à difusão de consolidação das escolas nos mosteiros e catedrais.
	
	As culturas bárbaras que se estabelecem na Europa Ocidental não tinham conhecimento e, nem tampouco, interesse pela Filosofia. Só a partir do século IX, cinco séculos após a morte de Santo Agostinho, a situação começa a mudar.
	
	Em 529, São Bento fundou, na Itália, a ordem monástica beneditina, diferente das ordens monásticas das igrejas orientais, que eram exclusivamente contemplativas.
	
	Foi graça aos monges copistas que foram preservados os textos da antiguidade clássica greco-romana, nas bibliotecas.
	 
	Progressivamente, o mundo europeu ocidental começava a se reestruturar. A primeira grande tentativa de reestruturação surgiu com o papa Bento III, que consagrou imperador Carlos Magno ocasionando uma nova fragmentação política, que gerou grandes conflitos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502917147)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A metodologia científica moderna se opõe à ciência contemplativa, partindo de critérios diferentes. Escolha a alternativa que NÃO está relacionada com a metodologia científico moderna:
		
	
	experimentação
	
	observação
	
	verificação de hipóteses
	
	generalização
	 
	partir de princípios metafísicos
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502913882)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Escolha a alternativa correta. Descartes é considerado o maior representante, na época moderna, da teoria conhecida como:
		
	 
	Positivismo
	
	Ceticismo
	
	Idealismo transcendental
	 
	Racionalismo inatista
	
	Empirismo científico
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201502911777)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em substituição aos valores dominantes da Idade Média, a mentalidade moderna formulou novos princípios, exceto:
		
	
	Individualismo
	 
	Racionalismo
	 
	Teocentrismo
	
	Homem Antropocêntrico
	
	Humanismo
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502993716)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os conceitos de Assimilação e Acomodação são processos cognitivos definidos por:
		
	
	Jean Piaget
	
	Rosseau
	
	Paulo Freire
	
	Perrenoud
	 
	Friedrich Froebel
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 02/12/2015 até 14/12/2015.
Parte inferior do formulário

Continue navegando