Buscar

auditoria l

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (311606)
Auditoria I (CON35)
Prova: 3968697
QUESTÃO:
1. Dependendo do volume de informação a ser analisado, o auditor poderá optar pelo procedimento de extrair uma amostragem, no intuito de constituir uma opinião com base em um percentual relevante do total de informações. Diante deste contexto, justifique o motivo da divisão do procedimento de amostragem de auditoria em: planejamento, seleção e avaliação.
RESPOSTA ESPERADA:
O procedimento de amostragem, antes de sua aplicação, requer uma subdivisão em três fases, para maior segurança das informações a serem auditadas. Inicia com a fase do planejamento, que é destinada à avaliação da expansão das informações a serem auditadas, projetando as possíveis amostras a serem analisadas. Em seguida, vem a seleção da amostra, que avaliará a segurança dos controles internos, bem como a quantidade e qualidade das informações. Por último vem a avaliação da amostra, em que são ponderadas as amostras, revendo riscos e possibilidades de erros.
QUESTÃO:
2. A auditoria nas empresas, tanto a externa quanto a interna, procura avaliar os controles internos atribuídos nas atividades operacionais, verificando se eles atendem às necessidades, bem como analisam o sistema contábil, para a garantia dos registros dos fatos contábeis. No entanto, existem algumas diferenças entre os dois tipos de auditoria. Partindo deste enunciado, descreva as diferenças das auditorias com relação ao vínculo.
RESPOSTA ESPERADA:
Com relação ao vínculo, a auditoria externa não possui vínculo empregatício com a empresa auditada, isso permite que se tenha um grau maior de confiabilidade das informações por parte dos usuários, principalmente os externos. Já no caso da auditoria interna, tem vínculo empregatício e as informações tendem a seguir os interesses da própria empresa, o que não agrega muita confiabilidade para o público externo.
QUESTÃO:
3. Após levantamento das atividades a serem auditadas em uma empresa, o auditor externo, para fins de formalização e descrição dos serviços, elabora e apresenta para a empresa contratante uma Carta-Proposta. Diante deste contexto, descreva o que é uma Carta-Proposta.
RESPOSTA ESPERADA:
A Carta-Proposta é um documento que procura abranger a definição dos serviços a serem prestados na empresa contratante, a forma como serão conduzidas as atividades, os prazos de entrega dos relatórios e do parecer da auditoria, descrição dos honorários a serem cobrados, bem como a forma de pagamento e a rescisão do contrato, abarcando, de forma resumida, o escopo do trabalho.

Outros materiais