Buscar

A Psicologia do Ego

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Unidade 5 - A Psicologia do Ego 
Texto: As Sete Escolas de Psicanálise
*
*
Unidade 5 - A Psicologia do Ego 
Conteúdo da Unidade
A cultura norte-americana e sua influência no pensamento psicanalítico.
O Ego como ponto de referência da organização psíquica.
*
*
Unidade 5 - A Psicologia do Ego 
Vários psicanalistas europeus, perseguidos pelo nazismo, migram para os Estados Unidos, dentre eles o austríaco Heinz Hartman, onde, juntamente com Ernest Kris, Loewenstein, Rappaport e Erikson, fundou a corrente psicanalítica denominada “Psicologia do Ego”. Basearam-se nos últimos trabalhos de Freud e de sua filha Anna, referentes às funções do ego.
*
*
Unidade 5 - A Psicologia do Ego 
Os postulados dessa escola baseiam-se também no espírito pragmático da sociedade norte-americana. Os postulados dessa escola também estão presentes em estudos mais recentes relacionados à neurofisiologia, psicofisiologia, dentre outros.
*
*
Unidade 5 - A Psicologia do Ego 
Principais Conceitos
1 – Valorização do estudo das funções mentais processadas pelo ego, como os afetos, memória, percepção, conhecimento, pensamento, ação motora, etc.
2 – Aproximação com outras disciplinas como a medicina, biologia, educação, antropologia e a psicologia em geral.
*
*
Unidade 5 - A Psicologia do Ego 
3 – Ênfase nos processos defensivos do ego, em particular aqueles que se referem à neutralização das energias pulsionais sexuais e agressivas, assim valorizando um enfoque econômico normativo da psicanálise.
4 – Diferença entre ego (instância psíquica encarregada de funções) e Self (conjunto de representações que determinam o sentimento de si mesmo.
*
*
Unidade 5 - A Psicologia do Ego 
5 – A principal tarefa do ego é o de uma adequada adaptação entre as demandas pulsionais e as imposições da realidade, muito particularmente com uma boa utilização da capacidade de síntese e de integração por parte do ego.
6 – Os conceitos de autonomia primária e secundária do ego – livre utilização de energias para lidar com conflitos do id e do superego. 
*
*
Unidade 5 - A Psicologia do Ego 
7 – O ego é concebido como uma estrutura em que nem toda energia provém do id, como afirma Freud, mas sim que parte dela é primária e autônoma.
8 – O conceito de repressão a serviço do ego, que possibilita o entendimento da criatividade artística. 
*
*
Unidade 5 - A Psicologia do Ego 
9 – Com relação à técnica e à prática clínica, o conceito de dissociação do ego como um processo terapêutico; interesse pelas defesas e pelos fenômenos do pré-consciente; a observação de bebês; critérios de analisabilidade; aliança terapêutica.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando